Os Melhores Lugares Para Se Hospedar em Roma

Fiz uma seleção das melhores zonas ou bairros para hospedar-se em Roma levando em consideração a segurança, fácil acesso aos principais pontos turísticos – a pé ou com transporte público, várias opções de restaurantes e onde fazer compras. Marquei também os melhores hotéis.

Bairro Monti: o coração de Roma

Roma, como qualquer cidade grande, é dividida em regiões, as 12 regiões do centro histórico são chamadas de Rione, uma vulgarização da palavra regione. Pertinho do Coliseu, mas pertinho mesmo, a dois passos está o Rione Monti, um dos meus preferidos em Roma, um bairro incrível, colado a lugares famosos e turísticos, mas onde não se vê praticamente turístas.

Passeando por Monti você até se esquece que está em uma cidade de mais de 2 milhões de habitantes, parece que está em uma cidadezinha… Você até se sente em um filme com todas aquelas ruas estreitas e vielas… Se você gosta do ar mais interiorano e sente falta dos encontros em praças, você tem a obrigação de dar uma passadinha em Monti (e em San Lorenzo) à noite, onde os jovens se encontram na pracinha em frente à Igreja Madonna dei Monti na Via dei Serpenti para bater um papo e beber alguma coisa. É comum as pessoas comprarem cerveja, vinho, etc. e levar a garrafa para a praça, sentar-se no chão e curtir a noite romana. De repente aparece alguém com um violão e, se tivesse mar, seria um autêntico lual.

Mas, se faz muito frio, ou se simplesmente você gosta de coisas mais inn, mais descoladas, Monti também é o seu bairro. Aliás, Monti é O bairro para quem curte um estilo mais alternativo. As suas vielas são recheadas de lojas vintage, de pequenos cafés e restaurantes decorados por artistas locais. As lojas de novos estilistas deixa qualquer fã de moda louco. Monti é apaixonante por reunir negócios personalizados.

Dica: Todos os domingos tem uma feira vintage bem pertinho da estação de metrô Cavour.

Além das lojas cool, aqui também estão muitas galerias e por isso é um bairro frequentado por pessoas do mundo da arte. Para quem conhece San Lorenzo eu diria que Monti é uma versão mais cara e chique do outro bairro. Eu particularmente acho que um passeio se perdendo pelas vielas é já encantador mas, somado aos monumentos ali presentes a visita se torna obrigatória.

Dica: por ser um bairro super tranquilo, agradável, ficar perto de vários pontos turísticos e ter muitos restaurantes, é uma ótima opção para se hospedar. Veja hotéis em Monti.

O que ver em Monti

  1. É aqui que está a Basílica de San Giovanni in Laterano, que é a catedral do Papa, ou a sua sede eclesiástica, e não a Basílica de São Pedro como muitos pensam. Não preciso dizer que o seu interior é incrivelmente decorado, mas mais incrível é o entorno, na praça adjacente tem o mosaico do Triclino Leonino, o obelisco…
  2. Bem pertinho da Basílica de San Giovanni está a Basílica de San Clemente, onde é possível visitar o seu subterrâneo, outra visita incrível.
  3. Uma jóia nessa região que pouquíssimas pessoas conhecem é o Monastero Agostiniano SS. Quattro Coronati na Via dei Santi Quattro. Entrar ali é de uma paz imensa, é impressionante como a 2 minutos do Coliseu lotado de turistas se encontra um lugar tão silencioso como este.
  4. Em Monti também está a Basílica de Santa Maria Maggiore e
  5. A Basílica di San Pietro in Vincoli onde está a o famoso Moisés de Michelangelo na tumba feita para o Papa Giulio II.
  1. O Palazzo delle Esposizione também vale a visita por abrigar importantes mostras e eventos do mundo das artes.
  2. Em Monti estão 5 torres medievais belíssimas, e pouco conhecidas.
  3. Os fóruns imperiais e o mercado de Traiano também pertence a esse Rione.

Como chegar

As estações de metrô mais próximas são a estação Cavour e a estação Colosseo. Mas se você está na região da estação Termini basta descer a Via Nazionale ou a Via Cavour e entrar em qualquer rua que corte essas avenidas. https://maps.google.com/maps?q=rione+monti&ie=UTF8&hl=pt-BR&hq=rione+monti&hnear=&radius=15000&t=m&ll=41.894259,12.489824&spn=0.011181,0.018239&z=15&output=embed

Exibir mapa ampliado

Enfim, eu poderia continuar falando de todas as belezas de Monti, mas acho que já deu para entender que é um daqueles bairros onde vale a pena se jogar e “se perder” descobrindo todos os seus encantos. Meu apelo é: se você vai ao Coliseu, ou a algum outro lugar turístico, não tenha medo de explorar, Roma é muito mais e tenho certeza que ela vai te encantar com os seus lugares escondidos.

Zona Piazza Navona

Vou para a Itália em abril de 2010 e devo passar 6 noites em Roma. Como as diárias nesta época são altíssimas, estava planejando alugar um apartamento próximo ao metrô, mas tenho medo de escolher uma região não muito segura, principalmente à noite. Quais seriam as melhores áreas para ficar no centro? Próximo à estação Vittorio Emanuele (Via Foscolo) é um bom local? E próximo à Piazza Navona (Via di Monti Giordano)? Por último, é bom negócio sair do aeroporto de Fiumicino para o centro de Roma de trem?

Essa época que você vem para Roma é uma das melhores! Primavera, o clima é excelente, ótimo para passear a pé. Não é à toa que os preços são altos… No centro praticamente todas as áreas são boas. Dentre as que você me perguntou, com certeza, a melhor é Piazza Navona (Via di Monti Giordano). Não é próxima de nenhuma estação de metrô, mas você nem vai precisar, pois é possível ir caminhando até os principais pontos turísticos da cidade. Além disso, existem inúmeros restaurantes, lojas, bares, pontos de ônibus, etc. Veja as várias opções de [URL=”http://www.booking.com/landmark/it/piazza-navona.it.html?aid=328657″]hotéis nos arredores da Piazza Navona. A zona da estação Vittorio Emanuele fica pertinho do centro histórico, mas acho menos segura. Quanto a ir do aeroporto de Fiumicino para o centro de Roma de trem, se você não tiver muitas malas e puder se locomover facilmente, pode ser uma idéia boa e barata. Existem duas opções de trens:

Leonardo Express que vai direto ao centro de Roma em 31 minutos e sai a cada meia hora. Preço: 11 euros por pessoa.

Linea FR1 que vai até as estações de Roma Tiburtina, Roma Ostiense, Roma Trastevere e Roma Tuscolana e sai a cada 15 minutos. Ele também para em várias outras estações no meio do caminho, por isso demora mais para chegar no centro da cidade. Preço: 5,50 euros por pessoa.

Depois, se você pegar o Leonardo Express, deve descer na estação central Termini, sair e, na frente dela onde ficam os ônibus, pegar o nº 40 (P.za Pia/Castel S. Angelo) por 5 paradas, descer na Chiesa Nuova e caminhar uns 300 metros até a Via di Monti Giordano. Mas, se você pegar o Linea FR1, deve descer na estação Trastevere, sair, andar até a parada do metrô de superfície, pegar o linea 8 (Argentina) por 8 paradas, descer no ponto final (Argentina), andar até o ponto de ônibus, pegar o nº 64 (P.za Stazione S. Pietro (FM)), ou o 46 (Staz.ne Monte Mario (FS-FM3)), ou o 571 (Gregorio VII/Anastasio II), ou o 62 (Borgo S. Angelo), ou o 916 (Andersen) por 3 paradas, descer na Chiesa Nuova e caminhar uns 300 metros até a Via di Monti Giordano.

Agora, se quiser comodidade e rapidez, pegue um táxi ou reserve transfer privado. Vai te custar em torno de 60 euros, porém não vai ter que fazer um city tour forçado com malas.

Visualizar mapa de Roma Centro – Piazza Navona em no Google Map

[I]Photo Credit: [URL=”http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Piazza_Navona_1.jpg”]Myrabella[/URL][/I]

Trastevere

Bairro boêmio da cidade, localizado muito próximo ao centro histórico (praticamente basta atravessar uma das pontes) com muitos bares e restaurantes e vida noturna agitada. Fica a 800 mt da Ilha Tiberina, 1,2 km da Bocca della Verità, 1,5 km do Pantheon, 1,6 km da Piazza Venezia. Não tem metrô, mas possui muitos ônibus e tram (metrô de superfície).

