• Minhas Ferias em Roma: Conselhos Sobre Transporte, Segurança e Mais pelo Marcio

      Olá, cheguei de Roma no 31.12.

      Vou fazer um resumão.

      Recomendo que levem do hotel um mapa da cidade além do que tem o Roma Pass, pois me perdi, e só fui encontar a direção certa mostrando o mapa do hotel que continha telefone, endereço e o marco indicativo com o símbolo de onde se localizava.

      transporte e roteiros

      Ao descer do avião fui pegar as malas e me direcionei ao ponto de taxi, conforme foi comentado aqui que deveria pegar taxi branco escrito Comune Roma, o motorista foi até o hotel voando pois a estrada era boa, bem como, a sinalização.

      Paguei 40 euros mais os 10% que já tinha sido expliacado o por quê, que tinha gente cujo taxi era alugado e os 10% complementa a renda etc..., bom, sei que o motorista pareceu ter saído satisfeito.

      Outra coisa interessante, é que todos falam da loucura que é o trânsito de Roma, mas depois fui observando como eles confiam uns nos outros e que são bons motorista.

      Ativei meu Roma Pass na terça-feira, portanto ficaria com validade até a quinta-feira, nesse meio tempo usava o ônibus para ir para o metrô e voltar à noite para dormir.

      O ônibus é interessante pois parece ter sido feito para ser ônibus, o que quero dizer é que aqui no Brasil pegam um chassi e colocam sobre o mesmo uma casca.

      Diferente do ônibus de lá o do Brasil você tem de escalar, o deles além de ter o piso plano, ainda inclina um pouco para o lado para facilitar a subida (a altura do piso do ônibus é quase a mesma da calçada. O metrô é adequado apesar de ter me perdido uma duas vezes pois tinham umas partes em reforma. Utilizei muito os dois meios de transporte (Onibus e Metrô, não utilizei o Bonde) o que comprova que o Roma Pass funciona em sua totalidade.

      Fui na Qunita-feira a Termini comprar a passagem de volta pelo ônibus da Terravision, custou-me 12 euros e marquei para o sábado, meu retorno.

      No guichê a moça lhe dá o recibo de compra e um folder indicando o horário da saída do ônibus (Ele sai geralmente para Fuimicino de Hora em Hora) não me lembro a última saída. Aí fica a seu critério escolher a hora de chegar para pegar o ônibus.

      Resumindo cheguei de Taxi (acho mais adequado pois chegar com dinheiro em uma cidade sem se sentir a vontade...fica a critério de cada um).

      Voltei de ônibus (Indicado pelo site também, recomendo visto que é fácil encontrá-lo e o serviço é bom - é seguir as dicas do site).

      Os Romanos

      Os Romanos são pessoas de poucas palavras, mas são super atenciosos desde que sejam indagados de forma séria.

      Inglês, Espanhol (Básicos) ou até gestos eles entendem e se esforçam para nos responder.

      Eles também são muito diretos, ou seja, quando perguntava algo a um Romano, eles respondiam apenas uma única vez, de forma precisa e enfática, o que o brasileiro não está acostumado e que acaba confundindo com antipatia.


      A hermenêutica do Roma Pass

      O que é: Vale 3 dias a contar da data de ativação pelo acesso aos museus / monumentos, ou até às 24h00 do terceiro dia da primeira validação em um meio de transporte público.

      Estas 24h não é como pensamos no Brasil, ou seja, se ativasse meu Roma Pass às 13:00 horas de hoje, amanhã as mesmas 13:00h completaria 1 dia.

      É assim: ativo meu Roma Pass no metrô hoje ás 13:00h, quando for MEIA NOITE DE HOJE, terá contado 1 dia, ou seja, caso queiram aproveitar o máximo; autentiquem o seu Roma Pass o mais cedo possível.

      Se autenticasse meu Roma Pass às 22:00h contará o dia quando completar meia noite deste mesmo dia.

