• Dicas de cidades, compras, tax free e chip para celular pela Europa por Maria Helena

      Estive na Itália no período de 22 de agosto finalizando em 05 de setembro de 2013, nosso roteiro foi Itália, Suíça, finalizando em Paris, França.

      Tive a oportunidade de conhecer Roma, Florença Pisa, Pádua, Veneza, Verona, Milão, Lucerna, Dijon, Versalhes e Paris.



      Dentro do nosso roteiro, eu recomendo, Roma, Florença, Pisa, Veneza, Milão, Versalhes e Paris.

      Cada cidade tem seu encanto e sua magia, simplesmente indescritível, nossos passeios foram acompanhados por guias locais, isso fez muita diferença, os guias eram altamente qualificados e com profundo conhecimento da história, foi fantástico.

      No período que fomos o clima estava agradável, como era verão na Europa, as cidades não estavam cheias e por isso, o transito estava fluindo muito bem, os lugares para visitação não tinham filas intermináveis e ainda pegamos as liquidações.

      Dicas de compras

      Se você quer comprar bolsa de couro ou vegetal, Florença tem excelentes opções. Em Veneza você também encontra, mas precisa procurar um pouco mais.

      Comprar biju de murano em Veneza é uma excelente opção para presentear sem gastar muito e fazer um grande efeito, as peças são lindas, mas entre nas ruas e procure o melhor custo benefício.

      Para confecção Milão foi demais, grifes a um custo muito bom.

      Na Suíça tudo é muito caro, não compensa comprar nada nem os chocolates, que você encontra na Itália ou na França pelo terço do valor, eu deixei de comprar um relógio em Verona e pensei na Suíça o valor deve ser melhor, engano era 30% mais caro, então comprei o mesmo relógio em Paris pelo valor justo.

      Tax Free

      Para recuperar o Tax Free, foi muito fácil, recuperamos em Paris, as compras feitas na Itália e em Paris, leve tudo que você comprou, o agente solicita que você mostre os produtos, inclusive roupa, então chegue com antecedência e providencie o Tax Free antes do check-in, pois você precisa apresentar todos os produtos.

      Cuidado com a documentação, tire uma copia das notas que tiverem garantia, pois você corre o risco deles ficarem com todos os cupons, aconteceu comigo.

      Comunicação

      A comunicação com as pessoas foi, de forma geral, tranqüila. Algumas pessoas foram muito prestativas e outras muito objetivas, mas prevaleceram as prestativas.

      Quanto à comunicação com o Brasil tivemos algumas dificuldades, optei por comprar um chip pré-pago da TIM, que daria cobertura da Itália até a França, com 2 GB de internet livre e ilimitado, ligação dentro da Itália sem custo e ilimitado, e ligação para o Brasil com custo de 08 centavos de euro o minuto, o chip custou 15 euros ficando 5 euros de crédito para conversação.

      A principio ótimo plano, funcionou muito bem na Itália, mas quando entramos na Suíça ficou complicado, fiz o roaming, com custo descontado de 3 euros, e a partir daí, não conseguimos fazer uso do plano, fizemos contatos via fone com os números de auxílio da TIM, mas sem sucesso, e a TIM não tem lojas nas cidades por onde passamos, foi bem difícil.

      Então, uma dica, opte por adquirir um plano de uma operadora que possa de dar o suporte e que tenha loja em toda esquina, percebemos que a mais conhecida é a Vodafone.

      Dica: se você não tem o domínio do Inglês ou do Italiano leve por escrito a sua necessidade, na Itália quase todos falam os dois idiomas, mas na França não.

      Cuidados no verão

      Se você for no verão e com criança ou mesmo se tiver a pele sensível, leve protetor solar, pomada para assadura, chapéu e ou boné, e protetor para os pés, como palmilha de silicone ou protetor para as áreas mais sensíveis dos pés (você encontra nas casas de pedologia).

      Todos os passeios exigem longas caminhadas e estes produtos iram ajudar muito.

      Bom é isso, espero ter contribuído e mais uma vez obrigada a Dani a todos que compartilham suas experiências.

      Photo Credits
      Roma: Dicas de Roma
      Florença: Sherseydc
      Milão: domínio público
      Veneza: Juliette Gibert
      Pisa: domínio público
      Paris: ros k
      Versalhes: G CHP