• Viagem a Roma por Tiago: 4° dia

Hoje é o nosso quarto dia em Roma (quarta-feira) e o nosso quinto dia na Itália, ontem fomos a Nápoles e Pompéia. Se quiser saber o que fizemos nos outros dias em Roma, veja aqui: primeiro, segundo e terceiro dia.

Como sempre acordamos super cedo, direto pro café da manhã e pé na estrada. Minha esposa foi para o Congresso e eu fui para o Campidoglio (Monte Capitolino) visitar o museu. Fui a pé da Termini, pois não é muito longe e é sempre prazeroso sair andando pelas ruas de Roma.

A praça e a escadaria que dão acesso aos palácios do Campidoglio foram projetados por Michelangelo, com uma grande estátua do Imperador Marco Aurélio montado num cavalo no centro.

Photo credit: J.Haggi

Depois que entrei no museu é que fiquei sabendo que a estátua da praça é uma réplica e que a original estava dentro de uma sala no próprio museu, muito bem conservada.

Fui ao Palazzo dei Conservatori e ao Palazzo Nuovo, com suas coleções de estátuas de tirar o fôlego, a de Marco Aurélio no cavalo é espetacular, vi também uns fragmentos de uma estátua de Constantino que a unha do dedo mindinho do pé é maior do que um palmo, a cabeça tem pelo menos dois metros, imaginem como seria imponente se ainda estivesse inteira.

Além das estátuas também pude var algumas lindas pinturas de vários períodos, artefatos da Idade do Ferro, as bases de um templo antigo sobre as quais foi assentado o edifício atual.

Era tanta coisa que fica difícil descrever ou escolher a mais bonita, mas tinham algumas estátuas de Hércules magníficas.

Voltei a pé novamente para a Termini, onde almocei com minha esposa, e fomos rodar novamente pelas praças principais da cidade, Piazza di Spagna, Navona, di Trevi, Pantheon e Barberini.

Photo credit: Johnny Söderberg

Pertinho da Piazza Barberini fomos visitar a igreja Santa Maria della Concezione, com a famosa Cripta dos Capuchinhos, decorada com milhares de ossos de monges capuchinhos, é um local só para quem gosta de coisas esquisitas mesmo.

Passeamos pela Via Veneto, uma linda avenida arborizada com várias lojas famosas, tomamos um cappuccino no Anticco Caffe Grecco (caríssimo), que fica na Via dei Condotti, pertinho da Piazza de Spagna e fomos nos despedindo aos poucos da linda cidade de Roma, com a certeza que tem muito mais coisas para conhecer e que um dia voltaremos para aproveitar um pouco mais.

Fontana de Trevi

Voltamos ao hotel quando já era noite e para a despedida da capital italiana fomos à uma cantina bem interessante ali perto, que não tinha nada de turística, entramos e comemos uma bela massa com um vinho da casa, tudo ficou em torno de Є 25,00.

Achei interessante que no fim da refeição serviram um licor muito doce com uns biscoitos, a gente já tinha visto as pessoas das outras mesas comerem molhando o biscoito no cálice, por isso fizemos igual. Não achei muito bom o sabor deste biscoito molhado no licor, bom mesmo foi conhecer mais este pequeno detalhe dos costumes do local.

Fomos descansar, pois no outro dia cedinho tínhamos que pegar o trem para Veneza.

Como estou escrevendo este relato inspirado nos sites que muito ajudaram na programação da viagem, principalmente o Dicas de Roma, também deixarei algumas dicas:
      • É muito fácil e seguro andar de metrô, inclusive de noite. Vale a pena comprar o bilhete para vários dias, de acordo com o tempo que vai passar na cidade;
      • Acho interessante andar no ônibus turístico no primeiro dia, apesar de um pouco caro, e passar em frente dos principais pontos de visitação. Nos próximos dias, com um mapa da cidade em mãos, você poderá se orientar mais facilmente e localizar seu objetivo rapidamente;
      • O hotel que fiquei não era no centrão, mas era novinho, com atendimento muito educado e prestativo, ótimo café da manhã e tinha um comércio por perto que facilitava muito, principalmente restaurantes com preços melhores do que no centro histórico. De manhã fazíamos umas comprinhas nos mercadinhos, tipo biscoitos, frutas e umas garrafinhas pequenas de vinho, para ir matando a fome entre as refeições;
      • A fila do Museu do Vaticano é monstruosa, ou chegue muito cedo, bem antes da abertura do museu, ou esteja preparado para enfiar a mão no bolso. Ficar perdendo tempo em fila em plena Roma ninguém merece;
      • A fila do Coliseu estava bem pequena, entrei em menos de 10 minutos, mas se estiver grande, entre no Palatino (onde a fila é menor), visite o Fórum, e depois entre direto no Coliseu, sem pegar fila.
      • Reserve um dia para jantar na praça do Pantheon, ou em alguma praça famosa, é uma sensação muito legal tomar um vinho tendo um monumento histórico te fazendo companhia. A enorme quantidade de turistas transitando pela praça incomoda um pouco, mas Roma é assim mesmo.
      • Não deixe de visitar de noite os mesmos locais onde foi de dia, principalmente o Coliseu e a Fontana de Trevi.
      • Pompéia realmente vale a pena para quem gosta de história, não deixe de ir, só não esqueça que na terça-feira o museu em Nápoles está fechado. Fiz o circuito contrário às todas as dicas que tinha lido porque queria conhecer o Anfiteatro e fazer a caminhada pela cidade de barriga vazia, chegando no restaurante/lanchonete para almoçar;
      • Compre pela internet as passagens para todas as viagens de trem que for fazer, sai mais barato e é mais seguro;
      • E por último, mas não menos importante... Não perca sua máquina fotográfica.
      Comments 10 Comments
      1. Avatar de ESTEVES,ELYAN
        ESTEVES,ELYAN -
        Muito bons seus comentários!!
        Estou sempre lendo para relembrar meus dias em Roma e aprender as novidades para a próxima vez que for.

