• Basílica de São Clemente

      A Basilica di San Clemente al Laterano encontra-se entre o Coliseu e a Basilica di San Giovanni in Laterano e, muitas vezes, passa despercebida pelos viajantes, assim como a Basilica di San Pietro in Vincoli.


      Photo credit: Erik Drost

      É uma das basílicas mais antigas de Roma que conta com muitos mosaicos e afrescos. Foi construída antes do ano 385 d.C. (século IV) e dedicada a São Clemente, provavelmente, o quarto Papa depois de Pedro.


      Photo credit: Allie Caulfield

      A construção atual, dos primeiros anos do século XII, não é a basílica original, a primeira (cujos restos estão abaixo da atual) foi destruída na invasão normanda em 1084.


      Phot credit: Allie Caulfield

      Scavi (Subterrâneo da Basílica)

      Ainda mais abaixo da basílica original, foram encontrados restos arqueológicos de uma residência romana do II século e no pátio dela se encontra um pequeno templo ao deus Mitra (Mitreu).


      Photo credit: Ice Boy Tell

      Para informações mais detalhadas, leia o excelente artigo sobre a Basílica de São Clemente que a Patricia Carmo do blog Guia de Roma escreveu.

      Endereço: Via Labicana, 95

      Horário: durante a semana: das 9h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h00 (última entrada às 12h10 de manhã e às 17h40 a tarde). Nos domingos e feriados das 12h00 às 18h00 (úlitma entrada às 17h40).

      Preço: para visitar a Basílica a entrada é gratuita. Para visitar o subterrâneo são 5,00 euros por pessoa (estudantes com menos de 26 anos munidos de carteira de estudante pagam 3,50 euros).