San Giovanni

San Giovanni é um bairro tranquilo, sim, e próximo do centro histórico (a menos de 1,5 km do Coliseu). Mas, considere que vocês estão em uma cidade grande, que são estrangeiros e que não conhecem bem o lugar, então tomem o mesmo cuidado que vocês tomam normalmente no Brasil. Próximos a Piazza San Giovanni in Laterano existem duas estações de metrô: San Giovanni e Manzoni.

Vejam qual fica mais perto do hotel onde vocês estarão hospedados.

Pessoalmente não conheço os restaurantes desse bairro, mas pesquisei e encontrei os seguintes, com boa avaliação de clientes (ver localização no mapa acima):

[URL=”http://www.pastarito.it/en/home/default.asp?lingua=en”]Pastarito Pizzarito[/URL]:[/B] rede de restaurantes especializado em pizzas e massas; preço razoável.

Le Virtù in Tavola: restaurante sardo (Sardegna), especializado em peixes (sempre fresco); preço um pouco alto; convém reservar mesa antes.

[URL=”http://www.lamoscamatta.com/”]Ristorante Pizzeria La Mosca Matta[/URL]: especializado em carnes, peixes, pizzas; preço bom.

Com certeza, quando estiverem lá verão que existem mais restaurantes. Tentem ver o menu, que geralmente colocam na frente do restaurante, antes de entrar e se gostarem dos pratos e dos preços, experimentem! No mais, leiam as dicas de como economizar em restaurantes.

Zona da Estação Termini

Gostaria de saber se você conhece esse hotel Scott House, Via Gioberti 30. O endereço é seguro? Legal para ficar?

Olha, eu não conheço o Scott House, mas uma coisa boa e ruim dele é que está a menos de 200 metros da estação Termini. Boa porque você pega o metrô e em poucos minutos vai para quase todos os pontos turísticos mais importantes de Roma, ou pega um trem e vai para qualquer lugar da Itália (e vários lugares da Europa).

O ruim é que esta região não é das melhores… é como no Brasil, geralmente perto de estações muito grandes é uma bagunça de gente, e pessoas mal intencionadas acabam se aproveitando disso. Mas, conheço várias pessoas que já se hospedaram próximas ao Termini e não aconteceu nada. Tem que ter cuidado… se possível não andar sozinho, principalmente à noite, não andar com nada de valor que chame atenção. Enfim, tem que tomar os mesmos cuidados que tomaria no Brasil. Outra coisa boa que vi é que tem um restaurante bom e com preços razoáveis em frente ao hotel, chama-se Pastarito. Dentro da estação também tem vários restaurantes, vale a pena provar.

Zona da Piazza Della Repubblica

Estou chegando em Roma no dia 11 de janeiro e indo embora (infelizmente) dia 15. Você já nos disse sobre a estação Termini. Bem, estou vendo um hotel (Hotel Impero) que fica perto do Teatro de Ópera, como é essa região (fica a 500 mts da Termini)? Conhece o hotel? E roupas, o que devo levar: calça jeans e tenis e uma jaqueta bastam?

A região do Teatro de Ópera é boa. Muito bem localizada, além de estar próximo a estação Termini, está a 300 metros da bela Piazza della Repubblica, onde se encontram uma estação de metrô (Repubblica), uma loja Eataly, a igreja Santa Maria degli Angeli, um cinema The Space, entre outros.

O Hotel Impero eu não conheço, mas já vi vários comentários de turistas que se hospedaram lá. Em geral, dizem que se paga um preço justo pelo que o hotel oferece, que é limpo, bem localizado, possui bastante restaurantes nas imediações, mas que o café da manhã não é muito bom, que os funcionários não são simpáticos e que precisa de uma renovação geral nos quartos. Quanto as roupas, janeiro é um dos meses mais frios em Roma, faz de 2 a 10 graus, portanto você trazer casacos bem quentes, luvas, cachecol, meias grossas, sapatos quentes, calças jeans, blusa de moletom felpada. A roupa que você vai usar debaixo do casaco mais quente pode ser mais leve, pois todos os lugares possuem aquecedor e você pode até passar calor se estiver vestindo uma blusa muito quente. Ah, também não se esqueça de trazer um guarda-chuva, pois aqui chove bastante no inverno.

San Lorenzo: o bairro universitário de Roma

Viajar para uma cidade diferente é sempre uma aventura, conhecer lugares famosos, experimentar pratos típicos… É sempre uma emoção atrás da outra, mas uma pessoa muito curiosa como eu sempre fica com um gostinho de quero mais querendo saber mais da história, querendo saber onde as pessoas locais vão, etc.

Vir para Roma significa conhecer pessoalmente lugares que desde pequenos ouvimos suas histórias como o Coliseu, o Vaticano, etc. Mas, pesquisando mais a fundo vemos que em Roma não é só a cidade das ruínas romanas e das igrejas renascentistas, em Roma estão bairros importantes para a história do cinema, bairros multiculturais que refletem a cidade atual, bairros que foram bombardeados, bairros alternativos, etc… A impressão que temos é que é preciso uma vida para conhecer a fundo esta cidade! Para quem vem a Roma e gostaria de conhecer esses lugares e consequetemente conhecer a Roma dos locais, alguns bairros vem à mente, Monti, Pigneto, Esquilino (mesmo hoje sendo “dominado” por imigrantes), Testaccio e San Lorenzo.

Monzù

O quartiere San Lorenzo é bem localizado, fica pertinho da estação Termini. A história do bairro é muito interessante, foi construído no século XIX para abrigar operários que vinham para a cidade que se desenvolvia, e mantém até hoje a sua característica popular. Foi a parte da cidade a ser mais atingida durante os bombardementos da Segunda Guerra Mundial. Hoje, acolhe a Universidade La Sapienza, uma das mais reconhecidas do país e a maior da Europa, e por isso é muito habitado e frequentado por jovens, artistas, intelectuais e nomes expoentes do cinema.Photo credit: Giorgio Vargiu

Além de bons restaurantes, pubs, cervejarias, a praça central serve de ponto de encontro nos dias mais quentes, virando uma grande “balada” a céu aberto. San Lorenzo também é conhecido por ser palco de muitas manifestações e é considerado um bairro de “esquerda”, abrigando também muitos Centros Sociais, que normalmente foram estabelecidos em ocupações ilegais de prédios abandonados que depois de reformados passaram a servir como espaço para mostras, festas, etc. Muitos servem comidas e bebidas, cursos de danças étnicas, línguas, tudo a preços excelentes. Inclusive, existe uma associação cultural brasileira a San Lorenzo que oferece aulas de português, capoeira, samba, etc, a Vida Nova.

O que ver em San Lorenzo

  1. Basilica de San Lorenzo Fuori le Mura, de onde o vem o nome do bairro.
  2. Porta Tiburtina, que permitia a passagem pelos aquedutos.Photo credit: Birnardo
  3. Universidade La Sapienza: mesmo tendo diversas faculdades espalhadas pela cidade, a cidade universitária está aqui, e é onde se concentram a maioria das faculdades, algumas, inclusive, se localizam em edifícios históricos como a faculdade de Psicologia, onde antes era a cervejaria Wuhrer, e a de Ciências Humanas, onde era antes a Vidraçaria Sciarra, reformada para dar lugar à faculdade.
  4. Cemitério del Verano, famoso por obras de arte em mármore e onde estão enterradas diversas personalidades famosas.Photo credit: Birnardo
  5. Piazza dell’Immacolata, a praça principal de San Lorenzo que todas as noites recebe algumas dezenas de pessoas.

Onde Comer e Beber

Um dos restaurantes mais tradicionais de San Lorenzo é o Il Pulcino Ballerino, onde desde outubro (2012) aos domingos acontece o Rocksteria, que é um almoço com um artista da música italiana convidado para compartilhar suas experiências e canções. Outro restaurante histórico é o Pommidoro, que era muito frequentado por Pasolini e por Alberto Moravia, o que já vale a pena a visita. Se você quiser pesquisar melhor sobres os locali (bares, boates), clique aqui. Ou se não, vá fazer um giro por lá pois, com certeza, você verá alguma coisa interessante, ou alguém te indicará algo. “Café-livrarias”, centros sociais, associações culturais, cervejarias que produzem a própria cerveja, com certeza alguma coisa vai te agradar!

Bairros para Vida Noturna

Estou planejando ir para Roma em Setembro, 5-6 dias, três ou quatro amigas (todas na faixa dos 30 e poucos).

