• Conheça Roma em 3 dias


      Estou indo em junho para Europa, ficarei 4 dias em Roma e depois tenho que pegar alguma condução (ônibus, trem, etc.) para Paris, onde ficarei 5 dias. Em Roma ficarei no Noto Hotel, localizado na Via Calatafimi 12. É muito longe do centro?

      Como estou indo sem guia, por conta própria, estou com receio em me perder e programar os meus dias. Você poderia me ajudar?

      O hotel onde você vai ficar não é muito próximo do centro, mas é muito perto da estação Termini, onde tem trem, metrô e ônibus para todos os lugares que você precisa ir.

      Você já pesquisou na Ryanair preços de voos para Paris? Acho que compensa mais do que pegar trem. Tanto pelo preço quanto pelo tempo.

      Se você tiver um mapa em mãos (que dão em todos os hotéis), dificilmente vai se perder em Roma.

      Quanto a programação, o melhor seria você mesma ver o que mais te interessa e montar o seu roteiro, mas vou te mostrar um tour básico que uma conhecida fez por esses dias aqui:

      1º dia de manhã:

      • Coliseu
      • Palatino
      • Foro Romano

      1º dia a tarde:

      • Mercado de Trajano
      • Monumento a Vittorio Emanuele II
      • Campidoglio



      2º dia de manhã:

      • Basílica de São Pedro
      • Tumbas dos Papas
      • Cúpula da basílica
      • Castel Sant’Angelo

      2º dia a tarde:

      • Piazza Navona
      • Pantheon
      • Fontana di Trevi
      • Piazza di Spagna



      3º dia (manhã e tarde):

      • Museus Vaticanos (neles você gasta umas 4-5 horas)



      Particularmente, esse roteiro é meio cansativo, mas para quem tem poucos dias e quer ver o básico de Roma não tem outro jeito… tem que trazer um sapato confortável e se preparar para caminhar muito.

      Você que tem um dia a mais poderia deixar para fazer algumas coisas no quarto dia. E poderia incluir também alguns passeios que não estão nesta programação, mas que te interessariam (veja Principais Pontos Turísticos de Roma).

      Esse foi só para te dar uma ideia.
      Comentários 35 Comentários
      1. Avatar de william ribeiro
        william ribeiro -
        Olá Dani.
        Pretendo visitar o museu do Vaticano em 15 de janeiro.
        Mesmo sendo inverno,baixa temporada, deve comprar ingresso antes?
        Criança com 12 anos pagam inteira ou o ingresso reduzido/
        grato
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, William! Um pouco de fila sempre vai ter, mas então, vá não muito cedo... vá lá pelas 11h assim a maioria do pessoal já entrou. Dos 6 aos 18 anos se paga o bilhete ridotto (reduzido): 8 euros (+ 4 euros se comprado pela internet). Obs.: leve um documento de identidade da criança, pois pode ser que peçam.
        Abs!
      1. Avatar de mytic
        mytic -
        Olá,
        Fizemos este Roteiro para seguir nos dias 4, 5 e 6 de Julho e vamos ficar num hotel junto à estação de Termini.
        1º dia:
        Museus Vaticano/Basilica S Pedro (não vamos subir à cupula, mas vamos às Tumbas)/ Exterior Castel S Angelo (não vamos entrar)/Ara Pacsis/Piazza Del Popolo/Piazza Di Spagna/Caffé grecco/Fontana Di Trevi (fotos a noite)
        2º Dia
        Coloseu/Forum Romano/Palatino/San Pietro In Vincoli/Piazza Veneza/Campidoglio/Margens da Isola Tiberina/Bocca dela Verita/Basilica Santa Sabina/Circus Maximo/ Arco Constantino/ queriamos ir à basilica de S Giovanni in Laterano mas não sabemos onde encaixar esta visita-Talvez no final deste dia ou do 3º dia?)
        Será que este dia estará um pouco exagerado??
        3º Dia - Temos de estar na estação Termini às 17h para apanhar o autocarro para o aeroporto:
        Cedo deixar as malas guardadas na Estação Termini, seguir (a pé ou em que transporte?) para a Basílica de Santa Maria Maggiore/Fontana di trevi (fotos de dia) - qual a maneira mais rápida e fácil de chegar aqui desde a Bas. SM Maggiore? /Piazza Navona/Panteão/Basilica di San Giovanni in Laterano - qual a maneira mais rápida e fácil de chegar aqui desde o Panteão?

