• Visitando as Necrópoles Vaticanas

      A Necrópole do Vaticano (Necropoli Vaticana) é um antigo cemitério romano onde coexistiam tumbas de cristãos e pagãos e estão localizadas sob a Basílica de São Pedro, embaixo ainda das grutas do Vaticano (onde estão enterrados os Papas).


      Arquivo pessoal

      História da Necrópole Vaticana


      Onde hoje está o Vaticano, e mais precisamente a basílica, ou seja, as colinas vaticanas, foram transformadas diversas vezes ao longo dos séculos até chegar a sua forma atual.

      Na época de Calígula (12 a 41d.C.) foi começada a construção do Circo di Nerone terminado por Nero, daí o seu nome. Era uma área destinada a espetáculos e no centro se encontrava o obelisco, aquele que hoje está no centro da Piazza San Pietro.

      O obelisco é uma das poucas coisas originais daquela época, e antes se encontrava em frente a onde hoje está o Ufficio Scavi (Escritório das Escavações) da onde se parte para a visita das Necrópoles e foi colocado ao centro da praça a pedido do Papa SistoV.

      No II século d.C. o Circo foi abandonado e dividido em partes vendidas a pessoas privadas para a construção de mausoléos. Naquele período, cada família havia o seu mausoléo onde eram enterrados ou depositadas as cinzas de membros cristãos e pagãos num mesmo lugar.

      Da parte escavada somente um mausoléo é totalmente cristão, um que antes sendo pagão foi vendido a uma senhora que o reformou com mosaicos de motivo cristão; no teto se vê a imagem de Jesus Cristo por exemplo, e é esse mausoléo que foi quase destruído em medos do século XV quando algumas reformas feitas nas grutas para sistemar a tumba de um Papa resultou em um buraco no teto do mesmo.

      É incrível que mesmo sendo descoberta a existência desses mausoléos, na época, não se deu a importância devida e as necrópoles continuaram escondidas, vindo a serem descobertas apenas cinco séculos depois.

      Continuando o processo histórico, na época de Constantino (274 a 337d.C.) as necrópoles foram cobertas com terra. Constantino queria construir uma basílica no local, hoje conhecida como a primitiva Basílica de São Pedro, e como as leis da época previam que não se podia destruir necrópoles, mausoléos, etc. ele decidiu cortar os seus tetos de modo que ficassem todos praticamente retos e cobrí-las com terra.

      O mais interessante é que tudo indica que ele sabia que o corpo de São Pedro estava enterrado ali, porque onde estaria o seu corpo foi construído um monumento, e era exatamente sobre esse monumento que na basílica primitiva ficava o altar, que aliás era móvel.

      A descoberta da Necrópole


      Dizem que a Necrópole foi descoberta por acaso a pedido do Papa Pio XII que queria achar a tumba de São Pedro porque queria ser enterrado o mais próximo possível do santo. Mas não se sabe ao certo se isso é verdade ou não, não existe nenhum documento escrito comprovando isso.

      De qualquer maneira, em uma das obras feitas nas grutas do Vaticano foi perfurado, novamente, o teto de um dos mausoléos, e dessa vez se decidiu pelas escavações.

      Se sabe que as necrópoles vão pelo menos até o Castel Sant’Angelo de um lado e muito além do outro, mas por diversos motivos as escavações foram somente de onde está o Baldaquino de Bernini dentro da Basílica até onde está hoje o obelisco.

      As escavações se deram entre os anos de 1939 e 1949 no período do Papa Pio XII, o dito Papa mais culto da história da igreja. E mesmo com a segunda guerra os trabalhos não se interromperam.

      É incrível como os mausoléos estão perfeitamente conservados, os afrescos os mosaicos...


      Arquivo pessoal

      A tumba de São Pedro


      Quando os arqueólogos encontraram aquilo que seria a tumba de São Pedro ela estava vazia. Mas, perto dela foram encontradas caixas com ossos.

      Em um primeiro momento não deram tanta importância a essas caixas, mas depois com o trabalho da senhora responsável por ler as epígrafes em latim um estudo foi realizado com aqueles ossos e foi descoberto que pertenceria a um homem, robusto, de mais ou menos 70 anos, que tinha reumatismo, etc.. todas características que “comprovariam” que aqueles eram os ossos de Pedro (no caso do reumatismo se pensou que seria possível que ele o tivesse já que era pescador).

      A única coisa é que não conseguimos ver muito bem a sua tumba, o seu mausoléo e nem as caixinhas porque existem outras tumbas coladas à dele; as pessoas queriam ser enterradas o mais próximo possível do santo e isso impede um pouco a visão.