A dúvida principal é: onde ficar? Existe alguma região que você recomende? Alguma que você NÃO recomende? Estamos completamente sem idéia…

Não fazemos questão de hotel de luxo, mas algo que seja limpo, seguro e bem localizado! Nosso objetivo é visitar os pontos turísticos durante o dia e ir a restaurantes e, eventualmente, clubes à noite!

Para se hospedar em Roma o melhor lugar é o centro histórico para poder ir a pé nos pontos turísticos, mas os hotéis de lá, em geral, são mais caros. Uma segunda opção seria ficar próximo a estação central Termini, onde tem ônibus, metrô e táxi para todos os lugares de Roma e da Itália e os hotéis são mais em conta, com certeza. O único detalhe é que a última corrida de metrô é às 23h00! E essa região à noite não é a das melhores. Enfim, o mais importante é que você fique em um lugar que seja fácil de se chegar até o centro. O melhor seria ficar perto de alguma estação de metrô. Locomover-se à noite em Roma é um problema, já que os ônibus param de funcionar às 23h30 e o metrô às 23h00. Táxi à noite é bem carinho, pois os taxistas cobram praticamente o que querem (à noite em Roma a mulher tem direito a um desconto de 10% nas corridas de taxi – essa iniciativa é chamada Pink Taxi, mas eles nunca aplicam esse desconto, enfim, acho que vale a pena saber e tentar pedir). Vida noturna em Roma: se você prefere bares o melhor bairro é o Trastevere, se prefere clubes / boates vai encontrá-los principalmente em Testaccio.

Prati

Tradicional bairro da cidade, onde os romanos fazem compras também, é sempre cheio de gente, principalmente de dia. Tem bastante restaurantes por lá, de todos os tipos e preços. Bem próximo ao Vaticano (menos de 1 km), 1 km do Castel Sant’Angelo, 1,4 km da Piazza del Popolo. Como o Trastevere basta atravessar uma das pontes para chegar no centro histórico. Possui duas estações de metrô: Ottaviano e Lepanto, além de vários ônibus.

95 comentários

  1. Oi Dani, eu vou ficar num hostel perto do Termini ( o Alessandros Hostel). soube que eh um dos melhores hostels de Roma. O local é bom? Perto do centro? Seguro? grande abraço.

    • Oi!!! Uma amiga já se hospedou no Alessandro e disse que é bom mesmo. Termini é a estação central de Roma, ou seja, é muito fácil e prático pegar metrô, ônibus e trem para qualquer parte da cidade, do país e até da Europa. As ruas muito próximas a entrada da estação são muito frequentadas por mendigos, estrangeiros clandestinos, etc., por isso precisa tomar cuidado, principalmente a noite. Se vc gosta de caminhar até dá para ir a pé para o centro, mas só se quiser mesmo porque meio de transporte é o que não falta por lá.

  2. Olá! Você disse que a região próxima a entrada da Termini é perigosa para se hospedar. Vi alguns hoteis e hostels na via Cavour a partir da Termini e outros próximos a região da estação de metrô repubblica, estas regiões, também são? No caso seremos eu e minha irmã e pretendemos ir em novembro pra Roma.
    Outro que me indicaram fica na via Cola di Rienzo entre as vias Fabio Massimo e piazza dell’unita, parece ser uma boa localização, porém a noite é tranquilo para circular e tal?
    Desculpe o abuso, é que será nossa primeira vez em Roma e não fazemos idéia de localização boa ou não!
    Muitíssimo obrigada!
    Um abraço

    • Oi, Andreia!
      A Via Cavour e a zona Repubblica nao sao perigosas e tem muitas opçoes de restaurantes e lojas. Podem se hospedar la tranquilamente.
      A Via Cola di Rienzo (o bairro se chama Prati, fica pertinho do Vaticano e do Castel Sant’Angelo) é um otimo local. E’ onde os romanos fazem compras. Além disso, também tem muitos restaurantes. Pode circular por la a noite sem problemas. Os dois locais sao bem servidos de onibus/metro.
      Abs!

  3. Olá, eu em minha esposa iremos à roma em Lua de Mel . É nossa primeira vez em roma. Achamos muito difícil localizar um hotel, pois muito tem recepção e um edifício e quartos em outro, ou mesmo vários hotéis em um unico edifícil. Isso claro por um preço razoavel.

    Achamos um colado no Coliseu (Hotel Adas – tem bom preço e está dentro da área que vc colocou como um bom lugar para ficar) . O outro é o Hotel Everest Inn (Fica na via nazionale, próximo ao mcdonalds e a Piazz dela república (Alí perto do metro). Porem vc tb disse que alí perto da Termini seria um local não muito bom para ficar.

    Estou muito próximo de ir e ainda não tenho meu hotel, (valor até 650 euros). Poderia me ajudar??

    Obrigado

    • Oi, Rodrigo!

      O Hotel Adas é mais perto do centro, dá para ir a pé até lá. O Everest Inn fica perto do Termini, mas nem tanto… a Via Nazionale não é uma área perigosa.

      Vc já deu uma olhada no tópico de hotéis do fórum? Hospedar-se em Roma, hotéis e bairros legais

      Abs!

  4. Oi!
    Eu e meu noivo reservamos o Hotel At Home Townhouse, que fica na Via Castelfidardo 50. Não consegui localizar em que região fica, mas no site diz que é 10min de Termini, é tb é uma região perigosa? Vocês sabem se é um bom hotel, pois ainda temos tempo para cancelar!
    Mais uma vez: OBRIGADA e PARABÉNS!!
    Bruna

    • Oi, Bruna! Obrigada pelo comentário!

      O At Home Townhouse fica na zona Repubblica, perto da estação Repubblica, Castro Pretorio e Termini. Mas, aquela rua não é perigosa… Veja no mapa: http://tinyurl.com/398yoos

      Pelos comentários dos clientes o hotel é muito bom!

      Abs

  5. Oi Dani,
    Primeiro OBRIGADA por ser tão legal e tirar as enormes dúvidas em nossa primeira experiencia em Roma!
    Vamos (eu e meu marido) ficar num hotel chamado Firenze Palace (proximo a Escadaria Espanhola e Trinidade dos Montes – Piazza di Spagna). Pelo que li em suas dicas é central não é? Dá pra fazer o roteiro de 4 dias a pé? É perto da estação de trem que vamos pro aeroporto? E é perigoso a noite? Pq adoramos vida noturna e optamos pro esse hotel pq a indicação q nos deram era de q era proximo dos agitos, confere?
    Obg desde já!
    Bjos
    Vivi

    • Oi, Vivi!

      É super central o hotel Firenze Palace. Aquela região é uma das melhores de Roma, não é perigosa, não. Dá pra fazer quase tudo a pé… só aluns lugares como o Vaticano, o Circo Máximo e Termas de Caracalla são mais distantes, mas dá para ir de metrô até eles.

      Não fica muito perto da estação central Termini (1,5km), mas do Termini vc pega o metrô A até a estação Barberini que fica a 350 metros do hotel.

      Naquela área tem muitos restaurantes e muita gente passeando pelas praças, mas não é o lugar mais agitado… o bairro boêmio de Roma é Trastevere.

      Bjos

  6. Oi Dani,
    Estou inda a Roma dia 30/11 com meu marido,ficaremos uma semana.Mas tenho duvidas quanto ao a
    escolha dos hoteis .Será vc poderia nos dar umas dicas?Gostariamos de ficar em lugar seguro,
    com restaurantes próximos e de fácil locomoção ao centro histórico.Os Hoteis que estamos
    olhando são ,o Star Hotels,Metropole,Montecarlo,Napoleon,Tolmino ,Relais 6 Via,Mercadante Palace.

    bjs

  7. Olá pessoal.
    Eu fiquei em um ótimo hotel (Britannia), próximo a Piazza della Repubblica e de onde fomos a pé conhecer Roma (menos ao Vaticano, que fomos de metro).
    O hotel fica na Via Napoli e é bem aconchegante, o pessoal do atendimento é nota 10, super simpáticos e eficientes. Ganhei até uma receita de família para fazer Limoncello.
    O café da manhã é muito bem servido (tipo buffet) e tinha até camarão e salmão defumado (essas guloseimas eu confesso que deixei passar)

    Abs.

