-
Gorjetas
Olá, não sei se li aqui, mas que quantidade de gorjeta e onde normalmente se dá?
Ex: taxi, hotel (na chegada, na saída)?
abçs.
-
Administrator
Oi, Marcio! Normalmente, em restaurantes damos de 5 a 10% do valor total da conta (depende se vc foi bem tratado ou nao, e nao precisa se sentir constrangido de deixar nada se o serviço nao foi bom). O serviço nao vem cobrado na conta como no Brasil, o "coperto" que, às vezes, vem cobrado na conta é pelo uso das louças, talheres, etc.
Para os taxistas pode-se dar, mas para dizer a verdade, quase ninguém da.
Nos hotéis também nao damos nada, geralmente. Dificilmente tem alguém pra te ajudar a carregar as malas e, se o fazem, às vezes, deixam a mala na porta do quarto e nem esperam pela gorjeta.
Eu percebo que o italiano nao é muito propenso a dar gorjeta, pois ja paga um preço bem caro pelas coisas, mas se vc foi muito bem tratado por alguém acho que é uma satisfaçao da-la.
E se alguém mais puder ajudar nesta questao, é muito bem-vindo!
Abs!
-
Xerox
O que deve ser xerocado no passaporte ou que paginas?
Posso andar o tempo todo com a xerox sem risco de um carabiniere me abordar?KKK!!!!
Devo levar o dinheiro bem trocado? Me dá um exemplo de um valor de 200 euros.
abs.
-
Administrator
Marcio, o certo é mostrar o documento original para a policia/carabiniere. E, por exemplo, se vc quiser comprar com seu cartao de crédito vai ter que mostrar um documento valido na Italia. Tire copias das paginas onde tem seus dados para usar em caso de perda do seu passaporte (acho que no proprio passaporte esta escrito que paginas devem ser fotocopiadas).
E' melhor trazer dinheiro trocado, sim. Notas acima de 100 euros é melhor nem trazer. Nao entendi o que vc quis dizer com "Me dá um exemplo de um valor de 200 euros"... E é bom sempre ter moedas de 1 ou 2 euros, algumas coisas so se podem pagar com moedas (por exemplo, para pegar um carrinho de bagagens no aeroporto tem que pagar 1 ou 2 euros, nao me lembro bem, e as maquinas so aceitam moedas).
Abs!
-
Com 200 euros quis dizer, troco em 4 de 50 euros ou 3 de 50 e os cinquenta pulverizo em notas bem trocadas. Me dá um percentual em cima de 200 euros, nao que vá levar este valor...
Péssima notícia, terei que usar os documentos originais? Quanto ao dinheiro que irei levar é seguro em cofre de dentro de quarto?
abçs.
-
Administrator
Ah, o melhor é trocar em 3 de 50 e o resto em notas menores. Mas, vem só com algumas notas de baixo valor... o resto vc troca aqui. De qualquer forma, uma nota de 50 é até fácil de trocar, a de 100 já complica mais.
O certo é andar com os documentos originais, mas é vc que sabe...
Eu sempre deixo meu dinheiro nos cofres dos quartos dos hotéis, acho que é seguro, sim. Mas, tenha, pelo menos, um cartão de crédito sempre com vc.
Abs!
-
Novo usuário
Documento válido na Itália?
Dani, não entendi o que vc quis dizer com documento válido na Itália para compras com o cartão de crédito... O nosso passaporte brasileiro é válido?
Estou viajando com cartões e um Cartão Visa Travel Money - desses pré-pagos. Você acha que terei dificuldade na aceitação deste?
Obrigada!
-
Administrator
Oi, Paula! Me referia ao passaporte principalmente. É que tem outros documentos brasileiros que valem aqui na Itália, como a PID (Permissão Internacional para Dirigir)...
Em cidades grandes não vai ter dificuldades com o Visa Travel Money, não... talvez tenha em alguma cidade pequena.
Abs!
-
Novo usuário
Obrigada Dani!
Ufa! Muito obrigada! Será minha primeira vez na Europa e tenho receio de estar deixando de levar algo.
Outra coisa, rápida. Meu vôo fará escala em Madrid. Não sendo necessário visto, devo levar documentos do tipo Declaração de Imposto de Renda, Carteira de Conselho, Hollerith?
-
Novo usuário
Eu recomendo trazer dinheiro em espécie para a Itália. Diferente de outros lugares onde andar com cartão de crédito resolve tudo, em Roma, tem várias coisas que o pessoal exige dinheiro em espécie (provavelmente porque não querem pagar as txs das operadoras de cartão). Acho isso ruim e meio chato (pra não dizer perigoso).
Até as máquinas automáticas do metrô de Roma não estão preparadas para lidar com cartão de crédito (ao contrário de Milão, onde isso funciona perfeitamente, como em Paris e NY).
Regras de Postagem