• 12 dias em Roma sozinha

      Oi Dani!! Voltei de Roma! Amo a Itália desde criança! Amo estar aí! Foram 12 (dooooze) dias só em Roma!

      Já fui à Itália uma outra vez com excursão. Foi muito bom, mas a visita em Roma deixou a desejar. Então, dessa vez, com uma fluência um pouquinho melhor em italiano, resolvi voltar só para conhecer Roma e SOZINHA!!!

      Muitos me questionam: "12 dias só em Roma?" Sim! 12 dias só em Roma e ficaria mais 50! Eu não queria correr para tirar fotos dos monumentos... eu queria viver Roma.


      Piazza Venezia

      Sem falar inglês e com um italiano basicão, fui muito feliz durante esses dias

      Bem, vou dar dicas rápidas. Eu teria muito o que contar. Mas pode ser um pouco "noioso" para os leitores; então, vou falar do basicão e quem quiser pode me perguntar.

      Graças a esse blog eu decidi ficar hospedada na área da Via Veneto. Fiquei no Hotel Caprice, 3 estrelas. Para mim, mais do que suficiente! Uma ducha maravilhosamente na temperatura ideal! A equipe do hotel é nota 1000!

      Eu andei (pé no chão) durante todos os 12 dias. Tudo é muito perto e como amo estar na Itália, eu não fazia muita questão de chegar logo aos monumentos. Eu ia andando por todas as regiões que estavam ali no Guia da Folha que comprei.


      Fórum Romano

      Ia caminhando, ouvindo o idioma, vendo as pessoas, os cães, as construções, batia fotos daquilo que me encantava, comprava lembranças em lojas diferentes.

      Tomava sorvetes, cappuccino e alguns dias me lembrei de almoçar...rs...e comi pastas e pizzas maravilhosas. Nem pensar em entrar em Mc Donald's ou Subway... ah, não! Na Itália, não!

      Ah sim, o trânsito...os primeiros 3 dias eu quase enfartei sem saber como atravessar a rua. Então eu esperava um italiano se atirar na faixa e eu ia correndo atrás..kkkk...depois me acostumei. Não vi atropelamentos, não vi batidas, incrível!

      Ouvi a expressão: "Santo Deus!!!" em vários idiomas nos momentos de atravessar a rua...e caía na gargalhada... eu já estava acostumada e sabia atravessar até de costas na Piazza Venezia, na Piazza della Repubblica...etc.


      Monumento e túmulo de Anita Garibaldi - Gianicolo

      Também graças ao blog, eu contratei os serviços de transportes da Elmocar. Excelentes, pontuais, gentis, corteses e de confiança. Saí às 3h da manhã do Hotel e lá estava o carro às 02h50 me esperando. Muito bons mesmo!

      Outra dica que acho legal dar é comprar o ingresso do Coliseu, Palatino e Fórum Romano (o mesmo vale para os 3) na bilheteria do Fórum porque é vazia.

      Faça primeiro o Fórum Romano e o Palatino porque gastará mais tempo e depois vá ao Coliseu. A fila no Coliseu é inacreditável... e eu passei direto por todos, pois já havia comprado meu bilhete... eu nem acreditei e me senti meio VIP... kkkkkk

      Comprei um chip 3G da Vodafone e um cartão telefônico internacional. O chip com créditos e prontinho para uso, custou 30 euros. O cartão telefônico custou 5 euros. O celular eu usava para ligações locais e muitoooooo google maps.

      Andar pelas ruas de Roma sozinha, me ajudou muito, porque não sou muito esperta para decifrar mapas. Mas também usei muito o mapinha que vem junto ao Guia que comprei.


      Termas de Caracalla

      O cartão internacional é ótimo para você poder telefonar do hotel, da rua, ou mesmo do celular para o Brasil e tranquilizar os parentes.

      Fui muito bem tratada por todos. Em minha outra viagem, o pouco tempo que passei em Roma, encontrei pessoas pouco corteses. Dessa vez, só encontrei pessoas amigáveis, simpáticas e pacientes.