  8. Olá Dani.. Primeiramente quero parabenizá-la por seu empenho em responder todas as perguntas. Para nós turistas de primeira viagem a Roma é super importante alguém que possa tirar nossas dúvidas
    Bom a perguntinha básica que gostaria de fazer é a seguinte: Eu, meu irmao e cunhada vamos ir para Roma passar o Natal. chegaremos dia 23 e ficaremos até o dia 26. Gostariamos de dicas de hostals, gostariamos de ver a missa do Galo no Vaticano, vc saberia nos informar como é o transporte nesta época, ou melhor nestes dias, qual regiao seria melhor se hospedar.
    Desde já agradeço muitooo…
    Abraços,

    Michelli

  9. Acabei de chegar de Roma, fiquei quatro dias lá. Amei!
    Fiquei num Bed and Breakfast na via Firenze, perto da Termini. Quando chegamos pegamos o ônibus que vai do aeroporto a estação Termini, e depois fomos a pé para o hotel! Adorei o lugar!!!! Fica realmente perto de tudo.Fomos para todos os lugares à pé! E achei muito seguro e tranquilo, é perto da estaçao Republica de metrô. Recomendo ficar ali! Recomendo dar uma olhada no booking.com no Hotel Iq Roma, e no I Giardini del Quirinale (foi la que fiquei).
    Abs e boa sorte.
    Ale

    • Olá Ale,

      qual ônibus você pegou no Aeroporto? É melhor ir de ônibus que de trem/metro? Estarei também em breve em Roma, e aproveito para perguntar como está o tempo na cidade: já começou o friozinho e a chuva?

      Obrigado,

      Renato.

      • Então, Renato, quando cheguei fiquei totalmente perdida, embora já tivesse visto que trem fica mais barato. Mas é engraçado, chegar a um país estranho, sem falar a língua direito, e, com mala grande e bagagem de mão… então, nos localizamos no mapa ao lado de fora do aeroporto, e fomos andando para procurar alguma indicação. Vimos um ônibus cuja placa dizia Roma Centrale, e fomos nos informar.Disseram que parava na Estação Termini, que era meu ponto de referência, custava 6 ou 8 euros. Achei um preço bom. Entramos, um pouco com medo, mas deu tudo certo. Demorou bastante para chegar, pois o trânsito lá é caótico, mas acabamos já passeando um pouco pela cidade! Talvez de trem seja mais rápido, mas com malas, a gente entra no primeiro meio de transporte que enxerga… só não entramos num táxi com medo do valor!!! Vc também vai ficar perto da Termini?
        Boa sorte!
        Ale

        • Obrigado pelas respostas Ale!
          Tb ficarei próximo à Termini, mas ainda não sei ao certo qual transporte pegarei já que ouvi falar que o trem deixa em um local na estação que fica um pouco longe pra andar com as malas até o hotel!
          Será que compensa o ônibus que vc pegou ou ainda um táxi?
          Já abusando li mto aqui no dicasderoma sobre os roteiros e passeios e gostaria de sua opnião sobre o que devo priorizar nos 3 dias que ficarei em Roma.
          Estou pensando em deixar para uma outra visita a Bocca della verita e o Circus Maximus. Penso em conhecer: Vaticano, incluindo Museu, Cistina e a Básilica de São Pedro. Também Coliseo e toda imediação, Fontana di Trevi e seu entorno. Você adquiriu o Roma Pass ? Acha que vale a pena ? Novamente obrigado, e desculpe-me por tantas perguntas, culpa da ansiedade… rsrsrs!
          Renato.

          • Antes de responder, Renato, só uma perguntinha: você gosta de andar? Isso faz diferença na resposta, pois a única vez que peguei metrô foi para ir ao Vaticano. E, ainda voltamos à pé de lá!!!
            Abs,
            Ale

  10. Bem Ale, vamos preparados para andar, mas vale a pena pegar o Roma Pass para entrar nos Museus/Pontos Turísticos mesmo sem contar então o transporte público ? Parece que sim, né?

    O que vc achou dos pontos que estamos pensando em abrir mão?

    Obrigado!

    Renato.

    • Eu acabei não comprando o Roma Pass, mas acho que deve valer a pena sim! Ou, pelo menos empata o gasto, né? Roma é um verdadeiro museu! A cada esquina , cada casa, cada construção, cada fonte… vale muito a pena andar pela cidade. E, andar lá é muito gostoso, a gente não sente , pois tudo é interessante! E também, tudo é relativamente perto, então, acho que talvez dê para incluir na sua programação a Boca de la Verita, pois, saindo do Coliseo, dá para ir andando.Nós fomos primeiro ao Palatino,pois não tem fila para entrar, depois, com o mesmo ingresso, entramos no Coliseo.E, então passamos pelo Monumento a Vittorio Emanuele, e, então fomos por uma rua que acabou dando na Boca de la Veritá. Vale pela foto, e pelo lugar, que é perto do Rio Tevere. Fomos então para a Isola Tiberina, e para Trastevere, que eu amei! É um bairro lindo , com uma Igreja linda,a Santa Maria in Trastevere, uma praça gostosa! É onde tem uns restaurantes e bares bem legais.Como os dias estavam muito lindos, com sol, nós realmente não tínhamos muita vontade de entrar em museus. No Circus Maximo eu tambem não fui e me disseram que é bem sem graça… `
      Você já comprou algum guia de Roma?
      Nós compramos um no aeroporto , que se chama Roma, guia e mapa, da Editora Ciranda Cultural, que vem com o mapa da cidade, do metrô, e alguns roteiros. Foi uma das melhores compras da viagem!
      Como vc pode ver, voltei encantada por Roma! E, acho até que acabo escrevendo demais, pois é muito bom lembrar da viagem!
      Abs,
      Ale

  11. Ale, bom dia…
    Adorei seus posts.. já estou me imaginando em Roma… rs
    Assim como o Renato, chegarei em Roma no final de novembro e ficarei hospedada próxima a Termini. A noite vc tbm costumava sair a pé?? Qual o passeio noturno mais indicado??

    Bjs e obrigada.

    • Oi, Patty, acho que todos os passeios noturnos são bem indicados! Ver os monumentos, o Coliseo, a Fontana di Trevi!!! Tudo fica muito mágico! E, sentar num restaurante em Trastevere, e tomar um vinho… ai , que saudade!
      Nosso hotel era na via Firenze, e fazíamos tudo a pé. Achei bem tranquilo!
      Bjs.
      Ale

  12. Olá!
    Parabéns pelo site/blog! Tem sido muito útil nos meus preparativos!
    Reservei o Fabio Massimo Design Hotel e gostaria de saber se conhece e o que acha?
    Eu e meu marido preferimos tranquilidade e segurança à agitação… Fizemos uma boa escolha?
    Ficará muito longe do centro? Poderemos fazer passeios a pé?
    Existem restaurantes próximos deste hotel?
    Nossa, quantas perguntas!!!
    Desde já, muitíssimo obrigada.

    • Oi, Adriana! Obrigada pelos parabéns!

      Não conheço o hotel, mas pelos comentários de quem já se hospedou nele parece ser ótimo.

      Ele fica num bairro bem tradicional de Roma, com muitas lojas e restaurantes (principalmente na Via Cola di Rienzo), perto do Vaticano (1km) e de duas estações de metrô (Ottaviano e Lepanto). Também dá para ir ao centro histórico a pé, pois é apenas 1 km de caminhada.

      Acho que vcs vão gostar de se hospedar lá. (Ah, eu estava lendo que ele fica no 4º andar de um prédio, o que é comum aqui em Roma, por isso não estranhem se não acharem nenhum letreiro grande com o nome do hotel na frente dele).

      Veja o mapa: http://maps.google.it/maps?f=d&sourc…33023&t=h&z=16

      Abs

  13. Oi Dani!
    Fui, comi, rezei, amei e, infelizmente, voltei! rsrsrs
    Mais uma vez obrigada pelas dicas: excelentes!
    Pra tentar retribuir as suas dicas, to passando aqui pra contar que o hotel Fabio Massimo não tinha propaganda enganosa no nome: era/é mesmo o máximo!
    Escrevi um review no meu blog com várias fotos tiradas por mim: quem sabe pode ser útil para os seus visitantes/leitores.
    Review: Fabio Massimo Design Hotel « Amo Viagem
    Grazie bella!

