• Guia prático para o Vaticano

      O Vaticano é uma cidade-estado, aliás o menor Estado do mundo com aproximadamente 1.000 habitantes. E é lá que se encontra a Basílica de São Pedro, a famosa Cappella Sistina pintada por Michelangelo, e… acabou ;-)



      Na verdade o minúsculo "país" tem muito mais a mostrar, e por incrível que pareça poucos sabem e acabam perdendo o que de mais interessante o Vaticano tem a oferecer.

      Eu aconselharia pelo menos um dia inteiro dedicado ao Vaticano para poder aproveitar um dos lugares mais ricos, históricamente e artisticamente, de Roma.

      Basílica de São Pedro




      A Basílica de São Pedro é inconfundível, o seu cuppolone (cúpula) pode ser visto praticamente de qualquer ponto da cidade.

      Ela foi construída entre 1506 e 1626 e teve a colaboração de grandes nomes da arte italiana como Bernini, Raffaelo e Michelangelo, para citar os mais famosos, e abriga obras-primas da arte italiana.

      No seu interno está enterrado São Pedro, um dos 12 apóstolos e o primeiro papa da história da igreja católica, o que fez com que se iniciasse a tradição de que todos os papas fossem enterrados ali.

      Curiosidade

      O que poucas pessoas sabem é que a Basílica não tem como bispo o papa, já que ele é bispo da Basílica de San Giovanni in Laterano.

      O que ver

      Além das diversas capelas dentro da Basílica com estátuas e decoração suntuosa, ali dentro estão:
      • a famosa Pietà de Michelangelo
      • a estátua de bronze de São Pedro
      • a entrada do túmulo de São Pedro
      • a cúpula projetada também por Michelangelo
      • o museu do tesouro de São Pedro
      • o baldaquino e a estátua de São Longuinho de Bernini e, mais recentemente....
      • ... o túmulo do Papa João Paulo II.

      Uma vez dentro é possível subir na cúpula através das escadas ou de elevador e é possível ver os túmulos dos papas (cripta dos papas).

      Preços

      A visita à Basílica e à gruta onde estão os túmulos são gratuitas, mas a subida ao cuppolone é paga. Mas atenção, existem dois preços: 5 euros de escada (551 degraus) ou 7 euros de elevador + escada (320 degraus).

      Aí depende da sua condição física, disposição e vontade de economizar 2 euros, que cá entre nós podem ser gastos com um belo gelato! Mas, não se preocupe se você quer muito subir e acha que não aguenta 320 degraus, o elevador leva até a metade do caminho, então você vai ter quase a mesma vista de quem sobe até o final.

      As vezes que subi fui de escada, e a experiência é cansativa mas incrível... é como um funil de ponta cabeça... no início degraus largos e espaçosos e no final mal cabe um pessoa... vale a experiência!

      Horários


      Basílica
      Inverno (1 de outubro a 31 março) – das 8h00 às 18h30
      Verão (1 abril a 30 setembro) – das 8h00 às 19h00
      Cúpula
      Inverno – das 8h00 às 17h00
      Verão – das 8h00 às 18h00

      Dica: como em quase todas as igrejas e basílicas na Basílica de São Pedro existe o tal do dress code... ou seja você pode ser barrado na entrada se não estiver vestido de acordo com o que eles consideram respeitoso.

      Se você vier no inverno dificilmente terá problemas, mas no verão quando as temperaturas chegam a 40 graus é mais complicado.

      Uma simples blusinha deixando aparecer as costas ou os ombros pode ser um problema e aí você vai acabar comprando um lenço super faturado de um dos muitos ambulantes que ficam à caça de turistas despreparados.

      Então, tenha sempre com você algo para se cobrir como um lenço ou de repente dois, porque shorts curtos também são “indecentes”.

      Necrópole Vaticana



      Photo Credit: Mogadir

      Pouquissimas pessoas sabem da possibilidade de visitar a necrópole. A necrópole se encontra no subterrâneo, mais propriamente embaixo da Basílica de São Pedro, e dizem que a visita é incrível e emocionante. Como não é tão simples assim comprar o bilhete, eu consegui marcar a minha visita para novembro e depois conto tudo aqui!

