• Roteiro para 3 dias em Roma por Rita Vidal

Olá! Muito obrigada pelas preciosas dicas que recolhi aqui no vosso site e todas as dúvidas que simpaticamente vocês me foram tirando.

Trionfo del Nome di Gesù - Chiesa del Gesù
      Photo credit: Benutzer

Estive em Roma entre 24 e 28 de Março, com os meus pais. O ritmo de passeio teve de ser adequado à meia idade deles mas correu muito bem.

Partimos de Portugal (Porto) às 8h, chegamos às 12h ao Aeroporto Fiumicino.

Tinha comprado anteriormente o transfer aeroporto - hotel através da Terravision (4€/viagem), comprei logo ida e volta. Chegámos antes do horário predefinido no bilhete mas entrámos directo, pois havia vagas no Bus…

Dica Importante

No regresso quase ficávamos sem lugar no Bus pois, é necessário chegar ao local de partida 20 minutos antes da hora, o que nós não fizemos.

Estávamos numa fila grande no Terracafé (Termini) e os italianos, pouco organizados, a venderem bilhetes indiscriminadamente… estava quase na hora do Bus partir, perdi a cabeça, passei a fila e agitei no ar os meu papéis com o comprovativo da compra on-line e gritei por cima do amontoado de pessoas: “on line ticket to this hour, this bus”... lol

O funcionário lá pegou nos papéis e entregou-me os 4 boarding cards, sem eles não conseguem embarcar mesmo que tenham o bilhete on-line pago. Foi um stress!

Hotel

Ficámos alojados no Bed &Breakfast Domus Augusta na zona Termini. Tinha algum receio por já ter lido que não é uma zona muito boa.

No entanto, estava a 300metros da estação! Via Milazzo 42. Ficou a 60€/noite em quarto duplo. O Hotel está muito bem qualificado no Booking (como podem comprovar no link acima), tem uma excelente qualidade-preço. Aconselho!

Fomos muito bem atendidos, foram muito educados e prestativos. Falam bem inglês. Localização ótima perto da estação Términi (metrô, comboio/trem e bus).

Por baixo do hotel há uma padaria ótima! E na estação um supermercado. Bem perto do hotel há várias opções de restaurantes. Recomendo!!!

A rua junto à estação, via Marsala não é muito agradável, com alguns sem-abrigo e bêbados, mas não nos sentimos inseguros.

A partir do 2º dia cortávamos caminho pela piazza Cinquecento, via Vittorio Bachelet e via Varese, muito mais agradável e igualmente rápido, até porque vínhamos da praça dos Bus.

Dicas Gerais

• Calçado confortável e/ou impermeável, vão caminhar imenso!
      • Mini-guarda chuva (se se esquecer não se preocupe, há indianos a vender guarda-chuvas e ponchos em todas as esquinas, até dentro do Palatino e Fórum Romano :O !!! Não sei como entraram...)
      • Para poupar €€, comprávamos pão de manhã e fazíamos sandes/sanduíches para levar de almoço; à noite jantávamos em restaurante.
      • Roma Pass (30€/pessoa)… tomem nota que vai aumentar de preço a partir de 01/05/2013 (34€). Para nós só compensou apenas para não estar na fila no Coliseu e usufruir dos transportes públicos sem preocupações (lembram dos meus pais de meia idade!?! Chegava uma hora não queriam caminhar mais). Se forem jovens aproveitem que dá para andar a pé para a maioria dos sítios, sem duvida! Façam contas e decidam se compensa ou não.
      • Comprar antecipadamente os bilhetes do Vaticano!! Passamos uma fila imensa!

Restaurantes

Seguindo as dicas do Dicas de Roma comemos no:
      • Pastarito (perto de Termini - Via Gioberti, 25/35 …e em vários lugares da cidade) Comida é saborosa e porção das pastas é grande. Não gostei da lasanha. 10% da conta é para coperto. 4 pessoas: 3 lasanhas e 1 bolonhesa + cervejas, coca-cola, e água, café, 56€ total (coperto no total).
      • Antica Taverna Al.ba Ristoranti (Via Milazzo, 10/12) Gostei do restaurante, comemos aqui 2 noites (100m do meu hotel). Pizzas cozidas em Forno a lenha, feitas na hora com produtos frescos. 4 pessoas: 4 pizzas, experimentámos: diávola, calzone, 4 queijos (enjoativa), capricciosa, etc. + cervejas, coca-cola, e água, café; das duas vezes gastámos +/- o mesmo: 56€ total (coperto 6€).
      • Trattoria Pino alle Coppelle (Via delle Coppelle, 41) Apesar de demorado a atender, gostámos da comida. Enquanto esperávamos serviram-nos água, mesmo sem pedirmos (simpaticamente disse ele, para a espera) pagámos no final 1,50€ por cada no final (vieram logo duas)… Serviram também pão. Optámos por massas e por cervejas, coca-cola e água, café. Total para os 4: 57€ (coperto no total).
      • Gelados/sorvetes: os melhores, sem dúvida, são os da Giolitti - Via degli Uffici del Vicario, 40 (perto do Palazzo Montecitorio).