        Não vamos comprar o RomaPass, estamos a pensar comprar daqueles bilhetes que dão para 3 dias e que dão para metro e Bus, que acham? Como pedir este tipo de Bilhete lá em Roma?

        Obg e Bijus
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, mytic! O primeiro e segundo dias estão bons. Deixem San Giovvani in Laterano para o terceiro dia.

        Podem ir a pé a Santa Maria Maggiore, é perto da estação Términi. Depois de Santa Maria, peguem o metrô A na Piazza Vittorio (direção Anagnina) e desçam em San Giovanni. Depois peguem novamente o metrô A (direção Termini) e desçam na estação Barberini. Caminhem até a Fontana di Trevi, depois Pantheon e Piazza Navona. Para voltar para Termini, peguem o ônibus "64 - Termini" na Corso Vittorio Emanuele.

        O bilhete para 3 dias você pode comprar nas máquinas em qualquer estação de metrô ou pedir na bilheteria "Biglietto per 3 giorni". Mas, eu não acho que compense... se vc comprar, por exemplo, 5 bilhetes normais (valem 100 minutos e somente uma corrida no metrô) vai gastar 7,50 euros... o bilhete de 3 dias custa 16,50. Pela minha experiência (gosto de caminhar bastante), vcs não vão precisar de mais de 4 bilhetes por pessoa por dia.

        Bjos!
      1. Avatar de mytic
        mytic -
        Obrigada pelas dicas dani!

        Entretanto já alteramos o roteiro um pouco, será que podes dar o teu aval?
        Qual a melhor maneira, paras o Domingo, esta:
        https://www.google.pt/maps/dir/Colos...5!3e2?hl=pt-PT
        ou esta:
        https://www.google.pt/maps/dir/Colos...1!3e2?hl=pt-PT

        Mais uma ajudinha, vamos deixar a igreja Santa Maria Maggiore para ultimo, podes me indicar qual a melhor maneira de chegar a Basilica San Pietro in Vincoli ou à Basilica di San Giovanni in Laterano desde:
        - Campo de Fiori
        - Piazza Navona

        Será o Bus a melhor opção, se sim, qual e onde apanhar?

        Obrigada pela disponibilidade!

        beijinhos.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, mytic! Os dois estão bons... depende dos seus interesses... A vista do buraco da fechadura da Ordem dos Cavaleiros de Malta no monte Aventino é muitobonita, mas é somente uma vista e é meio cansativo chegar lá pra ficar um minuto e voltar... Mas, se for, passe também no Giardino degli Aranci na Via di Santa Sabina que tem uma vista panorâmica bem bonita de Roma. Pra quem é católico a Basílica de San Giovanni in Laterano é muito especial, pois é a igreja católica mais importante do mundo (mais que São Pedro), é muito bonita e dá pra ir de metrô.

        Para San Giovanni, na Corso Vittorio Emanuele, na parada Corso Vittorio Emanuele/Argentina, vc pode pegar o ônibus "87-Lgo. Colli Albani", andar por 10 paradas e descer na parada "Merulana/San Giovanni".

        Para San Pietro in Vincoli, vc tem que pegar o mesmo ônibus 87, andar por 5 paradas e descer na parada "Fori Imperiali" e de lá ir pé. https://goo.gl/maps/6yIoE

        Veja como consultar o site da ATAC para saber como ir de um lugar a outro em Roma: Transporte em Roma: Dicas Sobre Ônibus

        Bjos!
      1. Avatar de mytic
        mytic -
        Olá Dani,

        Obrigada pela ajuda, mesmo!

