• Roma para a Melhor Idade



      Primeiramente agradeço a Dani Furlan e fórum Dicas de Roma, que possibilitou que planejássemos uma boa viagem para uma cidade que ainda não conhecíamos, embora já estivessemos antes em nas regiões da Toscana e Veneto.

      Ficamos cinco dias na Cidade Eterna e utilizamos apenas ônibus comum ou andamos a pé, embora eu e minha esposa já termos passado dos 60 anos de idade há muito tempo.

      Sempre utilizamos táxi ou transporte público mas, dessa vez, para o trajeto Aeroporto - Hotel contratamos a Elmocar, que conheci aqui no Fórum. Prestou excelente serviço, razão pela qual voltamos a utilizar quando retornamos ao aeroporto para seguirmos para Paris.

      Ficamos no Hotel Forum de Roma, excelente café da manhã, perto da Via Forum Imperiali e Cavour por onde passam muitos ônibus, e perto da maioria das atrações arqueológicas básicas.

      Segui os roteiros relatados no fórum, porém adaptávamos à situação do dia.

      Os comentários que gostaria de fazer:


      1. Leia todos os roteiros e dicas do fórum Dicas de Roma. Sua viagem ficará muito fácil se você, como nós, viaja por conta própria e não em grupos de excursões. É importante ter em mente que é impossível ver tudo num período curto.
      2. Os ônibus de Roma são muito fáceis e bons de usar . Limpos e cobrem praticamente todos os lugares turísticos. Utilizamos o RomaPass por 3 dias e para os dias posteriores compramos bilhetes para um dia validos também no metrô. São fáceis de encontrar nos TABACCHI da cidade. O Roma Pass é validado com o seu prenchimento no verso, você não necessitará revalidá-lo no ônibus. Apenas mantenha-o com você para o caso de alguma fiscalização. Para bilhete para um dia é necessário validar dentro do ônibus apenas a primeira viagem. Pensávamos em utilizar o Trambus Open (ônibus turístico), mas constatamos que suas paradas são poucas e distantes entre si, o que nos obrigaria a andar demais. Observamos também que a frequencia não pareceu muito constante. Sem dúvida, o melhor é o Roma Pass, que permite ir a qualquer parte de Roma. Além disso, para entrar no Coliseu você evitará filas enormes, mas enormes mesmo. Para outras atrações fundamentais como as Termas de Caracalla não encontramos filas significativas.
      3. Pensávamos em ver as ruínas e vimos. Mas o que realmente maravilha em Roma são as Igrejas e Basílicas. São obras de arte magníficas e a visita é fundamental, mesmo que você não seja ligado a qualquer religião.
      4. Para o museu do Vaticano a compra do ingresso pela internet evitará filas enormes. Porém é necessário trocar o Voucher da internet por Bilhetes de ingresso nas bilhetrias do segundo piso. Observamos, quando saímos já de tarde, que as filas eram menores do que as da manhã. Se você pedir na bilheteria será fornecido uma espécie de mapa simplificado do museu.
      5. Fique atento se houver manifestações na rua contra alguma coisa, pois elas interferem, e muito, nos sistemas de transportes, com exceção do metrô.
      6. Se tomar os cuidados básicos necessários em qualquer lugar do mundo, Roma não é uma cidade insegura.
      7. Roma vale a viagem e pensamos em retornar quando pudermos.
      8. Reitero meus agradecimentos à Dani Furlan a todos os comentaristas do fórum Dicas de Roma.


      Photo credit: ascaro41
      This article was originally published in forum thread: Viagem a Roma, alguns comentários started by Emfl View original post