Seguimos o roteiro sugerido pela Dani, mas como tivemos mais um pouco de tempo incluímos uma ou outra coisa. Acrescentem a entrada em quase todas as igrejas que surgirem pelo caminho (exigência da mninha mãe :-/ mas, eram todas lindíssimas). Assim:

1º dia (24/03)
      Piazza del Esquilino
      Basilica di Santa Maria Maggiore
      Basilica di San Giovanni in Laterano
      Escada santa
      Caminhamos um pouco e regressámos ao Hotel.
      Noite
      Piazza Republlica Barberini e Hard Rock Café

2º dia (25/03)
      Museus Vaticanos
      Basílica de São Pedro
      Cúpula da basílica
      Castel Sant’Angelo (vista exterior, fechado à 2ª-feira)
      (acrescentámos)
      Piazza del Popolo
      Piazza di Spagna

3º dia (26/03)
      Coliseu
      Arco di Constantino
      Palatino
      Foro Romano
      (chovia muito, regressámos ao Hotel pata trocar de roupa)
      Mercado de Trajano
      Piazza Venezia - Monumento a Vittorio Emanuele II
      Campidoglio
      Bocca della Veritá (fechava às 16h50... o senhor segurança só deixou entrar uma excursão de crianças e fechou a porta antes do tempo... fechou mesmo na minha cara ... nem quis saber da fila de espera... só vi de fora )
      Fugida a Transtevere... gelato
      Isola tiberina
      Chiesa del Gesú (é lindíssima!!) Não percam!

4º dia (18/11)
      Campo de' Fiori
      Piazza Navona
      Pantheon
      Fontana di Trevi
      Palazzo Quirinale
      Villa Borghese - Galleria Borghese
      Noite
      Fotos noturnas de: Fontana di Trevi, Monumento a Vittorio Emanuele II, Piazza di Spagna.

Não conseguimos ir a Transtevere à noite

Abraço e espero ajudar os restantes viajantes como me ajudaram a mim.
      This article was originally published in forum thread: Roteiro para 3 dias em Roma started by kaety View original post
      Comentários 6 Comentários
      1. Avatar de Rita Vidal
        Rita Vidal -
        Dani, mais uma vez OBRIGADA pelas precisosas dicas, sem elas as férias não teriam sido um sucesso. Obrigada por por partilhares o meu roteiro, não inclui fotos para não ficar muito extenso, mas se achares por bem posso te reecaminhar algumas via e-mail. Já tenho saudades desses dias... da luz... da agitação... dos sabores... da malha labiríntica de ruas,... das ruínas seculares e dos sólidos monumentos que nos surgem a cada esquina... Roma desvenda-se num relato muito pessoal e revela-se irresistível ... atirei a moeda... espero voltar
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Rita! Fico feliz que tenha gostado de Roma. É uma cidade que tem sempre algo "novo" para mostrar, por isso volte mesmo!

Quanto as fotos, seria ótimo se você me mandasse algumas... o email é dicas[arroba]dicasderoma.com.br

Muito obrigada
      1. Avatar de André NZ
        André NZ -
        Gente eu estou indo agora dia 06 para Roma e só passarei 2dias lá , tenho duas duvidas ,
        1- é preciso ter um guia turístico em Roma ?
        2- quais os principais lugares que vcs me recomedão a ir nesses 2 dias ?
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, André! Desculpe... só agora vi seu comentário.
        De qualquer forma, para quem quiser saber:
        1- Não é preciso ter um guia turístico em Roma, os principais pontos turísticos ficam relativamente perto e com um mapa na mão vc consegue se virar bem. Mas, se vc está sem tempo, uma guia pode te ajudar muito. Conheço a Edna Costa - Guia e Assistente Turística em Roma que é brasileira.
        2- Veja uma sugestão de roteiro para 2 dias: Conheça Roma em 2 Dias
        Abs!
      1. Avatar de Luciana
        Luciana -
        Olá vou chegar em Roma dia 21 de manha ficar somente dias 22 e 23 de julho de 2013 ou seja dois dias e meio de programação , pouquíssimo tempo o que me recomenda ver ? Ah e outra pergunta onde compro antecipado ingressos para o Vaticano, Coliseu, Palatino e Foro Romano já que terei pouco tempo e nao quero perder mais tempo nas filas . Estou preocupada pq só falo Portugues e Espanhol e viajo sozinha espero que tudo corra bem ! Obrigada
      1. Avatar de Sarovsky
        Sarovsky -
        Ola Rita Vidal
        Sou portuguesa, e vou viajar para Roma em Setembro. Vamos ficar lá 4 noites, mas estou completamente a nora... fui a uma agência de viagens, que me pediu um valor superior aquele que eu pretendo gastar.. tenho um orçamento de 1000€ para 2 pessoas... acha que é suficiente? Estando a falar para alimentação, transportes e visitas? Gostei muito do seu post, contudo, como se trata da minha primeira viagem, estou cheia de dúvidas!!!! Obrigada, Sara