• Meios de Transporte em Roma: Estação Termini



      Estarei visitando Paris e Roma no final do mês de agosto e tenho dúvidas, se puder, por favor me ajude.


      1. Pelo que entendi Termini não está próximo do centro, ou da parte histórica da cidade, é verdade? Se for, qual o melhor modo para se chegar a estes lugares?
      2. Se chego por avião e desço em Ciampino, pelo que percebi, também não existe transporte direto até o centro, tudo passa pelo Termini?
      3. Estou ainda procurando hospedagem, neste caso, qual área que você me indica ficar?
      4. Se parto de Paris por avião tenho a opção da Easy Jet (Orly) ou Ryanair (Beauvais) não tenho ideia de onde ficam estes aeroportos, se tiver, por favor me diga.
      5. Pretendo ir a Pompéia, depois Florença e Veneza, se tiver alguma dicas sobre a melhor forma de chegar a estes lugares, por favor me diga. Estou verificando avião e trem.


      Vamos às respostas:

      1. A pé a estação Termini está, mais ou menos, próximo do centro histórico (uns 2km). Mas, é lá de onde saem todos os trens, ônibus e metrôs para todos os lugares de Roma, Itália e até Europa. O melhor meio de se chegar ao centro histórico é pegando o metrô, ônibus ou táxi (se tiver muitas malas).
      2. Tudo passa por Termini mesmo. De Ciampino você deve ir até Termini e de lá para onde vai se hospedar. Vindo do aerporto de Fiumicino quase sempre, também, tem que se passar por Termini.
      3. O melhor é ficar no centro histórico pois, você pode fazer quase tudo a pé, mas se não for possível, uma segunda opção é ficar próximo a Termini ou próximo a qualquer estação de metrô (que te daria fácil acesso aos pontos turísticos).
      4. Essas companhias low cost, geralmente, usam aeroportos um pouco afastados de cidades como Paris e Roma. Não conheço esses aeroportos que você me escreveu, mas devem ser em cidadezinhas próximas a Paris. Dê uma procurada no Google que você acha, com certeza.
      5. A melhor opção para ir a Pompéia, Florença e Veneza é de trem. Visite o site do Ferrovie dello Stato que você vai achar todas as informações necessárias.

      Photo Credit: kiki follettosa
      Comments 8 Comments
      1. Avatar de Cidoca
        Cidoca -
        Se você escolher o Orly em Paris é super fácil... O Orly é o aeroporto que fica nas redondezas de Paris e vc sai e chega tranquilamente. No Beauvais você vai perder um tempo muito grande. O Orly é o aeroporto de onde saem geralmente os voos para a Europa. Já sai de lá para Suiça, Berlim, etc.
      1. Avatar de Patricia Abdo
        Patricia Abdo -
        Olá Dani, chego em Roma dia 08 de janeiro no começo da tarde. Vou me hospedar no hotel Deocleziano, próximo a estação Termini. Qual é a melhor maneira de chegar do aeroporto de Fiumicino até o hotel? Trem, metro ou taxi? Estou amando seu blog, obrigada pelas dicas!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Patricia! Depende... vem vc e mais quem? Tem muitas malas? De qualquer forma, veja este artigo: Roma: Transfer do Aeroporto ao Hotel Bjos e obrigada pelo comentário
      1. Avatar de Patricia Abdo
        Patricia Abdo -
        Obrigada Dani! Seremos 2 adultos com 2 malas grandes e 2 pequenas. O trem é muito cheio de gente nesse horário? Tem como embarcar com as malas? Outra coisa, a região do hotel é perigosa? E como está o clima por aí? Obrigada pelas dicas. Estou montando meu roteiro com sua preciosa ajuda! Um abração!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Então, Patricia... não é muito fácil subir e descer de trem com mais de uma mala, os corredores do trem tb são bem estreitos. Eu pegaria um táxi ou transfer privado, mas se vc tem espírito mais aventureiro, dá pra pegar tanto o trem quanto o ônibus. Depois vc pode seguir a pé até o hotel porque é bem perto mesmo.

        Ali não é perigoso, não, vc só precisa tomar cuidado na estação Términi, tem bastante bêbado/morador de rua, principalmente a noite, mas o que mais vc deve tomar cuidado são com pessoas que ficam nas máquinas que vendem o bilhete pro metrô querendo "ajudar" os turistas... não compre o bilhete nessas máquinas, siga adiante e logo antes das roletas para entrar no metrô vc vai ver outras máquinas sem ninguém... compre os bilhetes nelas.

        Tá fazendo uns 10 graus por esses dias.

        Abs!
      1. Avatar de Patricia Abdo
        Patricia Abdo -
        Valeu Dani, acho que vou contratar o translado com a elmocar como li aqui no blog! Obrigada! Abração
      1. Avatar de cristianeviajando
        cristianeviajando -
        Olá Dani,
        Vamos para Roma em abril. Pretendemos ir de Roma a Veneza de trem, mas vamos ficar no Hotel Mercury em Marghera. Preciso de ajuda, para escolher melhor opção de trem, estação... etc, estamos perdidos . Bj.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Citar Postado Originalmente por cristianeviajando Ver Post
        Olá Dani,
        Vamos para Roma em abril. Pretendemos ir de Roma a Veneza de trem, mas vamos ficar no Hotel Mercury em Marghera. Preciso de ajuda, para escolher melhor opção de trem, estação... etc, estamos perdidos . Bj.
        Oi, Cristiane! Vi no site do hotel que ele fica a uns 5km da estação ferroviária Venezia-Mestre. Então, no site da Trenitalia escolha a partida de "Roma Termini" e chegada "Venezia Mestre". A viagem com o trem veloz (Frecciargento) custa uns 80 euros e dura 3 horas e meia.
        Bjs!