Oi Dani!! Voltei de Roma! Amo a Itália desde criança! Amo estar aí! Foram 12 dias só em Roma! Já fui à Itália uma outra vez com excursão. Foi muito bom, mas a visita em Roma deixou a desejar.
Então, dessa vez, com uma fluência um pouquinho melhor em italiano, resolvi voltar só para conhecer Roma e SOZINHA!
Muitos me questionam: “12 dias só em Roma?” Sim! 12 dias só em Roma e ficaria mais 50! Eu não queria correr para tirar fotos dos monumentos… eu queria viver Roma.
Sem falar inglês e com um italiano basicão, fui muito feliz durante esses dias 🙂 Bem, vou dar dicas rápidas. Eu teria muito o que contar. Mas pode ser um pouco “noioso” para os leitores; então, vou falar do basicão e quem quiser pode me perguntar.
Hospedagem
Graças a esse blog eu decidi ficar hospedada na área da Via Veneto. Fiquei no Hotel Caprice, 3 estrelas. Para mim, mais do que suficiente! Uma ducha maravilhosamente na temperatura ideal! A equipe do hotel é nota 1000!
A pé por Roma
Eu andei (pé no chão) durante todos os 12 dias. Tudo é muito perto e como amo estar na Itália, eu não fazia muita questão de chegar logo aos monumentos. Eu ia andando por todas as regiões que estavam ali no guia que comprei.
Ia caminhando, ouvindo o idioma, vendo as pessoas, os cães, as construções, batia fotos daquilo que me encantava, comprava lembranças em lojas diferentes.
Tomava sorvetes, cappuccino e alguns dias me lembrei de almoçar… rs… e comi pastas e pizzas maravilhosas. Nem pensar em entrar em Mc Donald’s ou Subway… ah, não! Na Itália, não!
Ah sim, o trânsito…os primeiros 3 dias eu quase enfartei sem saber como atravessar a rua. Então eu esperava um italiano se atirar na faixa e eu ia correndo atrás… kkkk… depois me acostumei.
Não vi atropelamentos, não vi batidas, incrível! Ouvi a expressão: “Santo Deus!!!” em vários idiomas nos momentos de atravessar a rua…e caía na gargalhada… eu já estava acostumada e sabia atravessar até de costas na Piazza Venezia, na Piazza della Repubblica… etc.
Transfer privado
Também graças ao blog, eu contratei os serviços de transportes da Elmocar. Excelentes, pontuais, gentis, corteses e de confiança. Saí às 3h da manhã do hotel e lá estava o carro às 02h50 me esperando. Muito bons mesmo!
Coliseu, Palatino e Fórum Romano
Outra dica que acho legal dar é comprar online o ingresso do Coliseu, Palatino e Fórum Romano (o mesmo vale para os 3) com hora marcada para a entrada.
Chip celular
Comprei um chip da Vodafone e um cartão telefônico internacional. O chip com créditos e prontinho para uso. O celular eu usava para ligações locais e muitoooooo google maps. Andar pelas ruas de Roma sozinha, me ajudou muito, porque não sou muito esperta para decifrar mapas. Mas também usei muito o mapinha que vem junto ao guia que comprei.
O cartão internacional é ótimo para você poder telefonar do hotel, da rua, ou mesmo do celular para o Brasil e tranquilizar os parentes.
Os romanos
Fui muito bem tratada por todos. Em minha outra viagem, o pouco tempo que passei em Roma, encontrei pessoas pouco corteses. Dessa vez, só encontrei pessoas amigáveis, simpáticas e pacientes.
Chegavam falando inglês comigo e eu pedia para eles falarem italiano porque eu entendo melhor. E eles, pacientemente, falavam mais devagar para que eu entendesse tudo, e tinham paciência para meu cérebro encontrar as palavras certas para tentar formar as frases… rs
Banheiro público
Ah… sim! Posso dar uma dica meio boba e estranha para alguns… mas, é sobre banheiros públicos em Roma. Geralmente a gente aproveita o almoço, ou compra um café e pede para usar o banheiro. Mas não sei porque, eu resolvi “arriscar” e usar um banheiro público… não me lembro exatamente onde… e estava perfeitamente limpo!!!!!!!!
Papel higiênico, sabonete, secador de mão, espelho! Tudo, absolutamente tudo no lugar! E de graça! Existem vários na cidade.
No Coliseu tem um, no caminho das Termas de Caracalla outro… vocês verão a plaquinha com as letrinhas verdes da “AMA”. Muito bom! Não sei se dei sorte, mas fica a dica.