    Adriana
    amoviagem.wordpress.com

    • Oi, Adriana! Que legal o seu review! Adorei
      Sabe que eu me surpreendi com o hotel?! Tudo muito bonito! O box do banheiro e a ducha, então… É uma raridade achar um box grande assim nos hotéis aqui em Roma. E mais difícil ainda é achar um hotel com os funcionários simpáticos!
      Com certeza ajudará os nossos leitores.
      Obrigada e volte logo para Roma

  14. Muito legal vc ajudar as pessoas que querem ir Roma. Valeu!!!
    Irei para ai em Outubro com minha esposa e estou pensando em ficar noMercure Piazza Bologna pelo preço, por ser um hotel de rede e uma certa qualidade e porque fica perto de uma estação de metro. O que você acha é legal? O lugar é bom? Agradeço desde já a ajuda.

    Um abraço
    Ricardo

    • Oi, Schimitz! Desculpe a demora…
      A zona Piazza Bologna é boa, sim. É um bairro residencial tranquilo com lojas, restaurantes, etc.
      Os comentários dos hóspedes do hotel são bem melhores do que os do Mercure Delta Colosseo.
      Abs!

  15. Olá, Dani!Estou indo à Roma em Setembro, com meu marido e meus pais. Fizemos recerva em um hotel que parece muito bacana, porém não fica nos bairros que vc indica como bons…O hotel é o Pulitzer e ele fica próximo ao metrô Marconi: Viale G. Marconi, 905 – 00146 Roma.Vc conhece essa região? É perigoso fica lá?Agradeço desde já pela ajuda!P.S. Seu blog é ótimo! Parabéns!!

    • Oi, Juliana!
      Conheço a região da Viale Marconi, sim. É onde geralmente faço compras
      O bairro é bem movimentado, mas é seguro. Já ouvi falar bem do hotel…
      Além do metrô que é próximo dele, se precisar, bem na frente do hotel tem uma parada de ônibus. Mas, é preferível pegar o metrô, o ônibus demora muito para chegar ao centro.
      Abraços e obrigada pelo comentário!

  16. Oi DaniParabéns pelo blog.Me indicaram dois hotéis: o Albergo Cesàri, Via Di Pietra, 89/A, Pantheon e o Target Inn Via Modena 5. O que vc acha? bjMaria

    • Oi, Maria! Obrigada pelo comentário
      Os dois hotéis são bem avaliados no site do Booking.com
      O Albergo Cesàri é super bem localizado, no centro do centro mesmo. Vc vai poder fazer quase tudo a pé.
      O Target Inn é bem localizado também, perto da bela Via Nazionale e das estações Repubblica e Termini (a região tem muitas lojas e restaurantes). Não é bem no centro, mas é muito fácil de se chegar lá com o metrô e até mesmo a pé para quem gosta de caminhar (mais ou menos 1,5km de distância).
      Bjos!

      • Obrigada Dani
        Posso te alugar mais um pouquinho? E o hotel Mercure Roma Piazza Bologna? A localização vale? O preço tá bem razoável. Agora então que o euro tá subindo…..
        bj
        Maria

        • A Piazza Bologna também é uma boa regiao (residencial), Maria. Sò um pouco mais longe do centro, mas também tem metro pertinho.
          Abs!

    • OláParabéns pelo seu blog, realmente muito útil!!Ficarei hospedado em Roma no mês de novembro no Hotel B&B Stella Elsa, na via Principe Amedeo, 79, região da Termini. O hotel tem uma avalização razoável no booking. Será mesmo que a região é perigosa? Alguém tem alguma referência?Obrigado!!

  17. Ola Dani, primeiro gostaria de parabenizar-lhe pelo blog, pois vejo que tem ajudado muitos brasileiros que pretendem ir a Roma e gostaria de tirar uma dúvida. Estou indo agora em outubro com minha namorada e estarei por 3 noites em Roma e na pesquisa de hotéis, vi que tem muita coisa com um preço um pouco elevado principalmente nas áreas citadas por você, então a dona B&B que fiz contato via e-mail, me indicou um site que aluga studio, apartamentos, etc. Me indicaram um studio próx a fontada di trevi, gostaria de saber se o local é bom e se voê achar ser confiável esse tipo de aluguel. Villas in the World – The best italian holiday rentals! – Online Apartments and Villas reservations

    • Oi, Alessandro! Entao, nao é dos melhores lugares de Roma… mas, nao é que é violento, tem que tomar cuidado (principalmente a noite) porque tem mais probabilidade de pequenos roubos, gente bebada, drogada, etc. Por outro lado, vc vai ver que é muito pratico ficar ali, tem trem, metro e onibus para toda a Italia e Europa pertinho.
      Abs e obrigada pelo comentario

  18. Ola Dani, Cheguei ontem de Roma e não fiquei em nenhuma destas zonas, fiquei hospedada no Hotel Marc’ Aurelio, perto da estação de metro da Cornelia, e uma 4 estrelas, mas com uma preço bastante acessivel, o pequeno almoço é em boffet e tem tudo de um pequeno almoço europeu ocidenta, cereais de varios tipos, iogurts de varios sabores, croissants, manteiga, queijo, fiambre, tostas, todo o tipo de bebidas quentes e sumos de frutas.Pessoalmente eu gostei muito do serviço no hotel e da sua localização.Como ja me aqui tinha dito estava com bastante receio em relação a minha visita uma vez que fui sozinha mas embora tenha ido a bastantes sitios nao tive nenhum tipo de problema, quer em termini, quer na fontana de trevi….BJ

    • Oi, Sofia! Ali perto da estaçao Cornelia também é bom, mas como fica um pouquinho mais afastado do centro. Na verdade, qualquer lugar que seja perto de uma estaçao de metro é bom, o unico problema é se um dia vc resolve voltar tarde para o hotel, pois os metros param de funcionar cedo.
      Obrigada pela sua dica!
      Bjos

  19. Oi Dani. Parabéns pelo blog. Vc conhece o hotel Metropolis na Viale Delle Milizie. Parece que é perto do Vaticano. É uma boa área para ficar?abraçosFátima

    • Oi, Fatima! O hotel é muito bem localizado, fica na regiao do Vaticano, perto da estaçao de metro Lepanto e também perto do centro historico (Piazza del Popolo). Vai tranquila.
      Abs!

  20. Dani, Acabei de chegar de uma viagem de 11 dias pela Itália. Passei quatro dias em Roma, hospedido no Kolbe Hotel, um quatro estrelas muito bom que fica na Via di San Teodoro (perto do Coliseu) com vista para o monte Palatino. Achei o hotel excelente, muito bem localizado, muito limpo, um café da manhã muito bom e serviço atencioso e eficiente. Recomendo a todos. Agradeço bastante as dicas do site, que me foram muito úteis. Abraço a todos. Bruno Baptista

  21. Oi dani parabens pelo blog, suas dicas sao otimas pra quem viaja a primeira vez a Italiaeu vou dia 22/11 irei ficar no Hotel Vatican Holiday vc acha que fiz uma boa escolha?alguns dias atraz eu fiz a mesma pergunta mais nao obtive respostaobrigado

    • Desculpe nao ter respondido antes, Rubilene. A localizaçao do hotel é muito boa. Perto do Vaticano, perto do metro, por ali tem muitas lojas e restaurantes. Estava lendo os comentarios dos hospedes do hotel e vi que muitos se assustam com o fato de que ele fica num prédio antigo junto com outras residencias/escritorios e o nome dele so se ve no interfone, isso é muito normal aqui em Roma (principalmente quando se trata de hotéis tipo “Bed & Breakfast).
      Abs!

