Igrejas Em Roma Que Vale a Pena Conhecer Perto da Piazza della Repubblica e da Piazza del Popolo

Este roteiro começa na espetacular Basilica di Santa Maria degli Angeli e dei Martiri, bem no centro da Piazza della Repubblica.

Originalmente projetada por Michelangelo em 1562, no lugar das Termas de Diocleciano, seu projeto foi consideravelmente alterado ao longo dos anos.

Entretanto, de certa forma a ideia central do mestre renascentista se manteve intacta: a junção do antigo e do moderno, proposta já facilmente percebida na fachada de ruínas originais das termas.

 S.Maria degli Angeli - Terme di Diocleziano
Foto: Allie_Caulfield

Dentro da igreja, o choque é tremendo. Lindamente decorada em mármore de tons rosados (ainda que nem tudo seja mármore), a basílica impressiona. Apesar das dimensões imensas, sua incrível beleza faz tudo parecer delicado, fino e sutil. As duas capelas do transepto traduzem isso com fidelidade. É a mesma sensação de quando se entra na Basílica de São Paulo Fora dos Muros; é linda e impactante sem ser ostentosa ou exagerada. Uma das belas surpresas de Roma!

Caminhando cerca de 4 minutos você encontrará a bela e monumental Fontana dell’Acqua Felice ou Fontana del Mosè, com seu grande Moísés ao centro.

Terminando a fonte você dará de cara com a Igreja Santa Maria della Vittoria. Embora famosa por aparecer no filme “Anjos e demônios”, seu grande trunfo é abrigar provavelmente aquilo que se tornou um dos maiores símbolos da arte barroca, o Êxtase de Santa Tereza, de Gian Lorenzo Bernini.

Photo: ho visto nina volare

Imponente na Cappella Cornaro, a famosíssima escultura atrai milhares de turistas, que ficam boquiabertos com cada curva inexplicável que o gênio de Nápoles esculpiu em mármore e dela fez a obra-prima de sua carreira.

Entretanto, Santa Maria della Vittoria não se resume somente a Bernini, uma vez que a igreja, como um todo, é um dos maiores exemplos da arte barroca que se pode ver.

Seu pequeno espaço físico não acompanha sua imensurável beleza e riqueza. Seja o altar, o teto, a cúpula, a abside, os afrescos, o órgão, sejam as demais capelas e esculturas, cada detalhe, tudo é incrivelmente belo e lindamente barroco. Visita obrigatória!

Depois de ficar atordoado com duas igrejas de tirar o fôlego, pegue a esquerda e caminhe pela Via Barberini, onde você encontrará a praça homônima, com a monumental Fontana del Tritone, outra incrível obra “berniniana”.

Fontana del Tritone
Fontana del Tritone

Continuando, vire a segunda à direita, na Via dei Due Macelli, e chegará à famosa Piazza di Spagna, um dos cartões postais de Roma. Continue até a Piazza del Popolo, onde todos se encantam com as igrejas gêmeas, mas poucos sabem que atrás da praça, escondida lateralmente, está a igreja de maior peso artístico de Roma, a Basilica Santa Maria del Popolo.

Onde mais você encontra obras de Pinturicchio, Rafael, Sebastiano del Piombo, Caravaggio, Annibale Carracci e Bernini?

Alguns desavisados até entram, mas por não encontrarem um interior rico em mármore ou afrescos, saem sem se darem conta da riqueza ali escondida.

A primeira capela da direita é a Cappella del Presepio e conta com um ciclo de afresco de Pinturicchio. Olhando para o altar, à sua esquerda se encontra a Cappella Cerasi e nada menos do que duas das mais belas obras de Caravaggio: a Crucificação de São Pedro e a Conversão de São Paulo. Sem dúvida, obras primas!

Cappella Cerasi Caravaggio
Cappella Cerasi Caravaggio

A capela ainda conta com a Assunção da Virgem, de Annibale Carracci ao centro. Percorrendo este corredor, já próximo à entrada, você encontra a Cappella Chigi, também famosa pelo filme Anjos e Demônios.

A belíssima cúpula dourada de mosaicos é projeto de Rafaello Sanzio, as incríveis esculturas do profeta Daniel e o Leão e de Habacuque e o Anjo são assinadas por Bernini, e a pintura central, Nascimento da Virgem, é obra de Sebastiano del Piombo. Está bom ou quer mais?

Dica: Fique atento aos horários, a igreja permanece fechada das 12.30hs até as 16.00hs.

Volte pela famosa Via del Corso (a rua entre as igrejas gêmeas) e após passar pela Via Vittoria, à sua direita encontrará a Basilica dei Santi Ambrogio e Carlo al Corso, ou simplesmente, San Carlo al Corso.

Lindamente decorada por afrescos e mármores rosados, a igreja impressiona por sua beleza. A cúpula (5ª maior em amplitude de Roma), a abside e o altar maior levam a assinatura de Pietro da Cortona.

Em suma, San Carlo al Corso é outro belo exemplo de arte barroca na Cidade Eterna e com certeza merece uma visita. Veja o itinerário no mapa abaixo:

Deixe um comentário