      As 19 caixas com seus ossos foram retiradas do seu mausoléo mas, depois, retornaram ao seu lugar sagrado.


      A visita à Necrópole


      A visita deve ser reservada antecipadamente por email, é preciso escrever dizendo o número exato de participantes, os nomes dos participantes, a língua requerida para a visita (tem em português!), quando você gostaria que fosse (indicar as datas que você estará na cidade e eles escolherão uma e um horário) e a modalidade de resposta (endereço de email, fax ou endereço postal).

      Dica: atualmente, também é possível agendar a visita através do site do Ufficio Scavi.
      Faço um exemplo em italiano.

      Gent.mo Signore,

      vorrei prenotare la visita alla Necropoli. Siamo in (número de partecipantes) persone, (nomes) e vorremo che la visita fosse in portoghese tra il (primeiro dia) e il (último dia possível) se possibile. Il mio indirizzo email è il (o seu e-mail).


      Cordiali saluti,
      (o seu nome e sobrenome)


      Depois disso eles te responderão dizendo a data que reservaram para você e te enviarão em seguida um link onde você pode efetuar o pagamento.

      O preço da visita é de 13 euros e somente maiores de 15 anos podem fazê-la.

      No dia da visita basta que você chegue com 15 minutos de antecedência da hora marcada na Via Paolo VI, passe pela polícia e depois pela guarda suiça e vá diretamente ao Uffici Scavi. Não é nem preciso imprimir o comprovante, basta um documento.

      A visita é feita em grupos de no máximo 15 pessoas por um guia especializado e dura mais ou menos 2 horas.

      O meu guia era incrível e sabia tudo e mais um pouco da história do lugar, é tão apaixonado pelo que faz que estendeu um pouco a visita para a gruta, o que não faz parte.


      Arquivo pessoal

      Lá embaixo na necrópole a umidade do ar é de 98%, então é bem quente e não é recomendável ir nos meses de julho e agosto. Além disso as passagens são bem estreitas, então se você tem claustrofobia é melhor não fazer essa visita.
      A visita acaba nas grutas do Vaticano, e aí é possível visitá-la e entrar na Basílica sem pegar toda aquela fila.

      Enfim, a visita vale muito a pena. É uma visita única, com guias extremamente capacitados e é uma possíbilidade de ver uma coisa única, um cemitério que um dia já foi a céu aberto totalmente enterrado embaixo da basílica mais importante do mundo! É realmente incrível... Recomendo!

      Para ver algumas fotos das Necrópoles clique aqui.
      Comentários 36 Comentários
      1. Avatar de RAQUEL NASCIMENTO
        RAQUEL NASCIMENTO -
        Citar Postado Originalmente por Sochiarelli Ver Post
        Olá Dani!

        Consegui o agendamento para a visitação à Necrópole no dia 30/07/13, mas estou em dúvida se preciso comprar o ingresso para a Capela ou se após a visita já saio lá dentro. Obrigada!

        Abraços!
        Bom dia Sochiarelli, na visita à necrópole voce termina com acesso a basílica San Pietro. Para ver a Capela Sistina é necessário comprar ingresso para os Museus do Vaticano, a Capela está ao final da visita aos museus, a dica é comprar o ingresso para os museus pelo site e evitar a gigantesca fila. Assim voce pode agendar o horário de sua visita, eu sugiro reservar para os museus e capela pelo menos umas 3 horas. Abs Raquel
      1. Avatar de Aleck
        Aleck -
        Bom dia!
        Gostaria de saber qual o e-mail que eu posso enviar para agendar a visita as Necrópoles do Vaticano. Obrigada.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Aleck! Neste: scavi@fsp.va Tem um modelinho do que escrever ali em cima...
        Abs!
      1. Avatar de Murilo
        Murilo -
        Dani,boa noite se eu conseguir agendar essa visita voce acha que vai ficar muito corrido meu roteiro??

        01/jul Roma
        Coliseu
        Palatino
        Foro romano
        mercado de trajano
        Monumento a Vitorio Emanuelle II
        Campidoglio

        02/jul Roma
        Vaticano (Tumbas dos Papas e Basílica de São Pedro )
        Castel Sant’Angelo
        Piazza Navona
        Pantheon
        Fontana di Trevi
        Piazza di Spagna