      Chegavam falando inglês comigo e eu pedia para eles falarem italiano porque eu entendo melhor. E eles, pacientemente, falavam mais devagar para que eu entendesse tudo, e tinham paciência para meu cérebro encontrar as palavras certas para tentar formar as frases... rs

      Ah... sim! Posso dar uma dica meio boba e estranha para alguns... mas, é sobre banheiros públicos em Roma.
      Geralmente a gente aproveita o almoço, ou compra um café e pede para usar o banheiro.

      Mas não sei porque, eu resolvi "arriscar" e usar um banheiro público... não me lembro exatamente onde... e estava perfeitamente limpo!!!!!!!! Papel higiênico, sabonete, secador de mão, espelho! Tudo, absolutamente tudo no lugar! E de graça!

      Existem vários na cidade. No Coliseu tem um, no caminho das Termas de Caracalla... vcs verão a plaquinha com as letrinhas verdes da "AMA". Muito bom! Não sei se dei sorte, mas fica a dica.

      Enfim, amo Roma, amo a Itália e voltarei 1000x! Roma già mi manca! Uma ótima viagem a todos!

      Dani, se tiver dicas de viagens ao Norte da Itália...Verona, Florença, Siena... EU QUERO!!!

      Tchau e até a próxima!
      This article was originally published in forum thread: Os Melhores Lugares Para Se Hospedar em Roma started by danifurlan View original post
      Comments 17 Comments
      1. Avatar de Pfranzao
        Pfranzao -
        Rosana, gostei muito das dicas. Estou planejando ir a roma pela primeira vez com minha mãe e meu marido. Não falamos italiano mas eu e meu marido temos um inglês fluente. Você acha que conseguiremos nos virar bem somente com o inglês?
        Obrigado!
        Patricia
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Patrícia! Com certeza, só com o inglês vcs conseguem se virar bem. Vem tranquila!
        Abs.
      1. Avatar de Fabiano Mariano
        Fabiano Mariano -
        Ciao, Dani!
        Esta é a minha primeira postagem por aqui.
        Termino a faculdade de Direito dentro de 1 ano e meio e gostaria de fazer curso de especialização em Roma.
        Você sabe se existem programas que forneçam bolsas de estudo?

        Sou completamente apaixonado pela
        cidade eterna...
        Nasci no Brasil, mas meu coração bate em italiano.

        Ci vediamo!
        Fabiano Mariano
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Ciao, Fabiano! Eu acho que existe, sim, pois já soube de muita gente que veio aqui fazer especialização na área de Direito.

        Entre no grupo "Brasileiros em Roma" do Facebook e pergunte pro pessoal, lá tem muitos estudantes que são mais bem informados que eu sobre isso.

        Abs!
      1. Avatar de Lucper
        Lucper -
        Dani, vc pode me dar uma ajuda? Bolei um roteiro em Roma tenho 2 dias inteiros e meio período do terceiro dia. Pensei no seguinte 1º dia: manhã: Coliseu - Palatino - Campidoglio - Foro Romano - Piazza Venezia - Pantheon - Piazza Navona - Almoço. Tarde: Fontana di Trevi - Piazza Del Popolo - Vila Borghese - Museu Borghese. 2º dia: Vaticano - Museu do Vaticano - Capela Sistina - Cúpula e Tumbas dos Papas ( eu gasto 1 dia inteiro no Vaticano?). 3º dia: Termas de Caralla - Circus Maximus. Vc acha que é possível realizar esse roteiro nessa sequência e com esse tempo? Obrigada,
      1. Avatar de Fabiano Mariano
        Fabiano Mariano -
        Salve, Rosana! Saluti.


        Gostei demais da sua postagem.
        Estive em
        Roma ano passado e já quero retornar ano que vem.

        Minha primeira viagem foi uma espécie de peregrinação... Tentar entender minha paixão pela
        Itália, desde criança.

