• O Imperdível de Roma por Carlos Alberto

      Olá, pessoal do Dicas de Roma! Como prometido volto aqui para deixar minhas impressões sobre a sempre eterna Roma.


      Crucificação de São Pedro de Caravaggio

      Alitália

      Atraso de 6 horas no embarque em São Paulo, devido ao defeito de uma peça na aeronave. Por pouco minha agenda do primeiro dia em Roma não vai para as cucuias.

      Na boa, é uma companhia mediana sem comparações com a Lufthansa ou KLM, serviço de bordo razoável, principal prato quente foi um ravióli de ricota.

      A temperatura no interior era extremamente alta, 23ºC, reclamei com a comissária de bordo sem sucesso, minha mídia individual não funcionou, embora não tenha perdido nada, segundo meu vizinho de poltrona. O único alento pra mim, um viajante contumaz da classe econômica, foi à ausência de passageiro imediatamente ao meu lado, ufa!

      Imigração no Aeroporto de Fiumicino

      Existe? Brincadeirinha...apresentei meu passaporte e “cabong”... carimbo nele, entrei na Itália... hehehehe

      Sobre o aeroporto em si, é funcional... as esteiras de Cumbica deveriam aprender com as de Fiumicino. Sacanagem é cobrar 2 euros do carrinho de bagagem.

      Deslocamento aeroporto-hotel

      Hospedei-me em uma Casa Per Ferie "S. Giovanna Antida" (tipo hotel convento padrão 3 estrelas) a 800 metros do Museu do Vaticano, segui o conselho da Dani e utilizei um transfer privado desembolsando 40 euros.

      Mais tarde vi que fiz a coisa certa pois teria que me deslocar da estação Termini até a estação Cipro, sempre lotado e depois teria que caminhar mais 800 metros? Dinheiro bem gasto!

      Hospedagem Casa Per Ferie "S. Giovanna Antida"

      Como dito anteriormente é um hotel convento padrão 3 estrelas, com diária de 45 euros, ótimo café da manhã com frutas, cereais, pães e bolos frescos, máquina de café e congêneres, cornetos entre outros.

      Quartos limpíssimos com banheiros privativos sem TV, o único senão é o curfew, ou seja, o toque de recolher às 23 horas, por dois dias negociei com a suora Anna (freira Anna) e fiquei com a chave do local entrando na Casa durante a madrugada.

      A Dani tinha me advertido que a área onde se localiza o hotel (Via Circonvallazione Clodia 1/3) era muito barulhenta e agitada sem ser perigoso, é verdade, mas os quartos apresentavam janelas anti ruídos.

      O único inconveniente é que as freiras falam apenas o italiano portanto a mímica é a linguagem universal no local.

      A língua

      Se vc não fala italiano como eu, peça informações aos mais jovens quase todos falam o inglês básico, não se preocupe se o seu inglês é arroz com feijão, o deles é macarrônico.

      Os mais velhos apesar de solícitos quase só falam o italiano. De uma maneira geral eles são educados, principalmente os carabinieri, não se furte em pedir ajuda a eles se for necessário.

      Roma e os romanos

      Disseram-me que era uma cidade suja, eu não achei.

      A única regra de trânsito obedecida pelos motoristas romanos é pararem para pedestres na faixa, não importando se o sinal está vermelho para o mesmo.

      Os romanos têm um estilo peculiar de se vestirem geralmente com bom gosto, mas esse povo não sente calor, Via Del Corso, 19 horas, 21ºC e pessoal com cachecol enrolado no pescoço, estilo é tudo!

      Metrô em Roma

      De uma maneira geral as estações são mais feias que as paulistanas que são as que conheço no Brasil, evidentemente com n pessoas a menos por m².

