• Arredores de Roma: Lago di Bracciano

Um passeio muito agradável para quem já conhece Roma e quer explorar os seus arredores. Muito aconselhado, principalmente, para quem viaja com crianças.

O Lago de Bracciano se localiza a, aproximadamente, 50 km a norte de Roma. É de origem vulcânica e sua superficie é de 57,5 km², o oitavo maior lago da Itália.

Nas margens do lago existem 3 cidades: Bracciano, Trevignano Romano e Anguillara Sabazia.

Como chegar: apesar de existir um trem, o FL3, que vai de Roma para Bracciano e Anguillara, o ideal seria alugar um carro, ou contratar um carro com motorista ou ainda uma Guia turística.

Eu e a minha família fizemos este passeio no último domingo (28 de setembro de 2014) e, felizmente, o tempo ajudou bastante: fazia 25 graus com muito sol.

A nossa primeira parada foi em Bracciano. Estacionamos o carro no estacionamento público (pago) em frente ao castelo da cidade.

O Castello Orsini-Odescalchi foi contruído no século XV a pedido da família Orsini e, no final do século XVII, passou a pertencer à família Odescalchi.

Além de abrigar um museu, é muito procurado para realizações de eventos e festas, como por exemplo: o casamento da atriz Isabella Rosellini com o cineasta Martin Scorsese (1979) e o casamento dos atores Tom Cruise e Katie Holmes (2006).

Depois do castelo, subimos a pé até o Duomo di Santo Stefano e continuamos reto até o Belvedere (mirante) de onde se vê todo o lago de Bracciano.

Pegamos o carro e prosseguimos para Trevignano Romano. Como não era período de férias conseguimos estacionar facilmente na beira do lago (estacionamento público pago).

Fizemos um belo passeio pelo Lungolago (beira lago). Tinha bastante gente tomando sol, nadando, pescando, etc.

Na Via degli Asinelli tem um parque público onde tem um bar, um parquinho para crianças e até aparelhos de musculação.

Para quem gosta de arqueologia, provavelmente, em Trevignano se localizava a cidade etrusca de Sabate. Da cidade não se encontraram indícios, a não ser uma extensa necrópole a leste e a oeste de Trevignano.

Photo credit: Blackcat

Alguns objetos das sepulturas do século VII-VI a.C. podem ser vistos no Museu Cívico Etrusco Romano, no prédio da prefeitura (Palazzo del Comune) de Trevignano, que se localiza na Piazza Vittorio Emanuele III.

Horário: de terça à sexta-feira das 10h às 13h; de sábado das 9h às 13h e das 15h às 19h (de 1° de outubro a 31 de março) e das 16h às 20h (de 1° de abril a 30 de setembro); de domingo das 9h às 13h. Entrada grátis.

Para almoçar pegamos o carro e fomos até o restaurante de um argentino muito simpático: a Villa Valentina.

Lugar encantador, com uma vista maravilhosa para o lago. Como o tempo estava ótimo almoçamos no terraço, mas dentro também o ambiente é muito agradável.

No cardápio você encontra pratos argentinos e italianos. Não tem muitas opções, mas a comida é deliciosa e feita na hora. Destaque para as empanadas argentinas!

Depois do almoço voltamos ao parquinho com a nossa filha, mas a ideia era ter ido até Anguillara, que já conhecemos...

Photo credit: Joe Anderson

Anguillara
      também possui um belo Lungolago (beira lago), vários exemplos de arquitetura medieval e dos séculos XV e XVI d.C. e muitos restaurantes.

Uma das especialidades é a Anguilla (enguia européia), um peixe de lago que se parece com uma serpente.

Eventos em Bracciano

• La Passione di Cristo (desde 1976 toda Sexta-feira Santa).
      • Euro Music Fest, evento musical (agosto)
      • Todo segundo domingo do mês há uma feira de artesanato e antiquariato.
      • Festa del Volontariato, todo setembro na Piazza IV Novembre (praça da prefeitura).

Eventos em Trevignano Romano

• Marathon del lago di Bracciano, evento ciclístico de mountain bike (abril)
      • Todo primeiro e terceiro domingo do mês há uma feira de artesanato e antiquariato na Piazza del Molo e no Lungolago.

Eventos em Anguillara

• Torneo dei Rioni - torneio entre os times de futebol de cada bairro da cidade (luglio)
      • Festa de setembro em homenagem a Madonna delle Grazie
      • Sagra del pesce - festa do peixe (fim de junho-início de julho)
      • Broccoletti in piazza - festa dos broccoletti (1º domingo de fevereiro)
      • Sagra dei funghi - festa dos funghi (2º domingo de outubro)

Outra sugestão de passeio próximo a Roma é conhecer Tivoli e suas belas villas!