        Foi uma experiência fascinante, mas triste ao mesmo tempo. Imagina encontrar o grande amor de sua vida, dar um abraço e voltar. Dureza, né?

        Agora, retornar é minha meta! Ainda não sei como, mas pretendo estudar lá assim que concluir a faculdade.

        Da 1ª vez, fiquei apenas
        08 dias (na realidade 05 = 1,5 para chegar e 1 para voltar).
        Dessa vez, estou planejando passar 15, e assim como você,
        curtir uns 12 dias, todos em Roma.

        Gostaria de compartilhar uma dica com você. É um livro do
        Ruy Araújo chamado Guia de Roma: Segredos de um viajante. Neste livro, o autor descreve - com detalhes - lugares que são mais conhecidos pelos romanos que pelos turistas.

        Outra dica que funcionou muito bem comigo. Sempre quando chegava num restaurante ou sorveteria, perguntava qual era o prato ou sabor preferido dos romanos.

        Resultado: todas as escolhas foram deliciosas, além de ter provado uns
        70 sorvetes... rs rs

        Tem um ditado che diz:
        Roma, non basta una vita... Acabei descobrindo que esta é uma verdade incontestável.

        Un abbraccio!
        Fabiano Mariano

      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Citar Postado Originalmente por Lucper Ver Post
        Dani, vc pode me dar uma ajuda? Bolei um roteiro em Roma tenho 2 dias inteiros e meio período do terceiro dia. Pensei no seguinte 1º dia: manhã: Coliseu - Palatino - Campidoglio - Foro Romano - Piazza Venezia - Pantheon - Piazza Navona - Almoço. Tarde: Fontana di Trevi - Piazza Del Popolo - Vila Borghese - Museu Borghese. 2º dia: Vaticano - Museu do Vaticano - Capela Sistina - Cúpula e Tumbas dos Papas ( eu gasto 1 dia inteiro no Vaticano?). 3º dia: Termas de Caralla - Circus Maximus. Vc acha que é possível realizar esse roteiro nessa sequência e com esse tempo? Obrigada,
        Oi, Lucper! O primeiro dia está bem corrido, mas se vc começar cedo e não demorar muito em cada lugar dá tempo. A visita a Galleria Borghese precisa ser agendada, programe bem isso. No segundo dia, se sobrar tempo, depois do Vaticano visite o Castel Sant'Angelo. O terceiro dia está bom. Abs!
      1. Avatar de Lucper
        Lucper -
        Obrigada, Dani! Só mais uma coisa. À noite gostaríamos de ir a um barzinho legal lá e vi q o Trastevere tem bares, vc acha uma opção legal? Eu gostaria de fazer o passeio "Roma Iluminada" e comer uma massa em um lugar legal depois, o q vc indica? Bjos!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Citar Postado Originalmente por Lucper Ver Post
        Obrigada, Dani! Só mais uma coisa. À noite gostaríamos de ir a um barzinho legal lá e vi q o Trastevere tem bares, vc acha uma opção legal? Eu gostaria de fazer o passeio "Roma Iluminada" e comer uma massa em um lugar legal depois, o q vc indica? Bjos!
        Em Trastevere tem vários barzinhos, principalmente na região da Piazza Trilussa... É bem pra jovem... Alguns exemplos:
        Ma che siete venuti a fa, Roma - dicas e avaliações sobre restaurantes - TripAdvisor
        Mr. Brown - Roma - Avaliações de Mr. Brown - TripAdvisor O endereço do Mr. Brown está errado na página do Tripadvisor, o certo é: https://goo.gl/maps/1yaqJ

        Depois do passeio a noite em Roma é legal comer na região da Piazza Navona:
        Taverna Parione – Via di Parione, 38
        Il Corallo – Via del Corallo, 10
        L’Osteria de Memmo “I Santori” – Via dei Soldati, 22-23
        Ponte e Parione – Via Santa Maria dell’Anima, 62
        La Scaletta degli Artisti - Via Santa Maria dell’Anima, 56

