• Visita com Guia na Necrópolis de São Pedro em Português

      Estou aqui em Roma, amando cada minuto.

      Sobre guia em português, tenho visto muitas excursões por aqui. Eu particularmente só fiz uma visita guiada em Português, que foi à Necrópolis, no subsolo da Basílica de São Pedro.



      Foi incrível, e acho IMPERDÍVEL!

      Eu já falei sobre o agendamento em outro tópico. Gente, estou aqui no quarto do hotel bebendo vinho e não lembro qual tópico!

      Enfim, resumirei novamente:
      • eu mandei um email para o Ufficio Scavi (Escritório das escavações)
      • em menos de 2 horas recebi a resposta (acho que no verão deve ser mais demorado), confirmando a disponibilidade do dia escolhido (disse que queria entre os dias 17 e 18 de fevereiro, e isso foi semana passada!), e as instruções para pagamento.
      • enviei o numero do cartão e logo em seguida recebi o recibo confirmando a visita.

      Existe a possibilidade de escolher o idioma, mas eu nem tive essa idéia, e mesmo assim me colocaram na visita em Português.

      Então, ontem, fomos lá no Vaticano. Minha visita estava agendada para às 14h30, e fui buscar informações por volta das 13h30, quando saí dos Musei Vaticani.

      Do lado esquerdo da imensa Piazza de S. Pietro existe uma rua chamada Paolo VI, onde, junto à basílica, existe um portão com a guarda suíssa. Os guardas são extremamente simpáticos, e nos disseram para chegar 15 minutos antes e nos apresentar à polícia, que fica numa casinha logo ao lado.

      Fomos lá, então, no horário combinado, e novamente, recebidos com muita simpatia, nos direcionaram à secretaria do Ufficio Scavi. Lá encontramos uma turma de brasileiros que aguardavam o guia, trocamos o recibo (que havia sido enviado por email, e nós levamos impresso) pelo ingresso e em menos de 2 minutos o guia chegou e iniciou a visita.

      Este guia, é um jovem religioso brasileiro de Curitiba, e eu me odeio por não lembrar o nome dele [é Padre Vagner Luís Laska], porque ele foi simplesmente incrível, de uma disposição e gentileza sem par. A visita não é simplesmente uma amostra, e sim, uma aula de história.

      Ele explicou tudo sobre a construção da Basílica, levou desenhos, mapas, e sabia TUDO sobre o tema da visita.

      Sério, pessoas, esses 13 euros não pagam o que é oferecido. É muito bacana, imperdível! Vou recomendar em todos os trip advisors da vida...

      Assim que a visita acaba (dura 1h30), a gente pode entrar direto na Basílica, sem pegar a fila imensa que existe do lado de fora. Fila imensa em pleno inverno. Imagino no verão!

      É isso que tenho para contribuir por enquanto. Mandem email para o Ufficio Scavi. Eles são muito rápidos e prestativos. Vir até o Vaticano e não fazer isso é bobagem!

      Qualquer dúvida me falem que eu tento ajudar! Se quiserem a cópia do email que eu mandei com o meu italiano meia-boca, posso colar aqui também!
      This article was originally published in forum thread: Passeios em Roma com guia falando portugues started by eloisa macedo View original post
      Comentários 77 Comentários
      1. Avatar de avillatoro
        avillatoro -
        Olá Raquel,

        Como respondi logo acima, estive lá em setembro com a minha esposa - e foi exatamente aqui que fiquei sabendo de tudo graças à Dani e aos participantes do forum. Vamos às respostas:

        a) Vale a pena visitar a Necrópole seja qual for a idade, não veja isso como empecilho, ok? A experiência será tão gratificante que no percurso voce esquecerá qualquer dificuldade.
        b) Sim...o percurso é de 1:30 hora; o caminho é um pouco abafado e úmido, com algumas passagens estreitas, mas nada impossível; voce estará tão fascinada com as informações e a aula de história do Padre Vagner Laska (brasileiro e guia do passeio) que você esquecerá qualquer dificuldade!!
        c) leve uma mochila ou bolsa pequena com a água, pois mochilas e bolsas grandes devem ser deixadas na entrada e para retirar no final do passeio a volta será muuuiitto grande!!
        d) Não tem banheiro no caminho, só na entrada ou no final do passeio mas te garanto uma coisa: voce nem irá lembrar dessa "necessidade" já que seu interesse estará voltado ao passeio
        e) a entrada é pelo lado esquerdo da Praça São Pedro, na Via Paolo VI (meio escondido mas voce achará), e a saida é pela cripta do Vaticano, com saida direta para a Catedral, uma grande vantagem, acredite!