      De qualquer maneira, à pedido do Papa Pio XI foram feitas escavações na área do Vaticano à procura dos restos de São Pedro poque o Papa gostaria de ser enterrado o mais próximo possível do primeiro papa da história. Nas escavações foi descoberta a necrópole romana, onde encontraram túmulos de pagãos e cristãos e finamente, o mais famoso, o túmulo de São Pedro.

      Como reservar

      O único problema é que é preciso agendar uma visita à Necrópole, então é uma coisa a ser bem planejada antes da sua vinda a Roma. É necessário ter mais de 15 anos completos, e enviar um e-mail para scavi@fsp.va dizendo o número exato de participantes, os nomes dos participantes, a língua requerida para a visita (tem em português!!!), quando você gostaria que fosse (indicar as datas que você estará na cidade e eles escolherão uma e um horário) e a modalidade de resposta (endereço de email, fax ou endereço postal). Faço um exemplo em italiano:

      Gent.mo Signore,
      vorrei prenotare la visita alla Necropoli. Siamo (número de partecipantes) persone, (nomes) e vorremo che la visita fosse in portoghese tra il (primeiro dia) e il (último dia possível), se possibile. Il mio indirizzo email è (o seu e-mail).
      Cordiali saluti,
      (o seu nome e sobrenome)

      Depois disso eles te responderão dizendo a data que reservaram para você e te enviarão em seguida um link onde você pode efetuar o pagamento.

      Preço

      13 euros (a visita dura 1h30)

      Mas, não desanime se você não conseguir agendar uma visita, no site do Vaticano está disponibilizado o tour online (não só para a necrópole como para toda a Basílica):

      Museus do Vaticano



      Photo Credit: F. Bucher

      Os museus do Vaticano são uma experiência única. Além de podermos realmente entrar em um dos palácios do Vaticano, estão alí grandes obras!

      Chamam-se museus, no plural, porque são divididos em diversos museus menores, mas na realidade é como um museu só, o lado interessante è que fica bastante organizada a visita.

      Ao entrar você vai se deparar com algumas placas indicando para que lado está cada museu, e aí a escolha é sua por onde começar. É interessante dar uma olhada no site antes de ir ou baixar o mapa disponível no site, assim você pode se organizar por prioridades.

      É claro que o caminho óbvio que todos seguem logo de cara è o caminho para a Capella Sistina e as Stanze di Raffaelo, eu como uma pessoa amante de arte, cultura e louca por museus (sim, meu sonho è morar dentro de um!) destesto não conseguir apreciar bem o que está exposto porque preciso olhar para onde piso para não tropeçar em alguém (e acreditem, na maioria dos dias e horários será assim aquela parte do museu), mas tenho que admitir que é a minha parte preferida... passar pela sala dos mapas, ver a Escola de Atenas de Rafael, enfim são caminhos óbvios mas, não é à toa que são os preferidos dos turistas.

      O que ver


      • Capela Sistina,
      • Quartos pintados por Raffaello,
      • arte antiga,
      • arte egípcia,
      • arte etrusca,
      • mosaicos,
      • cerâmica,
      • arte religiosa (óbvio),
      • arte religiosa contemporânea (Chagall, Gauguin, Klee, Kandinsky…)... enfim è um museu completo!


      Preços

      16 euros inteiro, 8 meia-entrada (para pessoas de 6 a 18 anos e estudantes até 26 anos comprovando com a carteirinha internacional).

      A entrada è gratuita para crianças até 6 anos, para inválidos e em alguns casos para jornalistas autorizados (verificar condições no site).

      Dicas: para evitar filas compre seu ticket online no site do Vaticano com um adicional de 4 euros. Todo último domingo do mês e no dia mundial do turismo (27 de setembro) a entrada é gratuita (e, obviamente, esses dias são mais lotados ainda).