        Quanto ao "buraco da fechadura" como não é mt acessível para visitar dado o tempo disponível que temos, e graças á tua dica, já o retiramos do roteiro, no entanto a minha dúvida em relação às duas opções que te enviei era mais saber qual a melhor ordem de visita para estes pontos, pois queria apanhar a "boca da verdade" a tempo de visita...

        Desculpa insistir nisto, mas achas bem fazer nesta ordem este percurso,:
        Coliseu/Arco constantino, palatino, forum, voltar para ver o circus máximus, boca da verdade, campidoglio, mercado trajano (se tivermos tempo e for gratis a entrada) e acabar na praça de veneza? Ou sugeres alterar a ordem de visita destes pontos?

        Quero muito ir ver a Basílica de San Giovanni in Laterano, vamos fazer isso na 2ª feira, mas se der tempo queremos ir tb a San Pietro in Vincoli e às Escadas santas/sagradas, daí a minha pergunta em relação ao Bus como me orientaste que era o mesmo autocarro é mais fácil assim para visitar tudo!

        Em relação aos bilhetes de metro/bus, como já me ajudaste no outro tópico, decidimos ir comprando conforme formos precisando, deve ser o suficiente!


        Obrigada e beijinhos.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        De nada, mytic!

        Quanto a ordem, acho melhor: Palatino, Fórum, Coliseu/Arco de Constantino, Mercado de Trajano, Campidoglio e, se der tempo, Bocca della Verità e Circo Massimo (eu acho a Bocca della Verità meio sem graça, pra ser sincera, e do Circo Massimo sobrou uma ruína muito pequena).

        A Escada Santa você viu que é do lado de San Giovanni, né?

        Bjos!
      1. Avatar de mytic
        mytic -
        Olá Dani,

        Pois, o Coliseu queríamos fazer logo em 1º lugar e vamos mt cedo para a porta pq, como é no 1º domingo do mês e é grátis, deve ter um monte de gente... e só dp da visita seguiríamos para um dos outros pontos, não sei é qual ...

        Sim, vi que as escadas santas ficam ao lado da San Giovani, se der, doamos lá um pulo tb!

        Obrigada pela tua ajuda, tem sido fantástica!
        beijinhos
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Ah entendi, mytic... Tudo bem! Eu tinha colocado o Coliseu depois do Palatino e Fórum Romano para não ter que enfrentar a fila do Coliseu para comprar o bilhete... Cheguem cedo mesmo, porque atingindo um certo número de pessoas eles bloqueiam a entrada de outros visitantes (por motivo de segurança).

        De nada!

        Bjos!
      1. Avatar de mytic
        mytic -
        Pois, como não precisamos de bilhete para entrar, vamos logo para o Coliseu... Depois estava a pensar fazer assim:
        Coliseu, Arco constantino, palatino, forum (tem ligação directa do palatino para o forum, ou temos de sair do palatino e dar uma volta grande para entrar no forum? ), campidoglio, mercado trajano, praça veneze e dp talvez passar pela bocca da verdade e circus máximus... que achas desta ideia?


        Obg querida!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Sim, tem ligação do Palatino para o Fórum. Acho melhor depois destes 3: Mercado de Trajano (se estiver com pouco tempo, veja-o somente por fora), Piazza Venezia, Campidoglio, Bocca della Verità e Circo Massimo.

        Bjos!
      1. Avatar de mytic
        mytic -
        Olá Dani,

        Vou então fazer como sugeriste.

        E, Sábado lá partimos em direcção a Itália, para um roteiro e terminamos em Roma...

        Quando chegar, dou o feedback da experiência...

        Mais uma vez, Obrigada, mesmo, por toda a ajuda Dani!!

        Bijussssss
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Legal! Espero seu feedback!
        Boa viagem!
        Bjos
      1. Avatar de Vanda
        Vanda -
        Olá Dani.
        Vou para Roma em Dezembro chego por volta das 14h, fico no B&B Lost In Rome apenas fico 3 dias gostaria de saber qual o melhor roteiro para conheçer Roma o máximo possível. Agradeço a sua ajuda.