        E...acredite: será a melhor experiência que voce poderá ter na Catedral de São Pedro, um banho de história, cultura, religião, enfim.... o momento mais emocionante do Vaticano pois você conhecerá o VERDADEIRO túmulo de São Pedro e saber porque ele está naquele local determinado, com visão até de algumas reliquias. Não deixe de fazer esse passei, voce conseguirá!

        Abraço e não deixe de ir!

        Ademir Villatoro


        Citar Postado Originalmente por RAQUEL NASCIMENTO Ver Post
        OLÁ, preciso de ajuda rs, da última vez que fui a Roma, subi até a cupula da basilica, e foi td bem embora seja cansativo, agora estou pensando em fazer a visita a necrópole, mas não tenho mais a mesma idade rs então pergunto: leva mesmo 1:30 de visita o caminho é arejado, pode levar garrafa de água, tem banheiro no caminho? ahhh outra coisa, a entrada e saída são as mesmas? abs
      1. Avatar de avillatoro
        avillatoro -
        Olá Dani, tudo bem com voce?

        Bom.... antes tarde do que nunca, né? Voltei aqui para o Forum e participar novamente colocando nossas experiências vividas em Roma durante o mês de setembro.Vou procurar responder em cada tópico, tá?

        Com relação à visita à Necrópole do Vaticano, em primeiro lugar, quero agradecer muito à voce, Dani, à Ingret (irmã do nosso padre-guia) e à Veri, que praticamente iniciou esse post. Sem voces eu certamente não teria conhecido o passeio mais emocionante do Vaticano, que recomendo EXPRESSAMENTE!

        De início, acredito que todos os procedimentos para o agendamento da visita estão claros, né? Acho que já foram suficientemente descritos e eles FUNCIONAM PERFEITAMENTE!

        No dia de nossa visita, 13 de setembro, chegamos cinco minutos antes do horário na barreira da Guarda Suiça, que os fez aguardar até o exato horário determinado da entrada, ou seja, os quinze minutos antes da visita agendada. Entramos pelo estacionamento daquela área, um setor administrativo do Vaticano e caminhamos até a sede do ˜Ufficio Scavi"; nos identificamos pelo e-mail recebido e aguardamos o início da visita.

        Quem veio nos recepcionar foi o Padre Vagner Laska, de Curitiba e que trabalha no Vaticano. De inicio ele explicou o significado de diversos sinais existentes no local e a história começa na época do Circo de Nero. Começamos a caminhada vendo uma maquete de como era o local na época e como é agora. O Padre Vagner, a cada ala, mostrava através de mapas e gravuras todos os detalhes ali existentes. As passagens são estreitas, mas rigidamente controladas por portões com senhas e câmeras de controle. Descemos a 30 metros abaixo do nível da Catedral de São Pedro, um mundo inimaginável e que é difícil de acreditar que ele existe quando estamos na Catedral. O Padre nos mostra os pilares da primeira igreja de São Pedro, construida pelo Imperador Constantino nos anos 300 D.C. e explica o porque da existência da necrópole, sua importância para a cristandade e para a própria Catedral de São Pedro.

        E o ponto alto é o túmulo de São Pedro, o verdadeiro. Padre Vagner nos conta como ele foi descoberto porque ele encontra-se naquele exato local. A viagem - sim, é muito mais que um simples passeio - é repleta de fatos históricos, um banho de cultura mas sem cair na pura ideologia religiosa - portanto, recomendo a católicos, cristãos, evangélicos, céticos, enfim, a todos que gostem de uma verdadeira aula de história.

        O final da viagem é na cripta dos papas, onde vemos os túmulos de alguns papas lá enterrados. E depois acesso direto à Catedral, sem pegar nenhuma fila.

        Não se pode fotografar nada da necrópole, o Padre Vagner pedirá isso encarecidamente e explicará porque.

        Enfim... na minha opinião o ponto alto da visita ao Vaticano. Apesar das passagens estreitas, da umidade, do sobe-desce, dá para fazer tranquilo, mesmo os mais idosos ou sem preparo físico.

        Qualquer dúvida é só me perguntar e.... NÃO PERCAM ESSE PASSEIO!

        Abraço!

        Ademir
      1. Avatar de avillatoro
        avillatoro -
        Oi Ingret, tudo bem?

