• Beatificação do Papa João Paulo II


      A beatificação do Papa João Paulo II será no próximo 1º de maio e Roma se prepara para receber cerca de 1 milhão de peregrinos!

      Isso sem falar no tradicional Concerto del Primo Maggio (Show de Primeiro de Maio), que acontece todos os anos para comemorar o Dia do Trabalho e que também reunirá milhares de pessoas na Piazza San Giovanni.

      Roma já é um caos normalmente e o acontecimento destes dois eventos no mesmo dia vai exigir muita paciência dos romanos, peregrinos e turistas.

      Voltando a beatificação, a programação começará no dia 30 de abril e terminará no dia 2 de maio.

      Programa Litúrgico

      • 30/04/2011 (sábado): Vigília de Oração no Circo Massimo
        A vigília começa às 21 e termina às 22h30. Organização da Diocese de Roma. Presidido pelo Cardeal Vigário Agostino Vallini. Videoconferência com o Santo Padre Bento XVI.


      • 01/05/2011 (domingo): Celebração da beatificação na Praça de São Pedro
        A celebração começa às 10h e é presidida pelo Santo Padre. A participação não é regulada por bilhetes individuais, mas o acesso à praça e às áreas adjacentes está sob a tutela da Segurança Pública. Imediatamente após a cerimônia de beatificação, os restos mortais do novo Beato serão expostos para a veneração na Basílica de São Pedro, em frente ao Altar da Confissão. A veneração continua até esgotar o fluxo de fiéis.


      • 02/05/2011 (segunda-feira): Missa de Ação de Graças na Praça de São Pedro
        A missa começa às 10h30 e é presidida pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado.

      Programa de Eventos Culturais e Artísticos de Roma Capital


      • "Karol, o Papa dos Povos", de 29/04 a 13/05/2011, Piazza della Repubblica
        Seleção de fotos dedicadas a João Paulo II e a cidade de Roma com efeitos de luz.


      • ''Ao Altar de Deus'', de 28/04 a 25/09/2011, Palazzo Caffarelli, Museus Capitolinos
        Fotos, vídeos e objetos do cotidiano contam a história de João Paulo II e a intimidade de um Papa que marcou época. As mais de 150 fotografias da exposição são do fotógrafo Vittoriano Rastelli.


      • "João Paulo II e Roma: Memória e Gratidão", 02/05/2011 às 19h na Piazza del Campidoglio
        Concerto da Orquestra Sinfônica Nova Amadeus conduzida pelo Maestro Bruno Santori. Testemunhos: Don Massimo Camisasca, Cardeal Stanislaw Dziwisz, Andrea Riccardi, Padre Lucio Maria Zappatore, Monsenhor Domenico Sigalini, Elio Toaff, Joaquín Navarro Valls. O concerto abre com um inédito "Magnificat" a duas vozes. A seguir no palco, os veteranos da música italiana, incluindo Amedeo Minghi, Tosca, os Matia Bazar, a Premiata Forneria Marconi e Roby Facchinetti. Até a música clássica vai fazer a sua homenagem com a execução de uma sugestiva "Ave Maria" cantada no intermezzo da Cavalleria Rusticana pelo tenor Romulo Tisano e pela soprano Silvia Lorenzi.