• Batedores de carteira em Roma: Onde tomar mais cuidado

      A Cris compartilhou a sua viagem romana "com emoção". Sorte que com eles não aconteceu nada, mas achei interessante escrever um artigo sobre isso porque muitos brasileiros que vem à Italia e Europa acham que aqui não tem nenhum perigo.


      photo: Infollatus

      Não é bem assim. Não existe muito o risco de ser assaltado com arma, isso é verdade, mas batedores de carteiras em Roma são muitos... e muito ativos. rs

      Depois de ler a experência da Cris, leia também sobre outra modalidade de golpe que estão aplicando nos turistas.

      Acabamos de voltar de Roma. Ficamos de quinta, dia 6 a domingo dia 10 [de agosto de 2012].

      Meu marido quase foi furtado ao entrar no ônibus no Largo Argentina. Ele percebeu quanto tentaram abrir o bolso da calça na lateral da perna. Mesmo que tivessem roubado, teriam levado um pacotinho de lencinho de papel, daqueles Kleenex...

      Mas no domingo... ficamos chocados. Dentro do metrô, quando o trem parou em Termini, em um grupo de alemães que estava na porta do trem um deles percebeu que depois que passaram as pessoas para sair do trem, o zíper da pochete estava aberta... e deu falta da carteira... tudo muito rápido.

      Domingo mesmo, a tarde, no caminho do metrô para a Fontana di Trevi, encontramos um casal inglês desesperado, o rapaz tinha acabado de notar a falta da carteira no bolso lateral da calça...

      E algumas horas depois, da Fontana de Trevi em direção ao Pantheon, num grupo de mocas européias (não deu para identificar qual idioma falavam) uma delas notou que a bolsinha a tiracolo estava aberta, e pela tensão, devia estar faltando alguma coisa.

      Eu e meu marido comentamos: segunda-feira deve ser um dia ocupado para as embaixadas e consulados, pois a quantidade de gente que deve ter documentos furtados no final de semana deve ser grande....

      Portanto: ficar espertíssimo, os batedores de carteira de Roma existem mesmo! Sair do Brasil para ter carteira batida na Europa...num dá, né?

      Onde tomar mais cuidado com batedores de carteiras em Roma

      Esses são os lugares preferidos dos batedores de carteiras:


      • Fontana di Trevi - muito lotado, turistas distraídos atirando moeda na fonte e tirando fotos, policiais paquerando as moças... rs
      • Piazza di Spagna - muito cheio, geralmente, no fim de semana.
      • Estação Termini e estações de metrô próximas aos pontos turísticos - não deixe nunca, nunca as malas ou a sua bolsa. Nem para pagar quando estiver dentro de bares ou em lojas. Evite as pessoas que ficam nas máquinas "ajudando" os turistas a comprar bilhetes para o metrô.
      • Ônibus 64 que sai da estação Termini e vai até o Vaticano passando pelo centro - batedores de carteiras adoram esse onibus, pois é cheio de turistas... rs
      • Outros ônibus, metrôs, trams - se estiverem lotados, tome cuidado.
      • Bairro Trastevere a noite no verão - muita gente na rua bebendo e fazendo festa, pouca polícia.

      Como descobrir se você está sendo alvo de batedores de carteira



      • Se alguém empurra muito você para sair do ônibus/metrô
      • Se alguém para você com papo furado e outros ficam perto disfarçando
      • Se uma turma de moleques se aproxima para pedir dinheiro


      E atenção, pois os batedores de carteira podem ser jovens, velhos, mulheres grávidas ou com recém-nascidos no colo, crianças, etc... Geralmente, se vestem bem, com bolsas e roupas de marca, para se parecerem com turistas.
      Comments 18 Comments
      1. Avatar de prirj20
        prirj20 -
        Dani, tem algum tipo de dica de bolsa feminina para dificultar a vida dos "gatunos"? Acho que mochila e tiracolo podem não ser indicadas, né? Talvez uma que fique mais junto ao corpo, de alça e que tenha zíper. O que acha? Obrigada, Priscila
      1. Avatar de waniapalis
        waniapalis -
        melhor é mochila pequena colocada na frente do corpo com o ziper grande da mochila colado ao corpo. ou seja vestir a mochila de frente.. não tem erro e não tem como roubar.. meus amigos sempre viajam assim e assim que eu viajarei pela Italia agora em setembro.. eu e meu marido com a mochila pequena na frente e nada absolutamente nada nos bolsos ou bolsas a tiracolo...
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Eu sempre ando por aqui com bolsa transversal e quando estou em lugares cheios a seguro bem na frente do corpo (tentando ser discreta, claro! rs). Dinheiro e objetos de valor é melhor que fiquem na parte de dentro e fechados por um ziper. Eu sei que da muito trabalho na hora de comprar alguma coisa, mas também pode-se deixar um pouco de dinheiro trocado no bolso da calça se a mesma for justa.