Abração!!!
        Diogolins -
        Estou ainda mais animado pra fazer minha viagem a Roma!
        Chego a Roma no dia 05 e fico até o dia 10.
        Algumas dúvidas:
        - em qual site se compra as passagens de trem?
        - quando se compra antecipadamente os ingressos para os museus do Vaticano, não se pega pega fila?
        Oi, Diogo! Aqui vc pode comprar as passagens de trem: Trenitalia - HomePage
        Exatamente, com os ingressos dos museus Vaticanos comprados antecipadamente vc não precisa enfrentar a fila, pode entrar direto. O Tiago não sabia que podia comprá-los com antecedência e pagou uns 60 euros para um guia turístico que o fez entrar sem pegar fila (mas pelo menos ele teve um guia lá dentro!).
        Diogolins -
        Obrigado pela resposta Dani.
        Então, vou abusar um pouco da sua boa vontade.
        Como disse estou viajando pra Europa dia 30 e no dia 05 (sábado no início da tarde) chego a ROMA e vou embora dia 10
        Até aí, tudo muito bom, tudo muito lindo!
        A situação: a reserva pro hotel foi feita em um hotel que fica no CIAMPINO!
        Bem ao lado do aeroporto.
        Andei olhando algumas coisas e vi que existe uma forma de se locomover de lá até Roma sem grandes transtornos!
        Minha questão é: É realmente viável fazer esse trajeto Roma-Ciampino todos os dias?
        Mesmo com a facilidade do transporte público e caso voltemos um horário mais tarde de táxi, vale a pena ficar por lá?
        Pagamos bem pouco no hotel (somos em 3).

Agradeço desde já!!
        =D

ps. voltando de lá, prometo postar aqui um roteiro do meu dia-a-dia na cidade eterna!
        danifurlan -
        Diogo, a noite eu acho que não é fácil voltar pra lá, não... e de táxi fica uns 30 euros. Qual o nome ou o endereço do hotel?
        Diogolins -
        É o Ciampino hotel, fica na Via Achille Grandi 2,‎ Ciampino‎ Latium.
        Bem ao lado do aeroporto!
      1. Avatar de Ava
        Ava -
        Dani, estou indo para Roma no dia 22 e fico até 26/12, estava pensando em comprar os ingresso pela net do vaticano mais eu soube que se pode compra lá na hora sem fila pagando mais 2€, através de umas pessoas credenciadas que fica lá na porta. É verdade? Pois assim vou poupar 10€ e em tempos de crise, já é bom. OBG
        Citar Postado Originalmente por Diogolins Ver Post
        É o Ciampino hotel, fica na Via Achille Grandi 2,‎ Ciampino‎ Latium.
        Bem ao lado do aeroporto!
        Diogo, veja os comentários do pessoal que já se hospedou nesse hotel pelo Booking. Fora isso, vi que a estação de trem de Ciampino fica perto do hotel (é um 1km de distância), então acho melhor pegar o trem na estação para ir a Roma, ao invés de pegar o ônibus que sai do aeroporto.
        Citar Postado Originalmente por Ava Ver Post
        Não sei, Ava... nunca ouvi falar... só sei de guias que ficam na fila oferecendo o ingresso e seus serviços, mas cobram bastante por isso, como aconteceu com o Tiago.
        Citar Postado Originalmente por danifurlan Ver Post
        Abs!
        Dani, valeu MESMO pela sua ajuda, tô conseguindo organizar um Roteiro aqui mais ou menos, levando em conta nossa localização! Rs
        Conversei com meus amigos, e vamos ficar nesse hotel mesmo!
        =D
        E mais uma vez parabéns pelo ÓTIMO site!
        Voltando de Roma, eu coloco minha experiência pra contribuir!