      • Obrigado pela resposta, por ser um predio antigo eu nao vou achar estranho, ate porque em Amsterdan so temos predios antigos e como eu moro na Holanda tudo aqui e antigo, meu marido diz que temos que levar guarda chuva e galochas kkkkk porque esta chovendo muito
        bjs e muito obrigado

        • Ah, vc mora na Holanda?! Entao vc ja esta acostumada…
          Puxa, era para eu e meu marido irmos para Amsterdan ha dois anos atras (estava tudo pago), mas descobri que estava gravida e cancelamos tudo (eu nao estava passando muito bem). Mas, logo, logo aparecemos por ai… agora com a nossa filhinha!
          Tragam mesmo guarda-chuva e botas impermeaveis, pois novembro é o mes que mais chove em Roma. Pensando bem, acho que podem até trazer um bote inflavel… rsrs Brincadeirinha!
          Bjos

          • Oi Dani quando vcs vierem em Amsterdan, terei maior prazer em ajuda-los com dicas da cidade,da mesma forma que vc ajuda quem
            quer conhecer a Italia
            aproveitando vc saberia um lugar para dansar sexta ou sabado a noite? eu ouvi falar numa boate gay QUBE que tambem e frequentada por hetero, chegaremos quinta a noite 17.30 vc acha que seria uma boa ideia de visitar a Fontana de Trevi?
            bjs e obrigado

  22. Olá Dani!Vou pra Roma nesta semana, e estou adorando teu trabalho dando dicas pra quem quer viajar feliz!Contudo fiquei um pouco desapontada com a localização do meu hotel (ja que ganhei a hospedagem de presente de casamento) pois fica perto da estaçao Termini…. É o hotel Napoleon… sera assim inseguro o local???Depois, tb so podemos ficar um fim de semana e ja vi inumeras opções de dicas, adorei! Mas tb nao sei se uma tarde é o suficiente pra se ir no Vaticano….ou uma manha seria melhor…ja que tenho que dividir tudo em dois dias…abs

  23. Oi, Patricia! Obrigada pelo comentario! Gostei do: “dicas para quem quer viajar feliz”!!! E’ exatamente esse nosso objetivo
    Quanto ao seu hotel, realmente a localizaçao nao é das melhores mas, nao é assim perigosa… nao é muito bonita, é meio suja, mas pelo menos, fica praticamente do lado da estaçao de metro Vittorio Emanuele. Tomem cuidado com seus obejtos de valor principalmente a noite. Mas, sem neuras, comparada a violencia que estamos acostumados no Brasil, ali nao é nada de mais. Se vc quer visitar o Museu Vaticano, além da Basilica, te aconselho a ir de manha e comprar o ingresso antes pelo site do Vaticano para nao ter que enfrentar fila, apesar de que agora acho que vc nem vai pegar muita fila, mas é bom garantir ja que vc vai ficar poucos dias na cidade.
    Abs!

  24. Oi Dani! Vou pela primeira vez para Roma e gostaria da sua opinião sobre o Hotel Aphrodite e se possível gostaria que vc desse dicas de restaurantes por perto desse hotel , ok? Vamos fazer o seguinte roteiro… Rio Roma conexão imediata para Genova e trem para Cinque Terre , nos hospedaremos em Vernazza, chegando lá como vamos para as outras 4 terras? Depois retornaremos para genova para embarcar para Roma, de lá vamos para Florença , depois Veneza e por fim 3 dias em Paris que já conheço. Baseada nesse roteiro, me dê suas dicas ok?
    Abs
    Luciene Cezimbra

    • Oi, Luciene! Eu não gosto muito da Via Marsala… tem muito bêbado e mendigos por lá. Mas, a localização do Hotel Aphrodite é bem prática porque é em frente a estação Termini. Dê uma olhada nos comentários de quem já se hospedou lá clicando no link.
      Tem vários restaurantes por lá, principalmente na Via Cavour e na Via Nazionale. Conheço um que não é tão perto do hotel, mas fica a 1,5km e dá para ir de metrô, que se chama “Da Robertino”, veja no mapa: de Via Panisperna, 231, 00184 Roma, Italy a Hotel Aphrodite – Google Maps
      Quanto ao roteiro, não posso te ajudar porque não conheço Genova e Cinque Terre, infelizmente.
      Abs!

  25. Dani, gostaria de informar que me hospedei no Hotel Il Piccolo di Piazza di Spagna, gostei muito, bem localizado, quarto confortável e limpo, valeu a dica. Perto de tudo. So não tem internet, e nao encontrei lugar onde pudesse acessar por perto. Unica falha do hotel. Boa relação custo beneficio.

  26. Boa tarde, Dani

    estou indo para Roma em fevereiro e preciso de um dica de onde ficar.
    Como estou indo sozinha, gostaria de me hospedar em um local bem seguro e de bom custo benfício.
    Andei pesquisando e achei o Hotel Koru, ele fica na Via Cavour 185, Rione Monti, 00184 Roma, pelo que pude ver é bem próximo a estação de metro Cavour e de alguns pontos turísticos, como o Coliseu e da Basílica de Santa Maria Maior.
    Você conhece? Sabe me dizer se a localização é boa?
    Caso você tenha algum outro para me indicar agradeceria!
    Peço urgência, pois minha viagem é daqui algumas semanas!
    Att,

    • Oi, Juh! Muito bem localizado o hotel… pode ficar la tranquilamente. E’ uma regiao bem movimentada, cheia de restaurantes e bares e também fica proximo de muitos pontos turisticos, além do Coliseu e da Basilica de Santa Maria Maggiore, como vc disse.

      Veja também estes proximos a Piazza Navona (que é perto de tudo e seguro):

      Navona Palace Residence di Charme
      Hotel Rinascimento
      Relais Al Senato

      So um detalhe: alguns desses hotéis, na verdade, sao suites em prédios residenciais/comerciais (muito comum aqui na Europa), entao, se resolver se hospedar num deles precisa avisar a hora que vc vai chegar porque nem sempre tem gente na recepçao do hotel.

      Abs!

      • Boa tarde, Dani
        Quero te agradecer pela atenção e o pronto atendimento.Não consegui reserva no hotel que te falei porisso peço de novo um help!
        Estou em dúvida, por estar indo sozinha, se é melhor ficar em hotel ou ficar em um hostel. Voce pode me indicar alguns hostel que tenham quarto individual e situado numa zona segura ? E também hoteis com preços mais em conta.
        Sua ajuda é fundamental, pois preciso me decidir o mais rápido possível!rs
        Att,

        • Juh, o unico hostel que eu conheço, porque uma amiga se hospedou la uma vez, é o Alessandro Downtown Hostel. Mas, ele fica numa das ruas que nao recomendo… Se quiser, leia os comentarios de quem se hospedou la clicando no link.
          Tem esse outro que é da mesma rede que também fica perto da estaçao Termini, mas numa rua mais segura: Alessandro Palace Hostel (Roma, Itália) – Dicas e avaliações
          Senao, da uma olhada neste Bed & Breakfast na Via Cavour também e bem perto do Coliseu: Rome Downtown Accomodation (Roma, Itália) – Dicas e avaliações
          Abs!

  27. Oi Dani!
    Descobri seu blog hoje por acaso e foi uma surpresa muito boa!!
    Vou pra Roma em março e estou pensando em ficar no Funny Hostel por indicação de um amigo que ficou lá e adorou, disse que é um dos melhores de toda a Europa. Fica próximo à Termini, mas ele disse que é tranquilo. Ele chegou bem tarde e o dono foi encontrar com ele na estação e ao fazer o check-in ainda ganhou uma garrafa de vinho (todos ganham!).
    A minha pergunta não é referente ao tema do tópico, mas também não vi um adequado.. eu queria conhecer um hospital (tenho a intenção de fazer uma especialização ou pós-graduação aí). Vc sabe se é possível?
    Parabéns pela riqueza das informações.
    Bjs Beatriz

    • Oi, Beatriz! Aquela rua onde fica o hostel é tranquila mesmo… so toma cuidado quando estiver na estaçao, principalmente a noite.
      Quanto a sua pergunta, nao sei se é possivel conhecer algum hospital… acho que sim… ali perto do hostel tem o hospital UMBERTO I POLICLINICO DI ROMA Entra em contato com eles.
      Olha no mapa exatamente onde ele fica: da Via Varese, 33, 00185 Roma a Policlinico Umberto Primo – Google Maps
      Bjs e obrigada pelo comentario

  28. Ola Dani,

    Boa tarde!

    Em qual hotel vc acha melhor se hospedar, Starhotels Metropole ou Eurostars International Palace?

    Obrigada.

    Joyce

    • Oi, Joyce! Os dois ficam na mesma área, perto da Piazza della Repubblica. Pelo Booking.com o Starhotels parece ser melhor, a avaliação (nota) feita pelos hóspedes também é um pouquinho mais alta.
      Abs!

  29. To indo para Roma em Maio. Pensei em reservar o Mercure Piazza Bologna, mas tenho duvidas quanto a localização. Vc indicaria algum hotel no centro com preço acessível?

    Dani, to em duvida sobre 3 hotéis. To indo para Roma para um evento religioso e preciso de precos bons, mas quero algum conforto. Vi tres opicoes Que ficam dentro do meu orcamento e Queria sua opiniao ( e de quem mais quiser ajudar – rsrs). Mercure roma piazza bologna, B&B home 77 e Hotel Giuggioli. Pela localização, para mim, talvez fosse o Hotel Giuggioli, por ser perto do Vaticano, onde vai haver uns eventos, mas de modo geral, qual dos três seria melhor? Desde já obrigada pela ajuda e parabéns pelo blog. Excelente!