      Comer em Roma

      A pior parte pra quem viaja sozinho é a hora do jantar, mas respire fundo e peça mesa pra um na:

      • Trattoria Da Lucia no Vicolo Del Mattonato, 2 em Trastevere. Pedi pollo com pepperoni, uma delícia (indicado por um amigo no Brasil) por 25 euros, lógico acompanhado pelo vinho da casa.
      • Ou vá no Ristorante Da Gino no Vicolo Rosini, 4, no centro histórico, aqui eu comi rigotoni alla gricia (pasta com bochechas de porco), 29,75 euros, o ruim é que eles não aceitam cartão de crédito.


      Mas, se você está com pouca grana vá ao Autogrill Ciao Ristorante da Via Del Corso, 181, um self service de massas. Comi bucatini all'amatriciana por 4,50 euros, tagliata di manzo con rucola (carne de boi) por 14,90 euros e fusilli norma por 4,30 euros. Aqui se aceita cashpassport.

      Gelatos

      O mais gostoso que tomei foi o da Cremeria Monteforte ao lado do Panteão na Via Della Rotonda, 22.

      CashPassport

      Aceito em praticamente todos os lugares, desde os chineses dos souvenirs até na passagem do trem bala italiano FrecciaRossa com destino à Napoli (para a visita à Pompéia).

      Preço da água mineral

      0,90 centavos de euros na estação San Pietro até 4,80 euros na lanchonete do Vaticano (tudo é caro aqui).

      Imperdível

      Lógico que quem viaja pela primeira vez à Roma tem que ir ao Coliseu, etc, etc e etc, mas para quem gosta de arte é imperdível:
      • o Moisés de Michelangelo na Chiesa de San Pietro in Vincoli,
      • as telas de Caravaggio “A vidente” e “São João Batista” na sala Petronilla no museu Capitolino,
      • ou mais Caravaggio na Chiesa di Santa Maria Del Popolo com “A conversão de São Paulo” e a “Crucificação de São Pedro”, até o leigo entende como um mestre usa com galhardia a luz e a sombra em sua telas, simplesmente divino!


      Depois tem mais, tchau!
      This article was originally published in forum thread: Article: Minhas Ferias em Roma: Conselhos Sobre Transporte, Segurança e Mais pelo Marcio started by marcio cristiani View original post
      Comentários 8 Comentários
      1. Avatar de Maria Cleide
        Maria Cleide -
        Ótimo relato!! Claro, engraçado e objetivo!!!rsrsrsrsr
        Aguardo mais!!!!
      1. Avatar de Rita Vidal
        Rita Vidal -
        obrigada! vou dia 24 Março... até 28 março! A dica do self service de massas
        é muito boa... mais alguma sugestão do mesmo género?
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Rita! Tem o Ristorante Il Delfino que é self service também, mas é um lugar para matar a fome e não para saborear a boa culinária italiana.

        Abs!
      1. Avatar de Rita Vidal
        Rita Vidal -
        Obrigada Dani! Não vamos com muito €€ por isso teremos de tentar fazer refeições não muito caras. Claro que planeamos pelo menos um dia jantar num restaurante... já andei a espreitar as tuas dicas... beijinhos *
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Certo, Rita! Aproveite e leia também o artigo Comer na Itália: Dicas Para Não Gastar Muito em Restaurantes Pode te ajudar bastante.
        Bjos
      1. Avatar de Victor Franco
        Victor Franco -
        Dani, a primeira coisa imperdível de Roma é seu site - é um excelente serviço público e por isso se torna bem conhecido e útil a todos. Obrigado por seu trabalho e felicidades por aí. Victor
      1. Avatar de danifurlan
        danifurlan -
        Oi, Victor! Muito obrigada Fico muito contente!
        Felicidades a vc também.
        Abs!
      1. Avatar de Rita Vidal
        Rita Vidal -
        ROMA 3 dias e meio:
        Olá!
        Muito obrigada pelas preciosas dicas que recolhi aqui no vosso site e todas as dúvidas que simpaticamente vocês me foram tirando. Estive em Roma entre 24 e 28 de Março, com os meus pais. O ritmo de passeio teve de ser adequado à meia idade deles mas correu muito bem... [continue lendo este artigo aqui]