      O Roma Pass funciona 'plenamente', ou seja, utilizei muito, muito mesmo o meu. Errei algumas vezes a linha que teria que pegar e voltava para pegar outro metrô em um curto espaço de tempo.

      Ônibus pegava para ir e voltar para a estação, pela manhã e a noite. Podem usá-lo a vontade.

      Cuidado para não amassar ou algo semelhante, pois comprei uma jaqueta que exalava um forte cheiro e que acabou por estragar um bilhete que coloquei no bolso. Ele meio que queimou e tive de comprar outro.

      Comida

      Gostaria de agradecer aos moderadores do site pelas informaçoes que foram muito importantes para que errasse o menos possível e desejar um feliz 2012 para todos que aqui frequentam.

      Não comi muitas coisas típicas.

      Experimentei o sorvete, que é ótimo - dizem ser feito sem aditivos como os usados aqui no país - o panino e uma espécie de pizza (esqueci o nome).

      Os sorvetes e estas comidas citadas custam em torno de 4 euros, mas vi esta que parece uma pizza por 2,50 euros ao andar por alguma ruelas.

      Cheguei a conclusão que a comida não compensava, apesar de deliciosa, pois tinhas outras metas, dentre elas voltar com alguns euros.

      Literalmente 'enchia o tanque' no café da manhã, que era muito farto e seguia para o passeio indo comer muitas vezes depois de 14:00h (Acordava às 5:30 para me arrumar e saia às 7:30 aproximadamente depois do café.

      Ao descermos do metrô em um dos dias, observei que lá haviam máquinas que vendiam de tudo, inclusive sanduíches. Estes sanduíches custam entre 2,00 e 1,80 euros (consumam sem medo, pois não fazem mal).

      Até ali pensava que era a melhor opção dentre as que testei, entretanto, a surpresa veio quando visitei a galeria Borguese.

      Ao sair da galeria (Entrada Principal onde tem as escadarias), de frente para os jardins e de costas para a porta da galeria, olhe para sua esquerda e verá um portão dando para a rua.

      Vá até o portão e vire à sua direita. A uns 50 metros (à sua esquerda do outro lado da rua) verá uma das melhores surpresas que tive em Roma, uma loja da Ferrari.

      Lá tinham duas F-458 italia (1 com teto rígido e outra conversível - vermelhas), uma f-430 preta fosco e 3 maseratis. Lógico que parei para tirar fotos (apesar de estar fechada pois já eram umas 19:00h).

      Volte para a calçada do lado que saiu e vá até terminar em um cruzamento com sinal (Há uns 20 metros). Vire à direita desça e mais embaixo há uma escadaria que vai dar em um estacionamento (não desça mais que a grande escadaria) prossiga no plano pois lá existe um supermercado carrefour.

      Lá é um estacionamento de aluguel, bem como, é o caminho do metro.

      Dobre a direita assim que entra no estacionamento e siga as placas que chegará ao our. Compre sua comida lá pois a economia é grande.

      O interessante lá é que para cada sacola de plástico você paga 0,10 (10 centavos de euro) ou 0,70 centavos por uma sacola de material mais resistente para levar as compras.
      Se tiver coragem, eu não tive, no estacionamento exitem algumas Ferraris e Porches para tirar foto.

      Roupa

      As roupas que levei para a viagem deram conta do recado. Utilizei luvas pela manhã cedo e ao escurecer.

      O frio é normal, como se estivesse em um ar condicionado (só fica muito frio quando venta) nada demais.

      Se estiver frio levem cacau para passar nos lábios, o meu abriu com a temperatura.
      Eu e minha esposa dormíamos com o aquecedor do ar condicionado ligado, perto dos 21° o que facilitava dormir pois não sentíamos frio.

      Segurança

      Me senti seguro todo o tempo, havia falado com a Dani sobre o meu Hotel (Domus Pacis), e a indaguei se por ser em um lugar ermo, não haveria problemas com segurança (Ficava em Via Aurelia).

      Ela disse que não era inseguro apesar de deserto.