        Obrigado
      1. Avatar de Fernanda Prieto
        Fernanda Prieto -
        Oi Dani, tudo bem ?
        Eu ja mandei diversos emails pra esse endereço, tentando agendar uma data para fazer esse tour, no entanto, não obtenho nenhuma resposta, nem ao menos um "não temos mais vagas".
        O que eu devo fazer? Pois realmente quero conhecer a Necrópole.
        Obrigada
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Fernanda! Tudo bem e vc?
        Isso já aconteceu com uma amiga... tente mandar de outro email e insista. Se quiser, tem um grupo das Necrópoles no Facebook que o Pe. Vagner criou: https://www.facebook.com/groups/amigosdosscavi/
        Abs!
      1. Avatar de Priscilla
        Priscilla -
        Citar Postado Originalmente por schirato Ver Post
        Ola, eu visitei a necrópole em outubro de 2012 e amei o local e as explicações do guia naquele dia. Se quiser, pode passar no meu blog que coloquei um vídeo com a única emissora de Tv que filmou a necrópole. É muito lindo.
        Schirato, Nao encontrei a pagina com o video.. queria muito ver!! como que faz?
      1. Avatar de Priscilla
        Priscilla -
        Citar Postado Originalmente por danifurlan Ver Post
        Oi, Fernanda! Tudo bem e vc?
        Isso já aconteceu com uma amiga... tente mandar de outro email e insista. Se quiser, tem um grupo das Necrópoles no Facebook que o Pe. Vagner criou: https://www.facebook.com/groups/amigosdosscavi/
        Abs!
        Esse grupo e otimo, perfeito, tem dicas e depoimentos de quem ja foi! Fora curiosidades do local =D #adorei
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Priscilla! No site do Vaticano você consegue fazer uma visita virtual às Necrópoles Vaticanas e a outros lugares: Baslicas e Capelas Papais
        Abs
      1. Avatar de ClaudioC
        ClaudioC -
        Oi, Dani, boa noite.
        Não sei se entendi corretamente, me corrija, por favor:

        Comprar ingresso para os museus do Vaticano, que termina na Capela Sistina e já estaria no preço;
        Comprar ingresso para a necrópole, cujo passeio termina na Basílica de São Pedro (que é gratis)

        é isso ?

        As tumbas e as necrópoles são a mesma coisa, certo ? É que cada um se referencia de uma maneira, que dá a impressão de serem duas coisas diferentes.

        Outra coisa: Segundo você, seria interessante reservar 3 horas para museu/capela.
        E para as tumbas/basílica ? Quanto tempo ?

        Obrigado !
        Claudio.
        Dá para fazer tudo no mesmo dia ?
      1. Avatar de keepkool2
        keepkool2 -
        Boa dia! Alguém me dizer se o Pe. Vagner ainda está por Roma e organiza as visitas na Necropole??
        Grato.
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Ola! Na verdade, quem organiza as visitas é o Ufficio Scavi e nao o Vagner mas, de qualquer forma, ele ainda é guia na Necropole, sim.
        Abs!
      1. Avatar de Theras
        Theras -
        Boa tarde! Recebi a confirmação e o link para pagar. Tentei o pagamento, mas esteve a processar o pedido muito tempo e não deu. Agora diz que não é possível pagar porque já utilizei as tentativas possíveis. Devo mandar um email para o endereço do pedido a explicar tudo isto? Não sou muito boa em inglês, será que dá em português??? Agradeço muito a sua ajuda. Abraço
      1. Avatar de Gabriel Machado
        Gabriel Machado -
        Citar Postado Originalmente por danifurlan Ver Post
        Oi, Sandra! Não, não precisa ser no mesmo dia. Não se paga para entrar na Basílica de S. Pedro e o bilhete para a Cúpula (não está incluído no passeio ao museu) só dá pra comprar lá mesmo na hora.

        Abs!
        Olá!
        Ao fim do passeio pela Necrópole, entra-se direto na Basílica de S. Pedro. Isso significa só não pegar fila ou também não pagar nada?
        Pensei em reservar para o mesmo dia a Cúpula, comprando pela internet, mas estou com receio de mudarem o dia da minha visita à Necrópole, pois o Scavi disse que existe essa possibilidade (só vão confirmar de verdade 2 semanas antes!). Por causa disso, pensei em pagar só na hora a Necrópole e, talvez, a Cúpula, pois vai que dá problema e bate com outra coisa que eu tiver reservado, como o Coliseu ou Pompeia... O ideal mesmo é que eu conseguisse fazer tudo do Vaticano num dia só, com Jardins, Museus, Castelo de Sant'Angelo, mas a incerteza é o grande problema.
      1. Avatar de thataxisde
        thataxisde -
        Olá!
        Alguém sabe me informar se o passeio a necropole em algum momento passa por dentro da Basílica de São Pedro?
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, thataxisde! Não, o passeio não passa dentro da Basílica. Mas, se vc quiser, no final peça para o guia te mostrar o caminho que leva dentro dela. Abs!