Enfim, amo Roma, amo a Itália e voltarei 1000x! Roma già mi manca! Uma ótima viagem a todos! Dani, se tiver dicas de viagens ao Norte da Itália… Verona, Florença, Siena… EU QUERO!!! Tchau e até a próxima!
Photo credit
Piazza Venezia: Vlad Lesnov
Rosana, gostei muito das dicas. Estou planejando ir a roma pela primeira vez com minha mãe e meu marido. Não falamos italiano mas eu e meu marido temos um inglês fluente. Você acha que conseguiremos nos virar bem somente com o inglês?
Obrigado!
Patricia
Oi Patrícia! Falando inglês fluente vocês não passarão nenhum aperto! Podem ir tranquilos! Os romanos chegavam falando inglês comigo e eu pedia para eles falarem em italiano…kkkkkk…
Ciao, Dani!
Esta é a minha primeira postagem por aqui.
Termino a faculdade de Direito dentro de 1 ano e meio e gostaria de fazer curso de especialização em Roma.
Você sabe se existem programas que forneçam bolsas de estudo?
Sou completamente apaixonado pela cidade eterna…
Nasci no Brasil, mas meu coração bate em italiano.
Ci vediamo!
Fabiano Mariano
Oi Fabiano! Sou formada em Direito há um tempinho…tempão…acho super válido vc fazer especialização na Itália! Eu não tive incentivo e o tempo foi passando, passando..hoje estou muito feliz com meu emprego (na área jurídica) e não descarto um dia estudar na Itália.
Não desista, não deixe esse projeto esfriar! Siga em frente! Bons estudos!
Dani, vc pode me dar uma ajuda? Bolei um roteiro em Roma tenho 2 dias inteiros e meio período do terceiro dia. Pensei no seguinte 1º dia: manhã: Coliseu – Palatino – Campidoglio – Foro Romano – Piazza Venezia – Pantheon – Piazza Navona – Almoço. Tarde: Fontana di Trevi – Piazza Del Popolo – Vila Borghese – Museu Borghese. 2º dia: Vaticano – Museu do Vaticano – Capela Sistina – Cúpula e Tumbas dos Papas ( eu gasto 1 dia inteiro no Vaticano?). 3º dia: Termas de Caralla – Circus Maximus. Vc acha que é possível realizar esse roteiro nessa sequência e com esse tempo? Obrigada,
Salve, Rosana! Saluti.
Gostei demais da sua postagem.
Estive em Roma ano passado e já quero retornar ano que vem.
Minha primeira viagem foi uma espécie de peregrinação… Tentar entender minha paixão pela Itália, desde criança.
Foi uma experiência fascinante, mas triste ao mesmo tempo. Imagina encontrar o grande amor de sua vida, dar um abraço e voltar. Dureza, né?
Agora, retornar é minha meta! Ainda não sei como, mas pretendo estudar lá assim que concluir a faculdade.
Da 1ª vez, fiquei apenas 08 dias (na realidade 05 = 1,5 para chegar e 1 para voltar).
Dessa vez, estou planejando passar 15, e assim como você, curtir uns 12 dias, todos em Roma.
Gostaria de compartilhar uma dica com você. É um livro do Ruy Araújo chamado Guia de Roma: Segredos de um viajante. Neste livro, o autor descreve – com detalhes – lugares que são mais conhecidos pelos romanos que pelos turistas.
Outra dica que funcionou muito bem comigo. Sempre quando chegava num restaurante ou sorveteria, perguntava qual era o prato ou sabor preferido dos romanos.
Resultado: todas as escolhas foram deliciosas, além de ter provado uns 70 sorvetes… rs rs
Tem um ditado che diz: Roma, non basta una vita… Acabei descobrindo que esta é uma verdade incontestável.
Un abbraccio!
Fabiano Mariano
Obrigada Fabiano!
A minha paixão pela Itália também é desde criança! 10, 11 anos já me imaginava viajando para a Itália!
Retornarei pela 3ª vez esse ano e estarei com a minha mãe, mostrando minha amada Roma!
Vou comprar esse livro que vc indicou!
Obrigada e boas viagens!!!!!
Obrigada, Dani! Só mais uma coisa. À noite gostaríamos de ir a um barzinho legal lá e vi q o Trastevere tem bares, vc acha uma opção legal? Eu gostaria de fazer o passeio “Roma Iluminada” e comer uma massa em um lugar legal depois, o q vc indica? Bjos!
Oi Dani!
Em outubro estarei aí de novo, mas agora com a minha mãe!
Ela quer muito ir à Capela Sistina.
Ok! Lá vou eu feliz da vida!!!!