      Como um bom visitante, você pode enviar um cartão postal diretamente do Vaticano através dos correios do Vaticano (com direito a carimbinho e tudo) que ficam dentro do museu, logo na saída.

      Jardins do Vaticano



      Photo Credit: Jean-Pol GRANDMONT

      É possível também fazer uma visita aos jardins do Vaticano, mas somente se o Papa não decidir dar uma passeadinha por ali bem quando você quiser visitá-los. A única coisa é que só é possível entrar ali com visita guiada.

      Preço

      Inteiro 36 euros, meia-entrada 23 euros (visita guiada). Os preços incluem a entrada aos Museus (sem guia).

      Dica: agora, é possível visitar os jardins a bordo de um Open Bus com áudio-guia (disponível em português). O bilhete para este passeio também inclui a visita (sem guia) aos Museus Vaticanos. Preço: 36,00 euros (inteiro) e 23,00 euros (reduzido)

      Encontros com o Papa



      Photo Credit: DELFOSUB

      Para pedir convites para participar de uma audiência papal que acontece às quartas-feiras ou participar de alguma celebração litúrgica è necessário pedir o bilhete (gratuito) com antecedência para a Prefeitura da Casa Pontifícia.

      O angelus (a benção) acontece aos domingos na Praça São Pedro (não é necessário bilhete).

      Atenção:
      no verão o angelus acontecia sempre em Castel Gandolfo, na residência de verão do Papa, mas como o novo Papa Francisco nunca quis pegar férias e se mudar para lá no verão, é preciso consultar o calendário das atividades do Papa para ver se haverá e onde será neste período (julho e agosto).

      Dicas gerais


      • Cuidado com ofertas de furar fila a preços absurdos, agora você já sabe que se quiser evitar a fila aos museus basta comprar atecipadamente online.
      • Não esqueça de levar algo para se cobrir e evite gastos não programados com produtos de qualidade não muito confiável.
      • A estação de metro mais perto é a Ottaviano.
      • Para quem gosta de caminhar o Vaticano está muito perto do Castel Sant’Angelo, da Pizza Navona, Pantheon…
      • Planeje bem o que pretende visitar para não evitar surpresas. O Vaticano è muito visitado e muitas visitas requerem pedido atencipado.
      • Quem faz a visita guiada consegue entrar direto na Basílica sem precisar pegar a fila.
      • Aproveite e tire muitas fotos da vista da cidade vista do Cuppolone, mas não das obras dentro dos museus e da Basílica, existe um motivo para ser “proibido”: os flashes realmente degradam as obras. Bom, uma fotinho sem flash não tem problema, mas evite xingos e boa visita!
      Comments 30 Comments
      1. Avatar de GuiVasconcelos
        GuiVasconcelos -
        Olá,

        subindo a cúpula apenas de elevador, sem continuar pelas escadas, já é possivel ter uma bela vista da Praça Sao Pedro?

        Obrigado!
      1. Avatar de catarina.stigliano
        catarina.stigliano -
        Oi GuiVasconcelos,