      Pois bem, quando cheguei em Roma pratiquei imediatemente o que havia me dito (como cheguei em um sábado à noite, o Pit de Fiumicino que vende o Roma Pass estava fechado e não sabia onde comprar os tickets -depois fui saber que até em meu hotel tinha para vender, somente os tickests de transporte), saímos eu e minha esposa em direção do Vaticano.

      Já havia simulado um pouco o caminho pelo google Earth (Lá tem as fotos do caminho saindo do hotel, e saí clicando por ele para saber como agir) e tinha simulado um pouco.

      Caminhamos da saída do Hotel que dá uns 300m pela via di Torre Rossa até avenida principal e entrei na via Madona dei Riposo e descendo toda ela até o Vaticano (algumas curvas e cheguei por trás do Vaticano).

      Foi uma experiência única pois todos estavam em suas casas festejando o Natal e a rua além de deserta tinha pontos bastantes escuros.

      Até lá deve ser uns 2KM, mas nem assim me senti inseguro, cheguei tranquilinho, tranquilinho e voltei do mesmo jeito, a pé (ida 20:00/volta 1:30).

      Não vou entrar no mérito de como estava o vaticano pois abordarei em outra ocasião.
      Pois bem, voltando a falar de segurança; no domingo comprei o Roma Pass no Pit Castel Sant'Angelo (Lá tem um funcionário que fala Português e fui muito bem atendido), mas decidi autenticá-lo só no outro dia, resultado:mais andança.

      Andei à tarde por baixo das pontes do Tibre até a Coliseu, deve dar da Ponte Vitório Emanuele II até lá uns 6KM. Novamente sensação de segurança.

      As pessoas correm, andam de bicicleta e levam seus animais de estimação nesse local.

      Fiz à noite o caminho inverso passando por cima em vez de por baixo do caminho em direção ao Vaticano, tudo OK. Mesmas condições desertas e Penumbra, parecendo cenário de Jack o Estripador, mas muito seguro.

      Roteiros

      Utilizei o roteiro de 4 dias, qq roteiro do Felipe é bom porque ele colocou os marcos pertos um do outro.

      Falar dos pontos a conhercer é chover no molhado, tudo sensacional, vou só fazer umas observações.

      No Vaticano conheci a Necrópoli, deu trabalho localizar o ponto onde tive de me apresentar para conhecê-la.

      Posicione-se junto à fonte do centro da praça de frente para a Basílica, olhe para a esquerda vá para baixo das colunas e à direita verá um detector de metais com alguns guardas, lá você tem de passar seus pertences e o guarda indicará o próximo passo.

      O interessante é que após passar pelo detector tem dois guardas com aquelas vestes coloridas (dizem que o desenho foi feito por Miquelangelo), não adianta nem se animar pois a partir dali não pode fotografar.

      Outra coisa: chegue na hora marcada pois tem um carinha lá que é coxinha, cheguei 5 minutos atrasado pois demorei para localizar o canto para entrar e acabei indo conhecer tudo em Inglês (havia pedido tradutor em espanhol), nada que tirasse meu bom humor.

      Não se preocupe com a fila na Basílica caso vá conhercer a necropoli pois o fim do percurso da Necrópoli acaba nas tumbas papais, depois vem os caixas para conhecer a cúpula da Basílica e inevitavelmente o fim é a Basílica.

      O passeio foi muito bom, e a subida à cúpula exige preparo.

      Outra observação é que mesmo indo em excursão, você tem de "andar um pouco".
      Prá enfrentar Coliseu, Palatino, Fórum Romano, Mercado de Trajano, o cara tem de ter "sangue no olho" pois a topografia do terreno não é plana, acho que por isso Felipe os colocou no 1° dia.

      Recomendo Catacumbas de São Calixto, Necrópoli e Museu Nacional de Roma (minha segunde opção de Museu - perto de Termini) para que possa fazer um Link entre como eram enterrados os Papas (classe mais rica) e os Cristãos, os mais pobres.

      No Museu Nacional tem várias estátuas, artefatos para lapidar as pedras e o jardim com cabeças de animais feitas por Miquelangelo, se não me engano.

