• Roteiro Detalhado de 3 dias em Roma

      Abaixo segue o roteiro que o Murillo fez em Roma em 4 dias, apesar de ter sido programado para 3. Espero que também seja útil aos viajantes que nos visitam

      Confira!


      Dani, estou enviando em anexo o roteiro que segui em Roma, mas que extendi para 4 dias porque em 3 percebi que ficaria apertado. Ele é bem detalhado e explicativo, pode ser feito todo a pé. Eu acordava bem cedo, tomava um banho e café da manhã e começava o roteiro que ia até o finalzinho da tarde... à noite eu seguia para algum dos restaurantes indicados no roteiro ou barzinho próximo a um ponto turístico.


      Dia 1
      (iniciando a tarde):



      • Pantheon.
      • Piazza Minerva, Bernini esculpiu um elefante segurando um obelisco egípcio. Depois comer no Sora Margherita (Piazza delle Cinque Scole): carciofi alla giudia (alcachofras).
      • A noite, Piazza Cavalieri di Malta para olhar no buraco da fechadura do portão da Ordine Sovrana di Malta.
      • Passeio noturno no centro histórico de Roma.

      Dia 2:



      • Vaticano (metrô estação Termini, descer na estação Ottaviano): Museu Vaticano, onde fica a Capela Sistina; Basílica de São Pedro, ver a escultura La Pietà de Michelangelo; Praça São Pedro, procure os pontos nas laterais da praça de onde se ve todas as colunas alinhadas.
      • Saindo do Vaticano, siga pela Via della Conciliazione, atravesse a Ponte Sant'Angelo, vire à esquerda na Via dei Banchi Nuovi, que se transforma na Via del Governo Vecchio.
      • Comer no restaurante Insalata Ricca 2 (Piazza Pasquino): focaccia, ou no restaurante Tonino Al Governo Vecchio: rigatoni alla carbonara.
      • De pancia piena, vá às fontes. Piazza Navona (onde está a embaixada brasileira - Palácio Pamphili): Fontana dei Quattro Fiumi (Ganges, Nilo, Prata, Danúbio), esculpida por Bernini; Fontana di Netuno e Il Moro. Comer trufas, cappuccino e sorvete tartufo do Tre Scalini (comer em pé na piazza).
      • Atravesse a Corso Rinascimento, vá para a Piazza Sant'Eustachio, 12, onde tem o melhor café (e cappuccino) de Roma.
      • Siga na Via del Pastini, passando pela Piazza di Pietra. Atravesse a Via del Corso e siga em frente na Via del Murate e... Fontana di Trevi (de Nicolò Salvi, jogar moeda)!
      • Volte pela Via del Corso e prossiga pela Galeria Alberto Sordi, vire à direita na Via Condotti (lojas de grifes, bares), você chegará na Piazza di Spagna, onde se vê a Fontana della Barcaccia, a Escadaria de Espanha e ao fundo a igreja Trinità dei Monti, onde tem umas das vistas mais bonitas da cidade.
      • Pegue a Via del Babuino ou a Via Margutta (onde morou Felini), e chegará na Piazza del Popolo, onde estão a Fontana della Dea di Roma de um lado e Fontana del Nettuno do outro, e no centro o Obelisco Flaminio. Na igreja Santa Maria del Popolo aprecie 2 quadros de Caravaggio grátis!
      • Da Piazza del Popolo suba um caminho até a Terrazza del Pincio, onde se tem um belo panorama da cidade.
      • Você pode aproveitar e conhecer a Villa Borghese, que é um dos parques maiores e mais bonitos de Roma (omde tem a Galleria Borghese).
      • Comer no restaurante Otello Alla Concordia (Via della Croce, 81) que inspirou o filme "O Jantar".

      Dia 3:



      • Coliseu e Arco de Constantino.
      • Depois, siga para a igreja de San Pietro in Vincoli (Piazza San Pietro in Vincoli), onde se encontra o Moisés de Michelangelo.
      • Desça as escadas da praça da igreja que desemboca na Via Cavour, vire à esquerda e, no final, entre à direita na Via dei Fori Imperiali. De um lado você vai ver o Fórum Romano e do outro o Mercado de Trajano.
      • No fim dessa via, na Piazza Venezia, fica o monumento a Vittorio Emanuele II. Ao lado direito, subindo a escadaria, chega-se ao Campidoglio (prefeitura) com praça projetada por Michelangelo.
      • Desça a Via del Teatro Marcello até a Piazza della Bocca della Verità, na Igreja Santa Maria in Cosmedin, dentro há La Bocca della Verità (origem da lenda que se comia as mãos dos mentirosos que as pusessem ali).
      • Depois, pegue a Ponte Fabricio e passeie pela Isola Tiberina (ilha). Descanse.
      • Atravesse a ilha, pelo outro lado, pela Ponte Cestio e bem-vindo ao bairro boêmio de Trastevere! Passeie, coma, etc.
      • Voltando para o centro histórico, passeie pela Piazza Farnese (uma das mais elegantes de Roma) e pela praça ao lado, o Campo de' Fiori (onde tem muitos bares). Tome um sorvete e/ou um café.
      Comments 7 Comments
      1. Avatar de Carlos Augusto
        Carlos Augusto -
        Cia Dani, Dan, Murilo...