        é claro que subindo tudo você tem uma vista mais ampla, e enfim, mais "de cima" rs. Mas pense que de qualquer maneira subindo só pelo elevado vc já vai ter subido 231 degraus, o que já permite uma visão bem legal... se tiver disposição pra subir tudo vale a pena, se não vc já vai ter uma visão privilegiada que vc nao teria de nenhum outro ponto da cidade!
      1. Avatar de lchipolito
        lchipolito -
        Muito obrigado pelas dicas! Acabei de agendar a minha visita à necrópole para o dia 09/01/2013!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Tomara que o seu guia seja o Pe. Vagner Luis, lchipolito... Ontem, eu e o Dan fizemos a visita com ele e adoramos! Ele é ótimo, explica tudo muito bem!
      1. Avatar de flaviasfigueiredo
        flaviasfigueiredo -
        Olá a todos ! Acabamos de fazer nossa viagem por Roma e fomos ao Vaticano no dia 17/12. Como eu peguei todas as dicas aqui no Dicas de Roma, resolvi dar o meu feedback para quem sabe ajudar alguém com algumas dicas. Vou colocar aqui os pontos positivos e negativos do meu dia [continue lendo o artigo aqui]
      1. Avatar de flaviasfigueiredo
        flaviasfigueiredo -
        Pessoal, me desculpem, não percebi que tinha escrito tanto, rsrsrs. Dani, se quiser editar e cortar tudo o que vc achar necessário fique à vontade..
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Imagina, Flávia! Está super legal seu relato! Vou transformá-lo num artigo
        Bjos e obrigada!
      1. Avatar de Victor Franco
        Victor Franco -
        Olá. Parabéns pelo seu excelente trabalho, é uma ajuda muito boa. Por ele fiz meus planos de visita a Roma de 3 a 9 de Março, dormindo perto do Vaticano. Acabei de comprar entradas na necrópole do Vaticano cujo preço passou de 12 para 13 euros. Já agora três pequenos pedidos:
        1. Como apanho o Bus no aeroporto de Fiumicino para vir para Termini?
        2. Chegando domingo dia 3 ao fim da tarde e saindo dia 9 ao fim da manhã, tendo a quinta-feira às 14.30h as necrópoles, você me dá uma sugestão para adaptar visitas?
        3. Valerá a pena comprar o Roma Pass para usar segunda, terça e quarta?
        Muito obrigado.
        Victor Franco
        Portugal
      1. Avatar de Rodrynev
        Rodrynev -
        Citar Postado Originalmente por flaviasfigueiredo Ver Post
        Pessoal, me desculpem, não percebi que tinha escrito tanto, rsrsrs. Dani, se quiser editar e cortar tudo o que vc achar necessário fique à vontade..
        Flávia perfeito o que vc escreveu, isso nos ajuda muito, principalmente porque estarei visitando a cidade de Roma no mês de abril. Muito obrigada, porque com o seu relato fica mais fácil seguirmos horários e etc.....

        Atenciosamente

        Mi,
      1. Avatar de Rodrynev
        Rodrynev -
        Citar Postado Originalmente por Victor Franco Ver Post
        Olá. Parabéns pelo seu excelente trabalho, é uma ajuda muito boa. Por ele fiz meus planos de visita a Roma de 3 a 9 de Março, dormindo perto do Vaticano. Acabei de comprar entradas na necrópole do Vaticano cujo preço passou de 12 para 13 euros. Já agora três pequenos pedidos:
        1. Como apanho o Bus no aeroporto de Fiumicino para vir para Termini?
        2. Chegando domingo dia 3 ao fim da tarde e saindo dia 9 ao fim da manhã, tendo a quinta-feira às 14.30h as necrópoles, você me dá uma sugestão para adaptar visitas?
        3. Valerá a pena comprar o Roma Pass para usar segunda, terça e quarta?
        Muito obrigado.
        Victor Franco
        Portugal
        Victor,

        Boa noite!!!

        Eu também vou visitar a cidade de Roma em abril e gostaria de comprar os ingressos para o Vaticano também, eu estava lendo a sua postagem vc tem como me informar em qual site vc comprou? Obrigada!!!

