• Roteiro de 4 dias em Roma da Pri: Quarto dia

Demorou um pouco, mas saiu: quarto e último dia em Roma. Se ainda não viu, confira o meu primeiro e segundo e terceiro dias em Roma!

4° dia - 10.10.2012 (quarta-feira) - Hoje o dia é dedicado ao Vaticano. Achei 1 dia pouco! Há muita coisa, mas deu para ver as principais atrações. A primeira atividade foi assistir a audiência do Papa na Praça São Pedro.

A partir das dicas que peguei no blog, solicitei os bilhetes para assistir a audiência papal no cerco com cadeiras que existe na praça para a Prefeitura do Vaticano. Tem que entrar no site, preencher o formulário, imprimir e enviar por correio ou fax. Eu enviei por fax. Tem que informar a data da audiência que você quer assistir. Consultar a agenda do Papa para o mês que você quer e escolher a data. Elas acontecem às quartas, mas o Papa pode ter outros compromissos agendados para este dia, quando não acontecerão as audiências. Assim, tem que ver a agenda no site para saber a data certa.

Eu enviei o formulário no início de agosto e enviaram a resposta pelo correio em setembro, mais ou menos, um mês depois. Nas quartas-feiras, a audiência ocorre às 10h30, mas com a resposta que enviam por correio, tem que ir no local que indicam para pegar os ingressos ou um dia antes, ou no próprio dia, a partir das 08h. Além disso, estar com o ingresso não significa que ficará sentado. Então, recomendo chegar até às 9h.

Saímos do hotel às 08h45 e pegamos o metrô na estação Flaminio (Piazza del Popolo), que fica muito perto do B&B. Utilizamos o Roma Pass (é só passar o cartão na "bolinha" que tem na catraca, que as portinhas se abrirão). Descemos duas estações depois, na estação Ottaviano (já perceberam que é tudo muito perto. Ficamos muito bem localizados, dava para fazer tudo a pé e o Vaticano, que é outro país (rs), estava duas estações depois) e seguimos direto pela rua em frente, até chegar à Piazza San Pietro.

Passamos pelo detector de metais para entrar na praça. Seguindo pelo lado direito, fomos pegar os ingressos para a audiência papal. Fácil e rápido. Após, entramos na área reservada. A parte da frente já estava lotada. Gente do mundo todo. Aguardamos até o inicio sentados lá, compramos água, porque havia sol e estava quente.

O Papa passeou de papa móvel entre o povo. Eu não sou católica fervorosa, mas foi emocionante (chorei, confesso... rs). A audiência vai até às 12h. Ele fala em umas 5 línguas, incluindo o português e agradece a presença das pessoas, citando o nome dos grupos. Conseguimos tirar algumas fotos bem de perto. Muitos brasileiros presentes.

Quando acabou a audiência, fomos caminhando para as proximidades dos Museus do Vaticano e lanchamos novamente (panini e coca-cola - 15 EUR). Havíamos comprado os ingressos para os museus pela internet e reservado a visita para às 13h (outra dica obtida aqui no blog - paga-se 4 EUR a mais por isso, mas deixa-se de enfrentar uma mega fila).

Alugamos novamente os áudio guias (14 EUR dois), mas desta vez não deu para aproveitar muito! Foi bem corrido. Resolvemos focar na Capela Sistina, como 80% das pessoas! Ela é lindíssima! De tirar o fôlego! Michelangelo e os demais pintores da Capela eram gênios. E como conseguiram aquela perfeição em lugares altíssimos e de difícil acesso, naquela época!?? Todos muito jovens!! Enfim, imperdível. Há avisos dizendo não ser permitido fotografar, mas todos o fazem! Os guardas gritam "no photo", as pessoas disfarçam e tiram.

Agora, preparem-se: muita gente, mas não pegamos tumulto! Ficamos 3 horas no museu! Há outras obras lindíssimas, mas a maior de todas é a capela! Saímos de lá eram 16h e voltamos para a Piazza San Pietro (onde foi a audiência do papa) para visitarmos a Basílica. A fila era de assustar, mas andou bem rápido.

Resolvemos ir primeiro na Cúpula, de onde se tem vista da cidade. Pagamos 7 EUR para subir uma parte de elevador (se for direto de escada, 5 EUR), mas, descendo deste, enfrentamos 300 degraus até chegar o topo! Muita coisa!!! Chegamos com a língua para fora... rsrs Mas, valeu o sacrifício! Vista magnífica! Tiramos algumas fotos e descemos.

Em seguida, entramos na Basílica! Demos uma volta, fotos e saímos! Fomos andando até o Castel Sant'Angelo, mas não entramos. Só tiramos uma foto em frente, porque estávamos mortos! Saímos de lá e fomos andando até a estação de metrô mais próxima (não me recordo do nome, mas era uma antes da estação da Piazza del Popolo, usamos o Roma Pass).

Na Piazza del Popolo, vimos que a igreja Santa Maria del Popolo estava aberta e entramos para conhecer rapidamente.

Após, o que restou de nós foi para o B&B para tomar banho, descansar um pouco e sair para jantar.

Vimos no guia, que já citei, a indicação de um Restaurante chamado Edy, na Vicolo del Babuíno (é uma transversal da Via del Babuíno, que, por sua vez, é paralela a Via del Corso, ou seja, muito perto do B&B) e fomos até lá, mas não tinha mesa disponível. Pareceu ser legal.

Saímos de lá e fomos procurar outro lugar, nas proximidades da Piazza di Spagna. Encontramos a Antica Enoteca di Via della Croce. Tomamos uma garrafa de vinho tinto Italiano (não recordo o nome - 23 EUR), 2 bruschettas (4,50 EUR cada), um spaghetti al pomodoro (9 EUR), um gnocchi al pomodoro (9 EUR), uma garrafa d'água (2 EUR), 2 cafés (não me recordo do preço). Total da conta - 57 EUR + serviço: 65 EUR.

Comida muito boa e vinho também. Esse foi nosso último dia em Roma. No dia seguinte fomos para o aeroporto às 9h30, com o transfer do B&B Corso 22 (40 EUR).

Deu tudo certo na viagem, nenhum incidente ruim. Amei Roma e pretendo voltar tão logo possa. Agradeço muito a Dani pelas dicas maravilhosas, que foram cruciais para que tudo corresse como programado! Abraços a todos!

Priscila

Photo Credit: DELFOSUB
      This article was originally published in forum thread: Roteiro 4 dias - 4.dia 10.10.2012 started by prirj20 View original post
      Comentários 3 Comentários
      1. Avatar de rebstavares
        rebstavares -
        olá Priscila!
        amei todas as suas dicas!
        gostaria de saber quanto de dinheiro você gastou....quero ter uma noção de quanto preciso levar pois vou eu e meu marido...
        abraço!
      1. Avatar de Clara Beck
        Clara Beck -
        Olá Priscila,
        Estou indo à Italia no dia 15/12, chego em Roma dia 18/12; eu não tenho intenção nenhuma de ver o Papa, mas quero visitar o Vaticano, confirme por favor, percebi que você 'gastou' parte do tempo da visita ao Vaticano na audição do Papa, caso contrário, poderia ter visto mais coisas, certo? Um abraço e suas dicas são demais!!!
      1. Avatar de prirj20
        prirj20 -
        Oi. gastamos uma media de 50 EUR por casal nos jantares. Lanchamos no almoço - media de 16 EUR por pessoa. Roma Pass 30 EUR cada. Mais ou menos isso. Clara, sim. Nós queríamos participar da audiência, o que foi uma manhã inteira. Nao fosse isso, daria tempo de ver mais coisas no museu, por exemplo.