• Pontos Turísticos Roma: O Que Não Vale Muito a Pena


      Estou viajando com a família por Roma em outubro e queria dicas do que a gente não pode deixar de ver em tão pouco tempo (6 dias)… que tal se, com a sua experiência, montasse um roteiro?

      Não sei se é uma boa ideia montar um roteiro porque cada vez que eu acompanho algum amigo por Roma faço tudo diferente, pois às vezes você planeja de ir em um lugar, mas dá tudo errado, ou porque tem muita fila, ou chove, ou estamos cansados…

      Então, vou dizer o que eu não acho muito interessante baseado no meu artigo Principais Pontos Turísticos de Roma, mas depois você decide o que ver ou não, ok?

      O que eu aconselho é visitar os lugares que mais te interessam em primeiro lugar e depois, se der tempo, fazer o resto.

      Em 6 dias dá tempo de ver bastante coisa. E outubro é um mês muito agradável, pois é outono e não faz frio nem calor. Dá para caminhar bastante sem se cansar demais.

      Eu dei uma olhada agora no artigo que escrevi e o que eu não te recomendaria é a Bocca della Verità. Ela fica na entrada de uma igreja pequena e para tirar foto dela, geralmente, tem uma fila enorme (vide foto)… não acho que valha tanto a pena.

      As Terme di Caracalla é um lugar que eu gosto, mas fica meio fora de mão. Mas, você é quem sabe… se interessar o ingresso custa mais ou menos 10 euros e te dá o direito de visitar também a Villa dei Quintili e o Mausoleo di Cecilia Metella, que não conheço (acabei de ver essas informaçoes neste site).

      A Piazza della Repubblica eu acho linda (principalmente a noite), mas só tem ela alí onde ela está, sei lá… Bom, se quiser vê-la fica pertinho da estação Termini.

      Roma tem tanta coisa para ver que nem eu que moro aqui ainda vi tudo. Tudo depende dos seus interesses.

      Se você não tem nenhum interesse em particular, o que eu indico no artigo é o mais importante, o que quase todo mundo faz quando vem para cá.

      Depois, quando vocês estiverem aqui pode ser que descubram algo que eu não citei, mas que interessa a vocês.

      Você leu os outros artigos que eu escrevi? Roma Para Brasileiros: Gastronomia E Restaurantes e Viagem A Roma: Quanto Você Vai Gastar. Se puder, dê uma lida porque tem dicas importantes.

      De qualquer forma, outras dicas que eu dou é:

      • muito cuidado ao atravessar as ruas (o trânsito aqui é muito caótico e apesar de ser Europa, os motoristas não respeitam muito as leis, como no Brasil)
      • é bom não andar em lugares muito desertos sozinho à noite (no centro não tem problema, mas é bom não dar bobeira).

      Ah, e não ligue se os romanos não forem muito cordiais com você, eles sao assim com todo mundo… geralmente, estão exaustos, fazendo um trabalho que não gostam e ganhando pouco (claro que existem exceções).

      Photo Credit: Federico Coppola
      Comentários 2 Comentários
      1. Avatar de RAQUEL NASCIMENTO
        RAQUEL NASCIMENTO -
        Oi Dani, a minha familia é da cidade natal de Anita Garibalde conhecida como heroína de dois mundos, já que lutou junto ao Giussepe Garibalde, soube que existem lugares em Roma que falam sobre eles, vc sabe me disser onde ficam? Abs
        Raquel
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Citar Postado Originalmente por RAQUEL NASCIMENTO Ver Post
        Oi Dani, a minha familia é da cidade natal de Anita Garibalde conhecida como heroína de dois mundos, já que lutou junto ao Giussepe Garibalde, soube que existem lugares em Roma que falam sobre eles, vc sabe me disser onde ficam? Abs
        Raquel
        Oi, Raquel! No Museu do Rissorgimento que fica no Monumento a Vittorio Emanuele (Piazza Venezia) tem um grande repertório de Garibaldi. Não se fala muito de Anita, mas tem alguma coisa sobre ela.
        Além disso, tem uma pequena praça em homenagem a ela que fica no Gianicolo (uma das 7 colinas de Roma, próxima de Trastevere), bem perto da Piazzale Giuseppe Garibaldi. Veja o mapa: de Piazzale Anita Garibaldi, 00165 Roma, Italy a Gianicolo - Google Maps
        Segundo o Wikipedia, seus restos mortais estão enterrados neste monumento.
        Abs!