        Além disso, leiam este artigo: Tudo sobre Segurana - Bolsas, aprendendo a tomar conta

        Abs!
      1. Avatar de Marconi
        Marconi -
        Eu sempre coloco um pequeno cadeado na mochila... como a Dani disse, dá um pouco de trabalho na hora de abrir, mas seguro morreu de velho
      1. Avatar de maria aparecida de souza
        maria aparecida de souza -
        oi pessoal,
        infelizmente as cidades turísticas na zona do euro estão sofrendo muito com a recessão. os batedores de carteira já possuem uma placa em pontos turísticos (informação com figura e 5 línguas: italiano, francês, espanhol, inglês e alemão). notei isto na frança, reino unido, espanha e italia. em nápoles há inclusive no metrô e linhas de ônibus.
        os procedimentos de segurança são os mesmos adotados no brasil. cuidado e mais atenção com aglomerações, ônibus e metrô.
        infelizmente amigos meus foram furtados na frança, reino unido e italia. o importante foi que não levaram o passaporte quando viram que eram brasileiros.
      1. Avatar de agamenon plait
        agamenon plait -
        Belo espaço. Inteligente e criativo.
        Estarei por aqui sempre para buscar informações e me atualizar.
        Sua comunicação flui facilmente deixando-nos à vontade.
        Gostei muito do estilo do blog e vou trabalhar para o meu, que está recem inaugurado, ter a mesma qualidade.
        A propósito, dê-me a honra de sua visita. Necessito de colaboração, críticas e sugestões. Elas serão bem-vindas.
        Sempre que puder estarei participando com sugestões, caso entenda serem pertinentes e construtivas.
        Sucesso sempre, foco contínuo.
        Forte abraço.
        agamenonplait.blogspot.com
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Agamenon! Obrigada pelo comentario!
        Um dos nossos objetivos é esse mesmo: fazer com que os nossos visitantes se sintam à vontade no nosso site.
        Ja fiz uma visita geral ao seu blog... logo deixo um comentario por la!
        Abs e volte sempre que quiser!
      1. Avatar de schirato
        schirato -
        Ola Dani... Me de uma dica, andar sozinho em Roma, corro o mesmo risco que por aqui no Brasil, de ser abordado por batedores de carteiras solicitando $$$ e pertences? Ou apenas batem as carteiras dos distraídos em meio a multidão?
        Obrigado.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Só acontece com os distraídos, Schirato... É só ficar de olho!
      1. Avatar de schirato
        schirato -
        Citar Postado Originalmente por danifurlan Ver Post
        Só acontece com os distraídos, Schirato... É só ficar de olho!
        Obrigado Dani.

        Na próxima semana vou estar por ai, e vamos ver qual é a realidade mesmo.
      1. Avatar de csa
        csa -
        oi Dani, ou pessoal !

        me digam: e quanto à máquina fotográfica, do tipo profissional ? muito visado ?

        Cris
      1. Avatar de schirato
        schirato -
        Citar Postado Originalmente por csa Ver Post
        oi Dani, ou pessoal !

        me digam: e quanto à máquina fotográfica, do tipo profissional ? muito visado ?

        Cris
        Ola Cris.

        Em Outubro que estive em Roma por 1 semana, não vi problema alguma com máquina ou $$$. A única coisa é você ficar atento. A minha máquina é uma semi e eu andava p/ cima e para baixo com ela na mão o tempo todo, além do que muitos tbm estavam como eu, com as máquina em mãos e amostra. Não percebi nenhum movimento suspeito nos 20 dias em que estive por la que foi de 15/10 à 02/11. Pode ser o período também.
        Espero ter ajudado.
      1. Avatar de csa
        csa -
        Citar Postado Originalmente por schirato Ver Post
        Ola Cris.