        Quero agradecer muito as suas dicas sobre a visita à Necrópole. Fomos no dia 12/set/2012 e quem nos acompanhou foi justamente seu irmão , o Padre Vagner Laska, com direito a fotografia e todas as informações necessárias. Até perguntei a ele no começo: "Padre, o senhor é irmão da Ingret?". Com a resposta afirmativa, disse que "ele estava ficando famoso no Brasil". E ele completou: "devido ao Dicas de Roma", né? Pronto! Estávamos todos identificados e integrados....rss... É impressionante não só o profissionalismo de seu irmão mas principalmente a paixão e a determinação com que ele faz e explica todo o passeio. Sem dúvida, o ponto alto da visita ao Vaticano.

        Muito obrigado pela dica! Um grande abraço e agradecimento meu e da Sonia!

        Ademir Villatoro

        Citar Postado Originalmente por Ingret Ver Post
        Oi Paula!
        O guia brasileiro que faz o tour na Necrópolis de São Pedro é meu irmão, Vagner Luis Laska!
        Conversamos hoje por telefone e ele ficou muito feliz com os seus comenários sobre o tour!
        Abraços!
      1. Avatar de RAQUEL NASCIMENTO
        RAQUEL NASCIMENTO -
        Ademir, agradeço imensamente seus comentários, mas ainda assim acho que não vou encarar rsrs mas meu marido não vai perder essa visita, então pergunto, qdo terminar a visita a saída é para a basílica de San Pietro? Pois como vou ficar fora, poderia passear por perto e encontrá-lo dentro da basílica? Obrigada
      1. Avatar de avillatoro
        avillatoro -
        Ahhh...Raquel... Eu acho que você irá perder um grande passeio, hein? Pode ir que é bem "light"!

        De qualquer forma, caso você decida não ir mesmo, o término do passeio é na cripta dos papas... Aí é só subir uma escadinha e estará dentro da basílica. Outra opção é sair bem em frente à escada de acesso à cúpula da catedral. Acho importante ressaltar que a subida à cúpula é muito, mas muito pior que o passeio à Necrópole sob o ponto de vista físico, tá?

        Abraço!

        Ademir

        Citar Postado Originalmente por RAQUEL NASCIMENTO Ver Post
        Ademir, agradeço imensamente seus comentários, mas ainda assim acho que não vou encarar rsrs mas meu marido não vai perder essa visita, então pergunto, qdo terminar a visita a saída é para a basílica de San Pietro? Pois como vou ficar fora, poderia passear por perto e encontrá-lo dentro da basílica? Obrigada
      1. Avatar de RAQUEL NASCIMENTO
        RAQUEL NASCIMENTO -
        Citar Postado Originalmente por avillatoro Ver Post
        Ahhh...Raquel... Eu acho que você irá perder um grande passeio, hein? Pode ir que é bem "light"!

        De qualquer forma, caso você decida não ir mesmo, o término do passeio é na cripta dos papas... Aí é só subir uma escadinha e estará dentro da basílica. Outra opção é sair bem em frente à escada de acesso à cúpula da catedral. Acho importante ressaltar que a subida à cúpula é muito, mas muito pior que o passeio à Necrópole sob o ponto de vista físico, tá?

        Abraço!

        Ademir
        oK ADEMIR, estou mais encorajada rsrsr pelo sim, pelo não vou fazer o pedido dos ingressos, ai no dia eu resolvo, mas não vou arriscar resolver ir e não puder. Na verdade o meu porém é não o cansaço físico, mas o psicológico, tenho medo de ficar claustrofóbica rsrsr mas enfim, vou providenciar as reservas, afinal esperar sozinha num frio de inverno deve ser pior né rsrsrs abs Raquel
      1. Avatar de avillatoro
        avillatoro -
        Raquel,

        Não perca a coragem e vá tranquila que voce conseguirá. Quanto à claustrofobia, lembre-se que voce ficará horas dentro de um avião a caminho da Europa e não sentirá nada... Nesse quesito, o passeio é moleza, pode acreditar!

        Abs!