        Ou na região do Pantheon:
        ParmAromA – Via del Pozzo delle Cornacchie, 36
        Antica Trattoria da Pietro al Pantheon – Via dei Pastini, 125

        Bjs!
      1. Avatar de Rosana-7
        Rosana-7 -
        Citar Postado Originalmente por Pfranzao Ver Post
        Rosana, gostei muito das dicas. Estou planejando ir a roma pela primeira vez com minha mãe e meu marido. Não falamos italiano mas eu e meu marido temos um inglês fluente. Você acha que conseguiremos nos virar bem somente com o inglês?
        Obrigado!
        Patricia
        Oi Patrícia! Falando inglês fluente vocês não passarão nenhum aperto! Podem ir tranquilos! Os romanos chegavam falando inglês comigo e eu pedia para eles falarem em italiano...kkkkkk...
      1. Avatar de Rosana-7
        Rosana-7 -
        Citar Postado Originalmente por Fabiano Mariano Ver Post
        Salve, Rosana! Saluti.


        Gostei demais da sua postagem.
        Estive em
        Roma ano passado e já quero retornar ano que vem.

        Minha primeira viagem foi uma espécie de peregrinação... Tentar entender minha paixão pela
        Itália, desde criança.

        Foi uma experiência fascinante, mas triste ao mesmo tempo. Imagina encontrar o grande amor de sua vida, dar um abraço e voltar. Dureza, né?

        Agora, retornar é minha meta! Ainda não sei como, mas pretendo estudar lá assim que concluir a faculdade.

        Da 1ª vez, fiquei apenas
        08 dias (na realidade 05 = 1,5 para chegar e 1 para voltar).
        Dessa vez, estou planejando passar 15, e assim como você,
        curtir uns 12 dias, todos em Roma.

        Gostaria de compartilhar uma dica com você. É um livro do
        Ruy Araújo chamado Guia de Roma: Segredos de um viajante. Neste livro, o autor descreve - com detalhes - lugares que são mais conhecidos pelos romanos que pelos turistas.

        Outra dica que funcionou muito bem comigo. Sempre quando chegava num restaurante ou sorveteria, perguntava qual era o prato ou sabor preferido dos romanos.

        Resultado: todas as escolhas foram deliciosas, além de ter provado uns
        70 sorvetes... rs rs

        Tem um ditado che diz:
        Roma, non basta una vita... Acabei descobrindo que esta é uma verdade incontestável.

        Un abbraccio!
        Fabiano Mariano

        Obrigada Fabiano!
        A minha paixão pela Itália também é desde criança! 10, 11 anos já me imaginava viajando para a Itália!
        Retornarei pela 3ª vez esse ano e estarei com a minha mãe, mostrando minha amada Roma!
        Vou comprar esse livro que vc indicou!
        Obrigada e boas viagens!!!!!
      1. Avatar de Rosana-7
        Rosana-7 -
        Oi Dani!
        Em outubro estarei aí de novo, mas agora com a minha mãe!
        Ela quer muito ir à Capela Sistina.
        Ok! Lá vou eu feliz da vida!!!!
      1. Avatar de RAQUEL NASCIMENTO
        RAQUEL NASCIMENTO -
        Citar Postado Originalmente por Fabiano Mariano Ver Post
        Salve, Rosana! Saluti.


        Gostei demais da sua postagem.
        Estive em
        Roma ano passado e já quero retornar ano que vem.

        Minha primeira viagem foi uma espécie de peregrinação... Tentar entender minha paixão pela
        Itália, desde criança.

        Foi uma experiência fascinante, mas triste ao mesmo tempo. Imagina encontrar o grande amor de sua vida, dar um abraço e voltar. Dureza, né?

        Agora, retornar é minha meta! Ainda não sei como, mas pretendo estudar lá assim que concluir a faculdade.