        Em Outubro que estive em Roma por 1 semana, não vi problema alguma com máquina ou $$$. A única coisa é você ficar atento. A minha máquina é uma semi e eu andava p/ cima e para baixo com ela na mão o tempo todo, além do que muitos tbm estavam como eu, com as máquina em mãos e amostra. Não percebi nenhum movimento suspeito nos 20 dias em que estive por la que foi de 15/10 à 02/11. Pode ser o período também.
        Espero ter ajudado.
        Oi Schirato,

        obrigada pela informação ! Eu vou agora em Maio. Ficarei atenta ! acho que ficar atento é normal, em qq cidade turística né !

        Cris
      1. Avatar de schirato
        schirato -
        Citar Postado Originalmente por csa Ver Post
        Oi Schirato,

        obrigada pela informação ! Eu vou agora em Maio. Ficarei atenta ! acho que ficar atento é normal, em qq cidade turística né !

        Cris
        Com certeza é sim, por mais que a cidade seja segura, hoje devemos ficar atentos a tudo que ocorre em nosso arredor.
        Aproveite a viagem e curta muito a cidade.

        Se quiser mais algumas dicas ou saber um pouco mais sobre a cidade entre no meu Blog.
      1. Avatar de Elyane Amorim
        Elyane Amorim -
        Ola
        Gostaria de algumas dicas de locais e horários , o que visitar estarei em Roma no dia 23.03.2013 a 27.03.2013 ( sabado a tarde até na quarta pela manhã) ,e uma dúvida meu filho tem 16 anos preciso comprar o Roma pass pra ele , pq em Paris , o museu pass não foi necessário pq ele entrava em todos os museus gratuitamente, então serei eu meu esposo , minha filha e e meu filho que tem 16 anos.
        Aceito sugestão qto ao translado pra hotel já fechei com o Elmocar ida e volta .Por sinal adorei a dica e em paris é a Tucano tour são formidaveis, espero que o pessoal da Elmocar sejam como eles.
      1. Avatar de schirato
        schirato -
        Citar Postado Originalmente por Elyane Amorim Ver Post
        Ola
        Gostaria de algumas dicas de locais e horários , o que visitar estarei em Roma no dia 23.03.2013 a 27.03.2013 ( sabado a tarde até na quarta pela manhã) , estarei no sofitel vila borghese, e uma dúvida meu filho tem 16 anos preciso comprar o Roma pass pra ele , pq em Paris , o museu pass não foi necessário pq ele entrava em todos os museus gratuitamente, então serei eu meu esposo , minha filha e e meu filho que tem 16 anos.
        Aceito sugestão qto ao translado pra hotel já fechei com o Elmocar ida e volta .Por sinal adorei a dica e em paris é a Tucano tour são formidaveis, espero que o pessoal da Elmocar sejam como eles.
        Ola Elyane.

        O que visitar em Roma, é praticamente tudo, pois a cidade é maravilhosa. Agora algumas dicas que deixo p/ vc é conhecer a Villa Borghese (Museu e Parque) são maravilhosos, o Colosseum, o pallatino e fórum romano, o museu Vittorio Emanuele, Vaticano e o museu do vaticano e claro as atrações gratuitas como fontana de trevi, piazza spagnia, panteon, mercado trajano. São inúmeras atrações que só andando por la vc vai descobrindo-as. Da uma olhada no meu blog que tem várias dicas de locais.
        Referente ao Roma pass no qual vc disse da uma olhada nestas informações que tirei do site deles... e veja o anexo.

        When is it not worthwhile to purchase the Roma Pass and/or the Roma&Più Pass and are there concessions for diversely able visitors and students?
        Purchasing the cards is not advisable when you fall under one of the categories of visitors already eligible for free entry. Click here to download the “Summary of the rules and regulations governing entry to museums and archaeological sites”

        Para maior esclarecimento acesse: Roma Pass
      1. Avatar de suzanamdg
        suzanamdg -
        Gente, um help!

        Estou viajando pra Europa mês que vem. Alguns destinos já estão comprados e queria muito incluir Roma, mas ouvi dizer que está muito perigoso lá, sobretudo para mulheres que viajam sozinhas, como eu! Vocês recomendam a viagem? Há alguma dica específica para mulheres sozinha na cidade? Queria me convencer de que posso ir tranquila, pois não sei até que ponto as pessoas estão em fazendo "terrorismo" ou até que ponto é realidade! rs

        Grata!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Suzana! Não é assim também... ainda não estamos como o Brasil! Dá pra vir sozinha, sim. O mais importante é evitar lugares isolados, principalmente a noite, e não dar atenção/confiança a desconhecidos, mesmo que digam que é polícia, etc...
        Abs!