  30. oi ficamos hospedados em Roma no Hotel Royal House, gente é tudo de bom, com vista para o Colisseu, é só atravessar a rua, maravihoso, tem uma moça chamda Alina, maravilhosa, mas não fala nada de portugues, então já viu nehh, o meu básico ingles ela consiguiu entender.
    o quarto tudo de bom.café da manhã .bom

  31. Ainda não resolvi o hotel. Tenho algumas reservas para decidir, mas queria a opinião de vocês.
    1. Hotel Giuggioli. Pelo que vi nas referencias no booking e no Venere, parece um hotel simples, mas bom. Que acham da localização? Alguém já se hospedou lá?
    2. B&B no VAticano: fico com receio, principalmente por falta de serviço de recepção em alguns e pelo café da manha! Não tenho experiência em B&B.
    – Interno 5 B&B
    – B&B Ottaviano Augusto. Esse me pareceu muito bem localizado e com referencias boas no Venere e tripadviador. PArece ter um bom custo x benefício. O que acham?
    – Relais San Pietro. Mais barato de todos, fotos excelentes, com aspecto de hotel moderno, mas as referencia que encontrei não são das melhores. Fiquei com receio do serviço.
    3. Tem ainda o B&B Home 77, que me pareceu muito bom, desing, mas tenho medo do deslocamento não ser muito fácil, já que no mapa não vi metro por perto, mas as referencias são excelentes e tem a vantagem do café da manha em estilo buffet, além de ter serviço de recepção, pelo que entendi. É o mais caro, mas está dentro do orçamento tb.
    Na área mais central os preços são mais elevados do que eu estou procurando ou não tem disponibilidade. Então depois de muito procurar fiquei entre esses citados.
    Dentre essas opções, Dani, Dan (ou quem mais puder ajudar), qual seria de melhor custo x benefício?
    Quero economizar, mas tenho medo do barato sair caro, por isso preciso da ajuda de vocês. Bjs!

    • Oi, Socorro! Desculpe a demora…

      Todos sao muito bem localizados. Tanto o Hotel Giuggioli e os B&B que ficam em Prati (zona Vaticano) sao muito praticos porque ficam perto do Vaticano, Castel Sant’Angelo, e também do centro historico. Além disso, Prati é um bairro bem tradicional romano e possui inumeras lojas, restaurantes, bares, estaçoes de metro, onibus…

      Quanto ao B&B Home 77 que da Via Nomentana, é um pouco mais afastado do centro, mas é bem servido de onibus, tem uma estaçao de metro a 800 mts (Castro Pretorio) e fica a 1,5km da estaçao central Termini.

      Mas, eu acho que para vc, que vai participar de eventos no Vaticano, convenha ficar em Prati mesmo. Pode até ser um pouco mais caro, mas as vantagens sao inumeras.

      Bjos!

      • Obrigada, Dani. Aproveitando, coloco mais perguntinhas! Rsrs
        To resolvendo ficar mesmo no B&B Ottaviano Augusto, por ser o mais próximo e o mais barato. Vc já ouviu falar dele? Tem alguma referencia? E no caso da linha A não estar funcionando, qual a alternativa de locomoção para essa região à noite? Tem ônibus fácil?

        • Nunca ouvi falar dele, nao, Socorro… Mas, é que sao tantos!
          Quando a linha A nao funciona tem um onibus que faz o mesmo percurso. Prati é um bairro muito bem servido de onibus. Nao sera um problema. Se quiser saber mais detalhes sobre como consultar as linhas de onibus que passam por la, veja aqui: Transporte em Roma: Dicas Sobre Ônibus
          Abs!

  32. Estive em Roma no Carnaval e reservei um apartamento para 6 pessoas com a operadora Rome Loft. O apartamento foi este: Comfortable and large apartment in Piazza Navona
    super perto da piazza navona e de vários outros pontos turísticos. O apartamento é grande e confortável para 6 pessoas, mas nós éramos 7, porque o meu irmão de 6 anos também foi e não faltou espaço para ninguém. Recomendo, pois pagamos uma tarifa muito abaixo em relação aos hotéis da área e tivemos toda a assistência da empresa.

  33. Dani,
    Estou achando suas dicas ótimas e aproveitando cada uma delas para a minha viagem a Roma, em setembro deste ano. Vou viajar com meu marido e estou em dúvida sobre qual hotel ficar. Procurei algumas opções não muito caras e encontrei as seguintes B&B:
    Merulana Suite – fica na região da Estação Termini, que você já disse algumas vezes não ser muito bacana à noite, mas que em compensação fica mais próxima das principais atrações.
    B&B Travestere Feltre 1 – Fica no Travestere, que é ótimo para sair tranquilamente para jantar, por exemplo, mas fica mais para baixo da região que você indicou no mapa das melhores regiões para se hospedar… e dei uma procurada em meios de transporte próximos ao hotel e só tem o trem elétrico (estação Bernardino Da Feltre‎), com 2 linhas.
    O valor de ambos é o mesmo, e os dois têm boas classificações nos sites especializados.
    Mas estou na dúvida afinal do que vale mais a pena abrir mão… Me ajuda? rs
    bjs e obrigada

    • Oi, Clarissa! Obrigada pelo comentario
      O Merulana Suite, apesar de ficar perto de Termini, fica numa area mais bonita e segura e bem mais perto do centro, da para vc ir a pé tranquilamente até o Coliseu. E na Via Merulana tem de tudo…
      Quanto ao B&B Feltre 1, nao é mau… fica um pouco longe do “centro” de Trastevere, mas o tram (trem eletrico) passa com muita frequencia por la e chega bem rapido no centro. So um detalhe: na verdade, nao é uma estaçao a “Bernardino Da Feltre”, é so uma parada. Outros onibus também passam por la, por exemplo o “H” que vai até a estaçao Termini (mas, demoram mais para chegar no centro).
      Enfim, eu ficaria no Merulana, pois dependeria menos dos meios de transporte.
      Bjos!

  34. Cara Dani
    procurando dicas sobre Roma, descobri este site (muito bom), vendo suas informações fiquei com algumas duvidas:
    estou voltando a Roma, no inicio de Julho, após quase 15 anos e com certeza muita coisa mudou, desta forma se voce puder me ajudar agradeceria:
    – Eu e minha mulher, vamos ficar no hotel Milani (Via magenta). como é o local? perigoso, da pra ir á pé por exemplo pras piazzas?
    – A noite, dar pra andar á pé pelas redondezas?
    – como faço pra ir pra Trastevere, jantar?
    – Este hotel é razoavel ou bom ?
    Desde já agradeço e continue a ajudar estes pobres brasileiros que querem ir a Roma
    abs
    Marcio Lisboa

    • Oi, Marcio! Depois de 15 anos acho que o que vc vai notar de diferente na cidade é a quantidade de estrageiros (clandestinos ou nao) na cidade. Aumentou muito! (E eu faço parte desse “aumento”… rsrs)

      A regiao do hotel nao é perigosa, mas a estaçao Termini, é um pouco. Vc deve se lembrar de que la é muito movimentado e tem gente de todos os tipos, os que estao a turismo, a trabalho e os que estao se aproveitando dos mais distraidos. Sem contar bebados e mendigos, que nao é uma coisa legal de se ver, mas que geralmente, nao fazem mal a ninguém.

      Enfim, tem que tomar mais cuidado na estaçao com batedores de carteira e, a noite, com alguns bebados que podem perturbar.

      A pé é um pouquinho longe para ir as praças, vcs terao que pegar o metro.

      Para ir pra Trastevere tem o onibus H que sai da praça em frente a Termini e passa por la. Para voltar, pode pegar ele mesmo, mas lembre-se que o ultimo passa, mais ou menos, a meia-noite. (Uma vez neste onibus meu irmao e a namorada encontraram um bebado que ficava indo em cima dos passageiros, eles se afastaram e nada aconteceu, mas é desagradavel).

      O hotel em si parece ser bom, a avaliaçao dele no Booking é “Otimo (8,2)”.

      Abs e obrigada pelo comentario

  35. Olá, pessoal. Alugar um apto mobiliado é seguro? Estou querendo passar uns 10 dias em Roma com minha família e vi que fica mais barato que hotel.