        Atenciosamente

        Mi.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Michele, vc pode comprar o ingresso para o Museu Vaticano (que inclui a Capela Sistina) no site do Vaticano: Vatican Museums - Online Ticket Office
        Abs!
      1. Avatar de Victor Franco
        Victor Franco -
        Mi, só reservei ainda para a necrópole.
        É seguir mesmo esta postagem da Dani. Está perfeita. detalhando: você manda o e-mail com o pedido, eles respondem marcando a data e hora e dando códigos, você aceita, eles respondem dando link para pagar, você paga com visa, eles confirmam que pagamento foi aceite e depois mandam folha de confirmação de visita para você imprimir e levar.
        Dani, já encontrei as instruções do transfer
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Citar Postado Originalmente por Victor Franco Ver Post
        Olá. Parabéns pelo seu excelente trabalho, é uma ajuda muito boa. Por ele fiz meus planos de visita a Roma de 3 a 9 de Março, dormindo perto do Vaticano. Acabei de comprar entradas na necrópole do Vaticano cujo preço passou de 12 para 13 euros. Já agora três pequenos pedidos:
        1. Como apanho o Bus no aeroporto de Fiumicino para vir para Termini?
        2. Chegando domingo dia 3 ao fim da tarde e saindo dia 9 ao fim da manhã, tendo a quinta-feira às 14.30h as necrópoles, você me dá uma sugestão para adaptar visitas?
        3. Valerá a pena comprar o Roma Pass para usar segunda, terça e quarta?
        Muito obrigado.
        Victor Franco
        Portugal
        Oi, Victor! Me desculpe... não tinha visto o seu comentário.
        Obrigada pelos parabéns
        Então, vi essa semana que os preços do Vaticano subiram.
        Respondendo as suas perguntas:
        1) Vc vai ficar onde exatamente perto do Vaticano, pois tem um ônibus que sai do aeroporto e para na Via Crescenzio esquina com Piazza Cavour: Bus stops Rome Fiumicino Ciampino - SITBusShuttle
        2) Vou colocar mais abaixo o roteiro...
        3) Se vc pretende entrar em vários monumentos/museus pagos, acho que vale a pena comprar o Roma Pass, sim.

        Domingo:
        - Como vc vai chegar no final da tarde, sugiro passear pela Piazza San Pietro e Castel Sant'Angelo (sem entrar).

        Segunda-feira:
        - Piazza del Popolo
        - Piazza di Spagna
        - Fontana di Trevi
        - Palazzo Chigi (Piazza Colonna)
        - Palazzo Montecitorio (Piazza Monte Citorio)
        - Pantheon
        - Piazza Navona
        - Campo de' Fiori

        Terça-feira:
        - Foro Romano
        - Palatino
        - Coliseu
        - Monumento a Vittorio Emanuele II
        - Campidoglio (se quiser, visitar os Museus Capitolinos)
        - Teatro Marcello
        - Ghetto (bairro judeu)

        Quarta-feira:
        - Termas de Caracalla
        - Circo Máximo
        - Bocca della Verità
        - Isola Tiberina
        - Trastevere

        Quinta-feira:
        - Museus Vaticanos
        - Basílica de São Pedro
        - Cúpola (se não tiver problemas de coração e se não for claustrofóbico)
        - Visita às Necrópoles
        - Castel Sant'Angelo

        Sexta-feira:
        - Villa Borghese/Galleria Borghese
        e/ou
        - Basílica San Giovanni in Laterano
        e/ou
        - visitar alguma catacumba (a de São Calisto é uma das principais)

        Deixei a sexta-feira meio livre porque não sei se vc tem em mente visitar algum lugar que não coloquei no roteiro.

