Finalmente fui passear pela Via Appia Antica no Parco Regionale dell’Appia Antica.
A Via Appia Antica (Via Appia Antiga) foi construída em 312 a.C. por Appio Claudio Cieco, importante político Romano, e ligava Roma a Brindisi na Puglia, o principal porto na época que ligava Roma à Grécia.
Ela é também conhecida como regina viarum, ou seja, a rainha das estradas. No século XVIII, foi construída a Via Appia Nuova (Via Appia Nova) paralela àquela antiga.
O Parque Regional da Appia Antica compreende 3400 hectares pertencentes às cidades de Roma, Ciampino e Marino e foi instituído em 1988 pela Região do Lázio. O parque è uma junção de alguns parques menores, como o Parque da Caffarella e o Parque dos Aquedutos que circundam a Via Appia Antica.
Originalmente a Via Appia começava nas Termas de Caracalla, mas hoje a parte antiga começa na Porta de San Sebastiano. Dalí, percorrendo a Via Appia estão as Catacumbas de San Calisto, as catacumbas de San Sebastiano e o Mausoleo de Romulo, entre os mais de 40 monumentos.
O passeio é muito agradável, é um modo de passar um dia no campo dentro da cidade. No início da Via você pode alugar uma bicicleta (3 euros/hora ou 15 euros o dia inteiro), foi o que eu fiz e vale muito a pena porque assim é possível percorrer os mais de 10 km de modo bastante divertido, para os mais “radicais” existem até algumas trilhas no caminho.
Mas prepare-se para agumas dores “pós bicicleta nos san pietrini (paralelepípedos) antigos” hehe. Ao longo da via existem alguns restaurantes e cafés, ou ainda você pode parar para fazer um belo piquenique.
Nos parques existem desde a possibilidade de passeios à cavalo, ou ainda aulas de equitação, até pequenos produtores onde é possível comprar queijo fresco, frios, geléias, etc.
A única coisa é que é que você deve fazer uma coisa de cada vez, um dia Via Appia, um dia um parque, etc. são muito grandes e com muitas coisas pra ver! Foi uma tarde muito agradável em meio a natureza, ruínas romanas, campos com ovelhas, crianças alegres, cachorros livres…
Um bom modo de relaxar do stress do caos da cidade! Vale a pena a visita!
Como chegar
Para ir até a Via Appia Antica, que é um pouco afastada do centro histórico, a melhor opção é pegar o ônibus 118, que faz o percurso que o antigo ArcheoBus fazia (o bom é que custa como uma passagem normal: 1,50 euro).
Ele passa por:
- Villa dei Quintili,
- Mausoleo di Cecilia Metella,
- Complesso di Massenzio,
- Catacombe di San Sebastiano,
- Santa Domitilla e San Callisto,
- Chiesa del Domine Quo Vadis,
- Porta San Sebastiano,
- Terme di Caracalla,
- Fori Imperiali,
- Coliseu e Piazza Venezia.
O ônibus 118 funciona todos os dias as 5h30 às 23h e das 6h à meia-noite nos feriados.
Nos dias em que a via dei Fori Imperiali fica fechada ao trânsito de automóveis, ele termina o percurso na Piazza Venezia, deixando de passar nos pontos da via dei Fori Imperiali, do Colosseo, da via San Gregorio, da Porta Capena, da Valle delle Camene e da Porta Metronia.
Ou, você pode pegar o metrô A, descer na estação San Giovanni e pegar o ônibus 218.
Para os parques, ou para o “meio” da Via Appia é possível descer nas estações
- Furio Camillo,
- Colli Albani,
- Arco di Travertino,
- Lucio Sestio,
- Giulio Agricola,
- Subaugusta
- Cinecittà.