  36. Olá Dani. Graças as suas dicas, reservei um B&B no centro histório, chamado B&B Corso 22. Pelo site e pelos comentários dos hóspedes, me pareceu legal. Por acaso você conhece esse. É bem localizado, né?? Obrigada, Priscila

    • Oi, Pri! Nao conheço o B&B em si, mas a localizaçao é excelente! Mais centro que isso é impossivel! rsrs So veja bem (e avise o B&B) o horario que vc vai chegar porque, geralmente, eles nao tem recepçao 24 horas e se vc chegar muito cedo ou muito tarde pode nao encontrar ninguém. Ah, e parece que eles mesmo oferecem serviço de transfer aeroporto-centro por 35 euros, mais barato do que um taxi (que custa 48).

      Abs!

  37. Oi Dani
    Adoro seu blog. Já indiquei para várias pessoas. Parabéns.
    Vc conhece o Hotel Condotti, Via Mario de’ Fiori? Dei uma olhada no google street view e achei o lugar meio estranho.
    bj

  38. Boa Tarde. Fazendo uma pesquisa sobre viagens para Roma, descobri este blog e que estou adorando pelas dicas, portanto gostaria de algumas orientações. Quero ir em Roma nos dias 28/09 ao dia 01/10, somos 2 casais e talvez mais 1 pessoa, o que eu gostaria de saber é qual os possiveis hoteis que vc me indicaria porém baratos e proximos aos transportes(tenho pesquisado hotel+voo aproximadamente por 190€) e se vc conhece algum apart hotel tb com uma localizaçao boa e barata. Indicaria tb a compra do Red pass??? E como no ultimo domingo de cada mês a entrada para o Museu do Vaticano é de graça compensa arriscar em ir??? Ja li vários blogs sobre roma e o teu é o melhor e estou muito em duvida do que fazer. Outro detalhe o tempo ai neste período que penso em ir como é???? O que vc acha de alugar um veiculo???? Aguardo um socorro…. obrigada e parabéns pelas indicações….

  39. Olá Dani,

    Vou a Roma no final de setembro e reservei o Hotel King que muitos dizem ser bem antigo~, porém super bem localizado. Reservei tb o B&B Armonie Romane que fica próximo ao Vaticano. A classificação dele é muito bom, porém tenho dúvidas quanto a localização, já que estarei sozinha e não sei como seria por ali à noite, por exemplo, para voltar sozinha ou dar um passeio, comer, etc…pode me dar sua opinião…obrigada!!

  40. Oi Dani,
    Parabéns pelo site e pelo programa no iphone. Ficarei em um hotel na rua Via Emanuele Filiberto n.109 – 00185 -Roma (At Home Townhouse). Você o conhece? é uma boa localização. Ficarei hospedado agora em setembro. Forte abraço. Williams.

  41. Oi Dany, Tenho lido seu blog e tem sido muito útil. Estivemos na Itália( meu marido e eu) em outubro e hospedamos no B&B Bocca Della Verittà(Via Della greca, 1) Achamos o B&B ótimo, quarto grande, café normalzinhoi para os padrões europeus, etc, porém, um pouco longe do metrô com bagagens e nada por perto. Como adoramos Roma, iremos retornar em fevereiro(11 a 16/02) e reservei o mesmo hotel pelo booking para nós e nossos filhos já adultos. Porém, como estará frio, creio que ficará longe das principais atrações e também um pouco longe do metrô para ir a pé(brbbrrbb)
    Achei um hotel Re di Roma(Via Verceli), que pareceu-me bom. Porem, achei-o muito barato em relação aos demais que tenho pesquisado e estou desconfiada. Também tenho dúvidas do local. Precisaríamos de um bom hotel, com bom preço já que são para 4 adultos e que fosse perto de uma estação onde conseguiremos nos locomover com facilidade. Pelo que tenho pesquisado, na Estação Términi os hoteis tem mais reclamações e são piores. O bairro onde está o Re di Roma, é bom? Ou seria melhor Via Cavour, Fontana di trevi, Spagna, etc.Estou em dúvidas.

    Escolhi os seguintes hoteis de pesquisa:

    Re di Roma
    Modigliani
    Inn Rome Rooms & Suites
    Hotel Diana
    Il Corso B&B
    B&B Corso 22
    Merulana Suite

    Você pode nos ajudar?
    Aguardo seu retorno,
    Abraços do Brasil,
    Sandra e César

    • Oi, Sandra e César!

      O Re di Roma é bom, sim… rs Ele é mais barato porque está mais longe do centro a pé, mas o metrô fica a 200 m do hotel. E o bairro é bom e seguro, não se preocupe. Lá (Via Appia Nuova) tem muuuitas lojas, é ótimo para comprar. Ah e lá perto tem o Pompi: Onde Comer o Melhor Tiramisù de Roma

      Claro que ficar no centro histórico seria melhor para não ter que depender dos meios de transporte, mas se o preço é bem menor, acho que compensa. Ali vcs estarão mais inseridos na realidade romana, sem muitos turistas.

      Fora isso, os outros hotéis que vc escolheu tb são bons e bem localizados…

      Abs!

  42. Olá Dani!!!
    Adorei o blog e as dicas, estou viciada nesse blog Parabéns!!!
    Vou para Roma dia 02/03/2013, ficarei no HOTEL FIUME – C.M.P. s.r.l. – Via Brescia, 5 – 00198
    É uma boa localização? É mais fácil ir a pé aos pontos turisticos ou de metro?
    Desde já agradeço…
    Beijosss

    • Oi, Keka! Que bom que está gostando do Dicas de Roma! Fico feliz
      A região do hotel é boa, sim, tem lojas e restaurantes por perto, mas para chegar no centro histórico (onde está a maior parte dos pontos turísticos) vc vai ter que pegar um ônibus. Vi que tem vários que vão pro centro, é só perguntar na recepção onde fica o ponto e os números deles.
      Bjos!

    • Antonio, eu não gosto muito da Piazza Vittorio, é um lugar meio feio, mas não é perigoso… tem que tomar cuidado para evitar pequenos roubos, mas não é um lugar violento. Fora isso, ali na praça tem uma estação de metrô, fica perto da estação Términi e tem vários restaurantes nas redondezas.

      Abs!

  43. Bom dia!!!!
    Vou me hospedar no Hotel Hollyday inn Rome – Vila Aurélia. Vcs conhecem? Esse hotel fica muito longe dos pontos turísticos? Vou visitar Roma em Abril de 2013.

    Atenciosamente
    Michele

    • Oi, Michele! Eu morava num bairro lá perto. Não é muito longe do centro, fica a 5km do Vaticano. Tem um supermercado e um Mc Donald’s quase na frente dele.

      Atravessando a Via Aurelia tem um ponto de ônibus (na frente do Camping) que vai até a estação de metrô Cornelia e lá vc pode pegar o metrô para o centro. Mas, veja bem os horários dos ônibus e do metrô na recepção do hotel.

      Fora isso, leia:
      Transporte em Roma: Dicas Sobre Ônibus
      Mapa do Metrô de Roma

      Abs!

  44. Olá Dani, muito gentil da sua parte dedicar uma parte do seu tempo a ajudar as pessoas com dúvidas em suas viagens, é muito bom ter essas dicas principalmente para quem vai pela primeira vez a Roma Parabéns !!!

    Eu vou de trem de Florença para Roma dia 04.04 e fico até dia 07.04, e acredito que chego pela estação Termini.
    Conforme suas dicas no blog eu fiz uma reserva no hotel Relais Forus Inn que fica Via Cavour 194, Monti, 00184 Roma, Essa localização é segura não é ??? e qual a melhor forma de chegar até esse hotel, se posso ir andando ou um taxi ou metrô….me ajuda ai por favor. Obrigada

    • Oi, Luciana! Obrigada pelos parabéns. Fico feliz em poder ajudar
      Na estação Términi, vc pode pegar o metrô B (direção Laurentina) e descer na estação Cavour, que fica pertinho do hotel. Ou ir a pé, são 800 metros de distância: https://goo.gl/maps/rjRkT
      E é uma região segura, sim. Vai tranquila.
      Abs!

  45. Na minha opinião e por experiência própria a região da Via Aurelia próximo à Via Cornelia também é uma ótima opção. Estando próximo de uma estação de metrô (Cornélia, no caso) chega-se a qualquer lugar de Roma com muita rapidez. O Bairro é agradável e para quem quer economizar possui restaurantes bons e baratos, além de casas de freiras e seminários para hospedagem nas férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *