• Viajar de Carro pela Itália: Roteiro Pela Toscana

      Entrar em Florença de carro é extremamente complicado e eles multam mesmo.

      Segui conselhos de quem já foi e fiz minha base inicialmente em Lucca (Hotel Melecchi, se quiser depois posto o endereço, show de bola e o lugar mais barato que paguei na Toscana, diária de 75 euros, eu, minha mulher e meu filho). Eles tem estacionamento próprio e grátis e estão a 5 minutos a pé da porta de entrada do centro histórico, onde carro não entra.

      Para Florença e Pisa me desloquei de trem (Florença 1h20min, Pisa 40min), bate e volta, seguindo as dicas da familia Melecchi, que sempre me levava de carro até a estação. Se bem que em Florença o ideal são dois dias.

      Como queria também curtir a noite lá, peguei o Hotel Maxim no centro histório, que saiu a 87 euros. Se tivesse pesquisado mais nessa logística Lucca-Florença, talvez economizasse uns trocados, mas já tinha reservado o Hotel Melecchi por 4 noites e não morri por causa disso.

      Ao deixar Lucca, fui descendo de carro para Siena, onde montei minha outra base no Hotel Fonte Dei Tufi por 2 noites (bom, bonito, uma antiga Quinta na Strada Dei Tufi, 92 euros a diária, quarto grande e estacionamento grátis).

      A 50 m do hotel vc pega um ônibus a cada 15 minutos e em 5 minutos está dentro de Siena. Para voltar, pega-se o ônibus no mesmo ponto e mais 5 minutos já está no hotel. Se preferir, vai de carro até a porta da cidade e para no estacionamento público, mas sai muito mais caro se você for passar o dia todo na cidade. A Gabriella, dona do Hotel, te dá todas as dicas.

      De Lucca até Siena, passei antes em San Gimignano, onde fiquei por 2 ou 3 horas. Lá você encontra o que é considerado o melhor gelato do mundo (Gelateria del Piazza), numa portinha pequena e a 1,60 euros por duas bolas. É sentar na praça, tomar o sorvete e se sentir grato a Deus por este momento.

      Lá você deixa o carro num estacionamento público, na porta da cidade, onde paguei 4 euros por essas 2/3 horas. De lá até a praça é 5 a 10 minutos a pé, curtindo todas as lojinhas e o visual no caminho. Uma das cidades que mais me encantou. Se tivesse mais tempo, teria ficado mais.

      Antes de chegar a Siena, saindo de San Gimignano, passei por Monteriggioni (tudo em 15/20 minutos de carro, pertinho), uma cidadela de duas ruas e a muralha em volta. Coisa mais linda, onde se encontra um dos restaurantes considerados entre os melhores da Toscana, chamado El Pozzo, na praça da cidadela.

      Infelizmente naquele dia estava fechado (fecha as 2ª e 3ª). Não é muito barato, mas só se vive uma vez. De qualquer forma, não passei aperto, já que em frente da mesma praça existe um alimentari que é tudo de bom. Você pede um sanduíche de queijo da região (pecorino) com presunto cru da região, uma taça de vinho, super barato, senta na mesa do lado de fora, na praça, e se sente o mais feliz dos mortais.

      Lá também paga-se o estacionamento na porta da cidadela, como em praticamente toda a Toscana, já que todas as cidades são muradas e não se entra de carro, só os que moram. De 2 a 3 horas, se você for almoçar, é mais do que suficiente.

      Se vc tiver tempo, não deixe de passar por Montepulciano, Pienza e Montaltino. Faz-se tudo em um dia. Em Montaltino, além dos Brunelos (pra quem gosta de vinho, como eu), você encontra o 2º café mais antigo da Itália (Fiaschetteria Italiana, de 1888), uma jóia no meio da praça. O mais antigo é o Antico Caffé Greco, na Via Condotti, em Roma, que está completando 250 anos.

      Bom, como você viu, meu roteiro foi parecido com o seu, só que ao contrário.

      Em tempo: a dica do Carlos Paiva é fundamental. Diria mais: além do GPS, leve mapas, já que as vezes os GPS's erram o local final de chegada, ou pode haver uma estrada bloqueada por obras, como foi o meu caso em Cortona.

      Fiz todo o pré-roteiro pelo Google Maps, fiz as reservas dos hotéis pelo Booking.com, imprimi os mapas e levei comigo. Se você domina a língua para pedir informação, não há problema. Em Roma todos falam inglês, na Toscana nem todos, mas acaba-se entendendo. Só que em viagem, tempo é tudo.

      E como diria Danuza Leão, quem tem boca vai a Roma, mas quem tem juízo jamais em julho ou agosto.

      Boa viagem e arrivederci!!!!
      This article was originally published in forum thread: Viajar de carro pela Itália started by Tatiana.the View original post
      Comments 13 Comments
      1. Avatar de ecampos
        ecampos -
        Excelente dicas... ainda não me decidi o que fazer... tenho 10 dias para Roma e a Toscana... como irei sózinha não sei se terei coragem para alugar um carro... e como ainda é frio no início de março, tenho um pouco de receio do tempo e da estrada. Bem a idéia seria a seguinte chegar em Roma , alugar um carro e partir sentido Luca passar por algumas cidades da ida e outras na volta... vou começar a olhas o mapa... se puder me dar mais algumas dicas ficaria muito grata...abs... Elaine
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Elaine, sozinha acho que vc vai gastar muito e nem vai aproveitar tanto, pois nao vai poder apreciar as paisagens por estar dirigindo. No seu caso acho melhor e mais tranquilo viajar de trem.
        Abs!
      1. Avatar de brasilnaitalia
        brasilnaitalia -
        Você mencionou algumas das cidades que eu mais gosto na Toscana, como Pienza e Cortona. Pienza é uma cidade particularmente romântica, até escrevi um artigo recentemente sobre isso aqui.

        Julho e agosto são meses realmente muito quentes, mas é também a época dos festivais de verão e das liquidações de verão. Para quem gosta de compras é um prato cheio. Quem estiver de carro pode aproveitar para ir até o The Mall um outlet a cerca 1 hora de Florença, em um lugar com um panorama fantástico. (Não esqueçam de pedir o tax free para compras acima de 155 euros!)

        Bom ver vocês falando sobre a Toscana. Até a próxima, abs Barbara
      1. Avatar de Richard Texeire
        Richard Texeire -
        Pretendo viajar para a Italia em Maio ou Setembro de 2013
        Seria seis dias em Roma e depois pegar um carro para ir até Veneza
        1° dia seria de Roma passando por Assis e indo dormir em Siena
        2° dia Siena , Montalcino, Pienza, Montepulciano e voltando para Siena
        3° dia Siena Ate Arezzo voltando para Siena
        4° dia Siena San Gimignano,,Monteriggione e voltando para Siena
        5° dia Siena ate Florença passando por Chianti( Grece , Radda)
        6° dia Florença
        7° dia Florença ,Prato, Lucca e voltando para Florença
        8° dia Florença
        9° dia Florença , Bolonha ate Veneza
        10° dia Veneza
        11° Veneza
        O que acham, sera que da para fazer bem esta viajem, espero dicas e sugestões
        Obs. ja conheço Pisa
        Obrigado
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Acho que da, sim, Richard! E se quiser, entre no nosso Dicas da Toscana que vc encontra dicas mais especificas para a sua viagem.
        Abs!
      1. Avatar de Luciana Braz Conti
        Luciana Braz Conti -
        Oi, tudo bem?
        Você acha que consigo "conhecer" Livorno em 1 dia?
        Tem algum restaurante pra me indicar (bom e barato)?
        Obrigada!
        Abraços,
        Lu
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Lu! Visite o nosso Dicas da Toscana... La tem mais detalhes que vao te ajudar.

        Abs!
      1. Avatar de Luciana Braz Conti
        Luciana Braz Conti -
        Citar Postado Originalmente por danifurlan Ver Post
        Oi, Lu! Visite o nosso Dicas da Toscana... La tem mais detalhes que vao te ajudar.

        Abs!
        Dani, postei aqui porque depois de um mês que postei no Dicas da Toscana não obtive resposta, ou melhor, até agora não obtive resposta.
        Obrigada pela atenção.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Ah, entendi, Lu... Julho e agosto aqui na Europa sao meses de férias e pode ser que por isso o Fabio nao tenha te respondido.

        Enfim, nao conheço Livorno, mas acho que da pra conhece-la em 1 dia, sim.

        Aqui na Italia se usa muito "consultar" o TripAdvisor para saber quais os melhores restaurantes da cidade, entao, algumas sugestoes:

        Primo Piano - Primo Piano, Livorno - Recensioni sui ristoranti - TripAdvisor
        L'Angolino - L'angolino, Livorno - Recensioni sui ristoranti - TripAdvisor
        Bistro M - Bistrot M, Livorno - Recensioni sui ristoranti - TripAdvisor
        Osteria Melafumo - http://www.tripadvisor.it/Restaurant...o_Tuscany.html

        Abs!
      1. Avatar de Luciana Braz Conti
        Luciana Braz Conti -
        Obrigada pela atenção Dani!!!! Vou olhar os restaurantes.
        Irei pra Roma tb e vou usar várias dicas do seu site.
        Abraços.
        Lu
      1. Avatar de Camila Palmeira
        Camila Palmeira -
        Citar Postado Originalmente por danifurlan Ver Post
        Elaine, sozinha acho que vc vai gastar muito e nem vai aproveitar tanto, pois nao vai poder apreciar as paisagens por estar dirigindo. No seu caso acho melhor e mais tranquilo viajar de trem.
        Abs!
        Olá, Gostaria de saber se vale a pena fazer esse mesmo percurso no inverno! Gostaria muito de visitar a toscana neste período e não encontro informações a respeito! Será que vc poderia me ajudar? Obrigada!
      1. Avatar de Richard Texeire
        Richard Texeire -
        Eu acho que sim, tive uns primos q foram agora em novembro e adoraram
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Citar Postado Originalmente por Camila Palmeira Ver Post
        Olá, Gostaria de saber se vale a pena fazer esse mesmo percurso no inverno! Gostaria muito de visitar a toscana neste período e não encontro informações a respeito! Será que vc poderia me ajudar? Obrigada!
        Oi, Camila! Vi que vc já falou com o Fabio do Dicas da Toscana... Abs!