        Citar Postado Originalmente por RAQUEL NASCIMENTO Ver Post
        oK ADEMIR, estou mais encorajada rsrsr pelo sim, pelo não vou fazer o pedido dos ingressos, ai no dia eu resolvo, mas não vou arriscar resolver ir e não puder. Na verdade o meu porém é não o cansaço físico, mas o psicológico, tenho medo de ficar claustrofóbica rsrsr mas enfim, vou providenciar as reservas, afinal esperar sozinha num frio de inverno deve ser pior né rsrsrs abs Raquel
      1. Avatar de csa
        csa -
        Ciao a tutti!
        minha viagem está quase chegando! Agora é a hora de comprar os ingressos ! Achei bem interessante os posts sobre esse tour guiado à Necropoles e vou fazerlo! Quero fazer também o tour guiado pelo Museu Vaticano e Capela Sistina. Vi que vocês recomendam fazer o tour de Necrópolis na parte da manhã e na sequencia fazer Museu Vaticano porque já sai direto no Museu Vaticano e evita pegar fila. Fiquei com dúvida: essa dica vale mesmo para quem quer fazer o tour guidado ao Museu Vaticano?
        Grazie,
        Cris
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Ciao, Cris! Na verdade, acho que é o contrário... o pessoal recomenda fazer a visita aos Museus na parte da manhã e as Necrópoles a tarde (depois, para entrar na Basílica não precisa pegar nenhuma fila). Mesmo porque, se não me engano, nas Necrópoles as visitas são sempre à tarde. De qualquer forma, se vc comprar o ingresso para o Museu pela internet não precisa enfrentar a fila.

        Abs e boa viagem!
      1. Avatar de csa
        csa -
        Entendi Dani,
        obrigada
        Cris
      1. Avatar de Kacris
        Kacris -
        Oi gente,
        não poderia deixar de agradecer aqui todas as dicas da Dani e dos demais.
        Agradeço muito ter lido a dica de visitação às Necropolis.
        Fiz a visita no último dia 11/05 e tive a felicidade de ter como guia o Padre Vagner Luis.
        Sem dúvidas um estudioso e apaixonado pelo que faz! Foi uma aula de história muito emocionante.
        Roma é maravilhosa, os Museus do Vaticano incríveis, mas sem dúvida, o ponto alto do tour ao Vaticano é essa visita às Necrópolis. Me emocionei muito.
        Então, agradeço mais uma vez as dicas que me propiciaram viver esse momento inesquecível e único!
        Parabéns ao Padre Vagner pois faz seu trabalho brilhantemente!
        Abraços a todos
        Kacris (já com saudades de Roma )
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Obrigada, Kacris!
        Fico muito contente por ter te ajudado a passar dias maravilhosos em Roma!
        Sempre que precisar, estamos por aqui
        Bjos
      1. Avatar de yoli
        yoli -
        Gente, mandei um email ontem e hj eles já me responderam marcando a visita!!! fiquei super feliz!!! irei dia 28 de agosto as 14: 15.
        Dani, vc sugere que eu visite o vaticano antes da necrópoles, que horas mais ou menos vc acha que eu chego no vaticano, para dar tempo de comer algo e ir pra necrópolis??
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Yoli! Que jóia!

        Olha, para dar tempo de visitar os museus vaticanos e comer, vc teria que chegar lá, no máximo, umas 9 horas com o bilhete já comprado. A Basílica, deixe para visitar depois da visita às Necrópoles, o guia te indicará o caminho interno para chegar nela sem ter que pegar fila.

        Sugestões de restaurante perto do Vaticano:
        la Soffitta Renovatio, Roma - Recensioni sui ristoranti - TripAdvisor que fazem pizza sem glúten também
        Arlu, Roma - dicas e avaliações sobre restaurantes - TripAdvisor
        Laboratorio dell'Officina Biologica, Roma - Recensioni sui ristoranti - TripAdvisor (aqui usam alimentos orgânicos)

        Abs!
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Yoli, é muito importante tb que vc veja onde fica cada entrada no Vaticano para não perder a visita: http://goo.gl/maps/fxDbh
        Abs!
      1. Avatar de yoli
        yoli -
        Muito obrigada pelas dicas, Dani. Já comprei o ingresso do vaticano para as 9;00 e ficarei atenta a entrada. Muito obrigada!! Bjs
      1. Avatar de Victor Piedade
        Victor Piedade -
        Muito legal, sexta feira enviei o e-mail solicitando a visita para 26 de agosto, e sábado já recebi a confirmação.
        No e-mail solicitei que o guia fosse o Pe. Vagner Luis Laska! Mas isso eles não confirmaram.. :-( ..
        Abs.
        Victor
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Victor! Que bom! Se não me engano, dia 26 de agosto o Pe. Vagner Luis ainda estará em férias, mas os outros guias também são muito bons.
        Abs!
      1. Avatar de Victor Piedade
        Victor Piedade -
        Oi Dani,
        Que pena o Pe Vagner estar de férias.... mas enfim... vamos aproveitar o que pudermos.
        Obrigado pelas ótimas dicas.
        Abraços
      1. Avatar de Sochiarelli
        Sochiarelli -
        Olá! Agendei a visita à Necrópole para o dia 30/08, mas não paguei nada ainda. Disseram para eu levar o e-mail com o agendamento e efetuar o pagamento lá mesmo. Está certo isso?