        Abs!
      1. Avatar de Rodrynev
        Rodrynev -
        Victor, Muito obrigada pela dica!!!!
      1. Avatar de JeJe
        JeJe -
        olá Dani. parabéns pela excelente app sobre Roma. estou a programar viagem a Roma, e as Dicas são excelentes.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Obrigada, JeJe! Qualquer coisa é só perguntar.
        Abs!
      1. Avatar de Sucosta
        Sucosta -
        Oi Pessoal! Estou a tentar planear a minha viagem com o meu companheiro para 3 dias e meios em Roma. A prenda da viagem foi dele para mim, prenda de aniversário, mas agora gostava de ser eu a ter tudo mais ou menos organizado. Preciso de reservar um hostel no centro, perto de alguns pontos turísticos. Já via qui várias opiniões mas como nem conheço as ruas estou mto baralhada. O meu marido é religioso,foi catequista e eu sei que ele gostava (adoraria) mto poder ter uma audiência papal...já retirei o "requerimento para pedir audiência...mas tenho que escever em italiano? como escrevo quarta feira? e de manhã? Ainda não está a agenda para fevereiro do Papa....Estavamos a pensar ir 4 feira é o único dia possível e gostava de saber se nesse dia posso ver tudo do Vaticano...basilica,cupula, capela sistina???E devo comprar os bilhetes para a visita ao vaticano antes? além da net posso comprar lá um dia antes?A audiência papal será sem dúvida o que fará o meu companheiro sorrir de felicidade. Gostava mto de o conseguir.
        Como vamos emFevereiro deve estar frio....chove mto? Como é o poder de compra lá? Alimentação? Nõs temos feito as capitais europeias todas e normalmente n tiramos os cartão do autocarro e museus,pq escolhemos 2 ou três e andamos sp a pé!Vi aqui uma dica de organização de dias para 4 dias que me pareceu mto boa....mas como consigo ir à tal ilha? qto tempo é? Se me puderem orientar eu adoraria....chegamos a roma no dia 10 de Fevereiro ás 12h e regressamos no dia 14de fevereiro âs 6h30. Que podemos visitar ainda no domingo dia 10 toda à tarde? estava a reservar o vaticano para dia 13( quarta feira) assim como a audiência papal( que espero que haja).Obrigada Su
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Su! Já conseguiu achar um hostel?

        Quanto ao pedido de bilhetes para a Audiência com o Papa, pode escrever em inglês ou senão, tenta em português mesmo.

        Pode ver tudo do Vaticano no mesmo dia, sim. Acho que até pode comprar pessoalmente (um dia antes) os ingressos para o Vaticano, mas vc vai ter que enfrentar aquela fila enorme. E uma informação importante: só está podendo pagar em dinheiro os ingressos.

        Não está chovendo muito, não. Aliás, chove, mas não dura muito tempo.

        Talvez aqui as coisas sejam um pouco mais caras que Lisboa, mas não vejo tanta diferença.

        A Ilha Tiberina fica entre o centro e o bairro Trastevere. Não tem nada assim de imperdível (tem o Hospital Fatebenefratelli e a Basilica di San Bartolomeo), mas é legal a paisagem e tem uma sorveteria muito boa! Ela fica no centro mesmo, entre o Ghetto (bairro judeu) e Trastevere. Fica perto também da Bocca della Verità, do Circo Massimo... Além disso, do lado de uma das pontas da ilha dá para ver bem Il Ponte Rotto, que é um pedaço de uma ponte da época do império romano.

        No dia que chegarem, vcs podem fazer um passeio pela Piazza Navona, Pantheon...

        Abs!
      1. Avatar de Mariliza
        Mariliza -
        Oi Dani!
        Estou adorando seu blog, está me ajudando muito. Estou indo a Roma dia 24/10/13, vamos fazer um tour incluindo Veneza, Florença, Zurique, Milão e mais algumas no caminho... estarei em Roma de 24/10 á 27/10 e estou me organizando com as suas dicas.
        Uma dúvida Dani, gostaria de conhecer a Necrópole, mas pelo que entendi não entra crianças. É isso mesmo? Vou com meu esposo e minha filha de 8 meses e mais um casal com uma criança de 3 anos.
        Obrigada pelas dicas!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Citar Postado Originalmente por Mariliza Ver Post
        Oi Dani!
        Estou adorando seu blog, está me ajudando muito. Estou indo a Roma dia 24/10/13, vamos fazer um tour incluindo Veneza, Florença, Zurique, Milão e mais algumas no caminho... estarei em Roma de 24/10 á 27/10 e estou me organizando com as suas dicas.
        Uma dúvida Dani, gostaria de conhecer a Necrópole, mas pelo que entendi não entra crianças. É isso mesmo? Vou com meu esposo e minha filha de 8 meses e mais um casal com uma criança de 3 anos.
        Obrigada pelas dicas!
        Oi, Mariliza! Que bom que está gostando do Dicas de Roma
        É... na Necrópole crianças não entram mesmo, somente a partir de 15 anos, infelizmente.
        Abs!