        Ufa faz tempo que não escrevia.

        Bom estou aqui em Roma, postando essa mensagem..

        Nossa que Cidade linda!

        Vcs tem sorte de morar numa Cidade tão bonita como essa.

        Bom analisando os roteiros sugeridos, e agora esse do Murilo, realmente fazer tudo isso em 03 dias fica puxado.

        Quatro dias me parece ideal, já que se vc dividir a Cidade em quatro "petzzos" vc consegue fazer esse roteiro, (se bem que os lugares a serem visitados depende da escolha de cada um).

        Por exemplo: minha esposa já não aguenta mais ver Igreja... estou tentando, de todas as maneiras convencê-la, principalmente a visitar as Igrejas com as obras de Caravaggio e Michelangelo citadas no post do Murilo, que realmente são belíssimas.

        Claro que ela abre uma exceção com relação à Basilica de São Pedro, rrsss..

        O bom da Itália em geral é que tudo é relativamente perto, e é só vc seguir a horda dos turistas, que vc não se perde.

        Aliás fazia tempo que não via tanto turista junto.

        Japonês, alemão, e brasileiro, são a maioria.

        Acabei de chegar de Florença e esse foi meu primeiro dia em Roma.

        Amanhã de manhã vou ao Vaticano.

        Bom grade abs a todos

        Carlos Augusto
      1. Avatar de Jorge Fortunato
        Jorge Fortunato -
        Olá
        dizem que Roma é enoorme, geralmente uma semana numa cidade dessas vale a pena.
        Abraços
      1. Avatar de wana sena
        wana sena -
        Gente eu passei 1 mes nessa cidade fantastica....fiquei encantada....e tudo belo.
        Volto em breve.
      1. Avatar de carolspotti
        carolspotti -
        Ele fez o roteiro de 3 dias em 4? Como ele dividiu?! Beijos pessoal!
      1. Avatar de Márcio Jardim
        Márcio Jardim -
        Este post foi minha pepita de ouro... tudo detalhado nesta forma é difícil encontrar... já está guardada em meus favoritos. Obrigado mesmo...

        Márcio - Tô indo para a Itália
      1. Avatar de Murillo Portugal
        Murillo Portugal -
        Citar Postado Originalmente por carolspotti Ver Post
        Ele fez o roteiro de 3 dias em 4? Como ele dividiu?! Beijos pessoal!
        Olá, Carol!
        Para quem tem fôlego e não tem tempo, os 3 dias podem ser executados. Claro, se v não parar 3 horas para analisar a estátua de davi! Como eu tinha 4 dias, fiz diferente...
        Se v procurar um mapa de Roma verá que a cidade é facilmente divisível por regiões em torno do rio tevere. Eu dividi o segundo dia de viagem: fui do vaticano até fontana de trevi, a noite fui em campo de fiori. No terceiro dia, continuei neste mesmo roteiro em direção à vila borguese (que seria o final do segundo dia). Daí peguei metro até o coliseu para seguir o terceiro dia do roteiro. Ali eu gastei um tempo enorme, pq sou apaixonado por cultura e história, então visitei o fori imperiali, as ruínas do imperio romano, segui p campidoglio, conforme o roteiro do terceiro dia, indo jantar em trastevere...no quarto dia, eu fui, cedo, conhecer um outlet (já comentado nesse site) nos arredores de roma. Após o almoço, repeti programas anteriores com mais calma, como passear pelo bairro de trastevere e campo de fiori, parando em bares para conversar com diversos turistas. Por último fui comer em trastevere todos os pratos q gostei como uma despedida(temporária) de Roma. Como me hospedei próximo à Trevi, eu sempre levava vinho e sorvete para tomar perto da fonte, antes de dormir. Aproveitava para conversar c os casais de idosos q a visitam regularmente e guardava comigo o desejo de tb envelhecer daquela maneira italiana e carinhosa de ser...
      1. Avatar de Ana Cris
        Ana Cris -
        Olá Murilo, tb irei me hospedar perto à Trevi e terei seis dias inteiros em Roma com minha filha de 15 anos, vc acha que esse seu roteiro pode ser adaptado? Acrescentaria mais alguma sugestão de pontos a visitar? Estou embarcando dia 14/02 e ainda estou um pouco perdida no que diz respeito em o que fazer durante este período. Desde já agradeço qq ajuda que puder fornercer !!!