• Roteiro de 4 dias em Roma da Pri: Segundo dia

Bom, vamos ao segundo dia em Roma... Se ainda não viu, veja como foi o meu primeiro dia na Cidade Eterna.

2° dia - 08.10.2012 (segunda-feira) - Estava programado para irmos ao Coliseu, Fóruns Imperiais, Fórum Romano, Campidoglio, Monumento a Vittorio Emanuele, Pantheon e Piazza Navona (importante: preparar a programação previamente. Com base em tudo que li na internet - neste blog e em outros, montei o roteiro e depois pedi uma opinião para Dani, que o aprovou).

Cumprimos o programado e deu para incluir ainda o Mercado de Trajano e a Piazza del Popolo.

Começamos um pouco tarde - 10h, mas deu para fazer tudo. Na própria Via Del Corso, onde estamos hospedados, pegamos um mini ônibus - número 117, que em 10 minutos nos deixou no Coliseu (utilizamos o Roma Pass). Ficamos encantados! Como o nome diz, é algo colossal, principalmente se pensarmos na época em que foi erguido!!

Antes, para entrar, utilizamos o Roma Pass, que, como dito em diversos posts do blog, é imprescindível!!! Deixamos de enfrentar uma grande fila por conta dele. É só apresentar e entrar.

Antes, ainda, outra dica: água. Compramos uma garrafa para cada um (2 EUR cada) e salvou a pátria, porque estava quente e o dia ensolarado. Dentro do Coliseu e do Palatino há água potável e enchemos a garrafas algumas vezes.

Entrando no Coliseu, alugamos 2 áudio guias em português (5,50 EUR cada), para termos uma idéia do que estávamos vendo. Achamos que valeu a pena. É só deixar uma identidade (meu namorado deixou a carteira de motorista - obs: estamos andando com copia do passaporte e deixando o original no B&B - também dica aqui do blog).

Enfim, entramos no Coliseu às 10h30, subimos e descemos escadas, muitas fotos, muita andança (ir de preferência de tênis ou qualquer outro sapato fechado e muito confortável).

Saindo do Coliseu, fomos para o Palatino, Campidoglio, Fórum Romano (também utilizamos o Roma Pass e mais uma vez não enfrentamos fila). São muitas ruínas, escavações, sobe e desce de escadas, vistas maravilhosas da cidade e água, muita água!

Saímos desse complexo 13h40. Fomos aos Fóruns Imperiais, que são em frente: ruínas!

De lá, para não perder o pique, paramos em um trailler (há vários por toda a cidade) do lado do monumento a Vittorio Emanuelle e comemos dois paninos (sanduíche típico - há vários sabores, mas comemos o de salame com queijo) e duas coca-colas - 16 EUR.

Após, fomos visitar o grandioso monumento! Maravilhoso! Em frente à Piazza Venezia! Subimos a escadaria. É um local militar. Há uma basílica lá em cima (ao lado, Santa Maria in Aracoeli) muito bonita - entramos e ficamos alguns minutos. Após, visitamos o museu local - gratuito - trata de histórias das guerras pela pela independência de Roma e unificação da Itália. Encontramos uma menção ao Brasil (Anita Garibaldi, que foi mulher de Giuseppe Garibaldi, militar italiano).

Saindo do museu, tiramos fotos na parte externa, com vistas ótimas da cidade. Havia elevador que levava até a parte mais alta do prédio - vista panorâmica - e custava 7 EUR, mas não fomos.

Saímos de lá e fomos andando até o Pantheon - pegamos a Via Del Corso (rua onde estamos) e fomos em direção ao local. Estava cheio! Atualmente trata-se de uma basílica também - Santa Maria Ad Martyres - gratuito. Muito bonito, arquitetura imponente!

Saindo de lá, fomos para a Piazza Navona (antigamente, era um local para os jogos romanos, estádio de Domiciano) que é bem perto! Una bella piazza! Vários artistas de rua, muita gente. Ah, lá encontramos a Embaixada Brasileira (Palácio Pamphilj) e, óbvio, tiramos foto da bandeira.

O dia estava chegando ao fim, mas fomos andando até a Piazza del Popolo, que é bem perto do B&B, no inicio da Via Del Corso. Tiramos algumas fotos.

Voltamos para o B&B, tomamos banho, descansamos um pouco e nos arrumamos para ir ao Trastevere, bairro boêmio de Roma (no RJ, seria como a Lapa). Iríamos de ônibus (119 - que fica no mesmo local que pegamos o 117 pela manhã ir ao Coliseu - início da Via Del Corso) para descer no Largo de Torre Argentina e de lá pegar uma espécie de bonde que nos deixaria no Trastevere, mas perdemos o ultimo (20h) e resolvemos pegar um táxi.

Descemos a Via Del Corso e encontramos um ponto. Entramos no táxi - salvo engano, o taxímetro iniciou com 5,10 EUR. O taxista era muito simpático, conversou conosco em inglês, falou que adorava Ayrton Senna. Enfim, fofo!! Foi mostrando os lugares. Em 10 minutos estávamos no Trastevere. A corrida custou 8 EUR.

O bairro é bem movimentado, bastante gente nos bares e restaurantes. Demos uma volta para conhecer e paramos no Mario's Ristorante. Lá, pedimos uma espécie de combo promoção ( 1/2 garrafa de vinho, 1° prato, 2° prato, salada, sobremesa, 1 garrafa d'água, 1 cesta com 2 pães) 14 EUR cada. Nossa conta total deu 28 EUR, ou seja, sem acréscimo de serviço. Pagamos 30 EUR e deixamos o troco. Comida boa e lugar simples. Achamos em conta.

De volta, pegamos outro táxi, corrida 11 EUR até o B&B na Via Del Corso! Amanha teremos Villa Borguese, Galeria Borguese, Capitolinos e etc!!

Photo Credit: MRB (Wikipedia)
      This article was originally published in forum thread: Roteiro 4 dias - 2. dia - 08.10.2012 started by prirj20 View original post