      Esqueci de dizer, caminhando por baixo das pontes do Tibre na subida em Isola Tibertina tem uma placa com um poema de Cecília Meireles, vão lá tirar fotos.

      Se for possível conheçam o maior número possível de atrações. Enfim, acho que é isto que tinha de falar de Roma.

      Desejo a todos um feliz 2012 e mais uma vez afirmo: Conheçam Roma vale muito a pena.
      abs.

      This article was originally published in forum thread: Article: Impressão de Roma e dica de Transporte Aeroporto Fiumicino - Termini started by Ariadne View original post
      Comentários 10 Comentários
      1. Avatar de dan.digregorio
        dan.digregorio -
        Nossa Marcio, vem trabalhar com a gente por aqui! rsrsrs
      1. Avatar de Cesil
        Cesil -
        Olá


        Saímos de Roma no domingo...seguimos as dicas da Dani e foi ótimo,,,,ainda volto a Roma....ComPrei o Roma Pass e o ingresso para o museu do Vaticano pela Internt e nao pegamos fila.....vale muito a pena! Agora estamos em Paris....Boa viagem!!!

        Silvia
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Silvia! Muito obrigada pelo feedback!
        Abs e boa viagem
      1. Avatar de Ana Cris
        Ana Cris -
        Marcio, suas dicas são ótimas, estou reunindo o que posso e imprimindo pra levar comigo...rs, aliás de todo o site !!!
      1. Avatar de PaulaAF
        PaulaAF -
        Acabo de me registrar no fórum/site. Estou indo pela 1a vez para a Itália no dia 15/02 e achei seu relato sensacional! Obrigada por dividir!
      1. Avatar de marcio cristiani
        marcio cristiani -
        URGENTE!!!
        Pessoal quem estiver interssado em ir para Roma, Florença e Vezeza com passagem inclusa e outras coisas, tem uma promoção no Peixe Urbano muito boa.
        Corram!!!
        Obs: Não estou fazendo propanda nem ganhando nada com isso.
        Luxor Viagens 50% desconto | Brasil
      1. Avatar de Paraguassu
        Paraguassu -
        Olá, Márcio.
        Comprei um pacote com essa empresa e estou passando um certo aperto... o pós-venda deles não é nada satisfatório, o contato com a empresa é só mediante email e eles levam muito tempo para responder, isso quando respondem. Dá uma grande insegurança, não adianta telefonar que nada é resolvido pelo telefone, só por email.
        Fora que o hotel que anunciaram para Roma não fica na cidade, mas fora dela, fato que fui descobrir somente aqui no site. E os hotéis anunciados para Veneza e Florença não tinham disponibilidade para data escolhida, mesmo eu tendo solicitado a reserva com seis meses de antecedência.
        Bom, o preço realmente compensa, mas acho que não arriscaria novamente com essa empresa.
        Fica a minha dica.
      1. Avatar de marcio cristiani
        marcio cristiani -
        Olha aí...obrigado por dar a dica pro pessoal.
        Você chegou a ir? foi o que entendi.
      1. Avatar de maidaly
        maidaly -
        gente ,quando saimos com o meu esposo do Brasil, no Bnaco falaram que tudo pode ser pago com cartão Travel euro, não é bem assim,primeiro porque o cartão ate o dia da viagem elo menos não tinha nome do titular, outra,teve lojas em Barcelona que deixamos tudo o escolhido ,porque não aceitaram o cartão sem nome.
        outros lugares só pagando no cash.
        Na Rambla em Barcelona, o caixa eletronico enguliu o cartão ,ainda bem que o Banco da 2 cartões. srrsr
        tem sim que tirar um dinheiro para ter na mão viuu.
      1. Avatar de Carlos Alberto
        Carlos Alberto -
        Olá pessoal do Dicas de Roma, como o prometido volto aqui para deixar minhas impressões sobre a sempre eterna Roma.

        Sobre a ALITÁLIA: Atraso de 6 horas no embarque em... [continue lendo o artigo]