        Da 1ª vez, fiquei apenas
        08 dias (na realidade 05 = 1,5 para chegar e 1 para voltar).
        Dessa vez, estou planejando passar 15, e assim como você,
        curtir uns 12 dias, todos em Roma.

        Gostaria de compartilhar uma dica com você. É um livro do
        Ruy Araújo chamado Guia de Roma: Segredos de um viajante. Neste livro, o autor descreve - com detalhes - lugares que são mais conhecidos pelos romanos que pelos turistas.

        Outra dica que funcionou muito bem comigo. Sempre quando chegava num restaurante ou sorveteria, perguntava qual era o prato ou sabor preferido dos romanos.

        Resultado: todas as escolhas foram deliciosas, além de ter provado uns
        70 sorvetes... rs rs

        Tem um ditado che diz:
        Roma, non basta una vita... Acabei descobrindo que esta é uma verdade incontestável.

        Un abbraccio!
        Fabiano Mariano



        Olá Fabiano, já vi que além do sobrenome Mariano temos mais uma coisa em comum... a Itália.. AMOOOOO. Não conheço esse livro vou ler depois te conto o que acho. Viajando na Mochila: Próxima Parada Itália ou já entrando no clima "Prossima Fermata Italia". Raquel Mariano
      1. Avatar de RAQUEL NASCIMENTO
        RAQUEL NASCIMENTO -
        Citar Postado Originalmente por Pfranzao Ver Post
        Rosana, gostei muito das dicas. Estou planejando ir a roma pela primeira vez com minha mãe e meu marido. Não falamos italiano mas eu e meu marido temos um inglês fluente. Você acha que conseguiremos nos virar bem somente com o inglês?
        Obrigado!
        Patricia

        Olá Patricia, se te anima não falo nada de Inglês (ok o verbo to be kkkk) e o pouco do Italiano que falo é de minhas idas a Itália e acredite, sempre deu td certo. Dou dicas de como viajar a Itália sem falar Italiano Viajando na Mochila: Dicas para se “virar” na Itália sem “parlare italiano” abs. Raquel.
      1. Avatar de Fabiano Mariano
        Fabiano Mariano -


        Ciao, Raquel!


        É sempre bom encontrar um 'Mariano'! rs rs
        Sabia que é um nome italiano?
        Mariano foi um poeta romano do período tardio (infelizmente, época da decadência literária e política da cidade).


        Tenho algumas experiências muito divertidas - e emocionantes - acerca da minha primeira viagem.
        Se quiser, posso comentá-las.


        Vou viajar em abril do ano que vem... Mas o coração já está batendo na forma de bota...
        E o som que ele faz é um só: S.P.Q.R.

        Un´abbraccio e ci vediamo!
        Fabiano Mariano
      1. Avatar de Rosana-7
        Rosana-7 -
        Citar Postado Originalmente por Fabiano Mariano Ver Post
        Ciao, Dani!
        Esta é a minha primeira postagem por aqui.
        Termino a faculdade de Direito dentro de 1 ano e meio e gostaria de fazer curso de especialização em Roma.
        Você sabe se existem programas que forneçam bolsas de estudo?

        Sou completamente apaixonado pela
        cidade eterna...
        Nasci no Brasil, mas meu coração bate em italiano.

        Ci vediamo!
        Fabiano Mariano
        Oi Fabiano! Sou formada em Direito há um tempinho...tempão...acho super válido vc fazer especialização na Itália! Eu não tive incentivo e o tempo foi passando, passando..hoje estou muito feliz com meu emprego (na área jurídica) e não descarto um dia estudar na Itália.
        Não desista, não deixe esse projeto esfriar! Siga em frente! Bons estudos!
      1. Avatar de RAQUEL NASCIMENTO
        RAQUEL NASCIMENTO -
        Olá Fabiano, Sim.. já sabia sobre o nome "mariano" na Itália, inclusive encontrei uma igreja com este nome na cidade de Gazzaniga ao norte da Itália. Escreva lá no blog as suas experiências. Abs Raquel Viajando na Mochila