• San Lorenzo: o bairro universitário de Roma

      Viajar para uma cidade diferente é sempre uma aventura, conhecer lugares famosos, experimentar pratos típicos…

      É sempre uma emoção atrás da outra, mas uma pessoa muito curiosa como eu sempre fica com um gostinho de quero mais querendo saber mais da história, querendo saber onde as pessoas locais vão, etc.

      Vir para Roma significa conhecer pessoalmente lugares que desde pequenos ouvimos suas histórias como o Coliseu, o Vaticano, etc.

      Mas, pesquisando mais a fundo vemos que em Roma não é só a cidade das ruínas romanas e das igrejas renascentistas, em Roma estão bairros importantes para a história do cinema, bairros multiculturais que refletem a cidade atual, bairros que foram bombardeados, bairros alternativos, etc…

      A impressão que temos é que é preciso uma vida para conhecer a fundo esta cidade!

      Para quem vem a Roma e gostaria de conhecer esses lugares e consequetemente conhecer a Roma dos locais, alguns bairros vem à mente, Monti, Pigneto, Esquilino (mesmo hoje sendo “dominado” por imigrantes), Testaccio e San Lorenzo.


      Photo credit: Alessandra Porras

      O quartiere San Lorenzo é bem localizado, fica pertinho da estação Termini.

      A história do bairro é muito interessante, foi construído no século XIX para abrigar operários que vinham para a cidade que se desenvolvia, e mantém até hoje a sua característica popular. Foi a parte da cidade a ser mais atingida durante os bombardementos da Segunda Guerra Mundial.

      Hoje, acolhe a Universidade La Sapienza, uma das mais reconhecidas do país e a maior da Europa, e por isso é muito habitado e frequentado por jovens, artistas, intelectuais e nomes expoentes do cinema.


      Photo credit: Giorgio Vargiu


      Além de bons restaurantes, pubs, cervejarias, a praça central serve de ponto de encontro nos dias mais quentes, virando uma grande “balada” a céu aberto.

      San Lorenzo também é conhecido por ser palco de muitas manifestações e é considerado um bairro de “esquerda”, abrigando também muitos Centros Sociais, que normalmente foram estabelecidos em ocupações ilegais de prédios abandonados que depois de reformados passaram a servir como espaço para mostras, festas, etc.

      Muitos servem comidas e bebidas, cursos de danças étnicas, línguas, tudo a preços excelentes. Inclusive, existe uma associação cultural brasileira a San Lorenzo que oferece aulas de português, capoeira, samba, etc, a Vida Nova.

      O que ver

      1. Basilica de San Lorenzo Fuori le Mura, de onde o vem o nome do bairro.

      2. Porta Tiburtina, que permitia a passagem pelos aquedutos.



      3. Universidade La Sapienza: mesmo tendo diversas faculdades espalhadas pela cidade, a cidade universitária está aqui, e é onde se concentram a maioria das faculdades, algumas, inclusive, se localizam em edifícios históricos como a faculdade de Psicologia, onde antes era a cervejaria Wuhrer, e a de Ciências Humanas, onde era antes a Vidraçaria Sciarra, reformada para dar lugar à faculdade.

      4. Cemitério del Verano, famoso por obras de arte em mármore e onde estão enterradas diversas personalidades famosas.


      Photo credit: Birnardo

      5. Piazza dell’Immacolata, a praça principal de San Lorenzo que todas as noites recebe algumas dezenas de pessoas.



      Onde Comer e Beber

      Um dos restaurantes mais tradicionais de San Lorenzo é o Il Pulcino Ballerino, onde desde outubro (2012) aos domingos acontece o Rocksteria, que é um almoço com um artista da música italiana convidado para compartilhar suas experiências e canções.

      Outro restaurante histórico é o Pommidoro, que era muito frequentado por Pasolini e por Alberto Moravia, o que já vale a pena a visita.

      Se você quiser pesquisar melhor sobres os locali (bares, boates), clique aqui. Ou se não, vá fazer um giro por lá pois, com certeza, você verá alguma coisa interessante, ou alguém te indicará algo.

      "Café-livrarias", centros sociais, associações culturais, cervejarias que produzem a própria cerveja, com certeza alguma coisa vai te agradar!

      Como chegar

      Da estação Termini, basta ir caminhando em direção contrária ao centro que você já está em San Lorenzo.


      Exibir mapa ampliado