Prezados, cheguei em e já compartilho meu curto primeiro dia aqui, em retribuição a toda ajuda que obtive do blog. Espero que contribua para alguém.
Primeiro dia
Viemos de Air France, saindo do RJ 16:20h do dia 06.10. Chegamos em Paris 7:50h. Passamos pela imigração: muito tranquilo, não pediram nada, nem seguro viagem, enfim, carimbaram o passaporte e pronto.
Às 09:40h pegamos o vôo para Roma (achamos um pouco enrolado até descobrirmos em que fila entrar – os funcionários do CDG deram informações conflitantes, mas conseguimos) e 11:25h chegamos no aeroporto de Fiumicino! As malas também chegaram!!
Como havíamos comprado o Roma Pass pela internet, fomos pegá-lo no Terminal 3 (nós saímos no terminal 1 e fomos até o 3 andando – é um do lado do outro). Do aeroporto para Roma fomos de carro, pois havíamos combinado transfer (custou 45 EUR, mas como estávamos muito cansados e em razão do que soube em relação aos gatunos que visam turistas, achamos melhor pagar) com o Bed&Breakfast onde nos hospedamos.
Via del Corso e centro
Reservamos o B&B Corso 22 pelo Booking.com e estamos gostando, o quarto é limpo e o banheiro também. Há uma cozinha, embora eu nem pense em cozinhar!! Tv, ar-condicionado. Como o nome diz, é B&B, então não tem a comodidade de um Hotel, mas achei bem legal para o que se propõe.
Chegamos no B&B por volta das 14h. Tomamos um banho e fomos dar uma volta pelos arredores! A Via Del Corso (foto acima) é muito bem localizada, dá para conhecer muitas atrações a pé. Como chegamos no domingo, ela estava fechada para automóveis e bem movimentada.
É a rua das compras, várias grifes. Começamos andando por ela. Depois, fomos até a Piazza di Spagna, Fontana de Trevi, (essas duas atrações lotadas, como já esperávamos – adorei a última) Galleria Alberto Sordi, Piazza del Parlamento… a cada esquina tem uma praça, não recordo de todas (passarei a anotar hoje).
Estávamos morrendo de fome e a pessoa que nos recepcionou no B&B nos indicou um lugar chamado II Brillo Parlante, perto de onde estávamos, na Via della Fontanella (uma transversal da Via Del Corso).
Segundo dia
Estava programado para irmos ao
- Coliseu
- Fóruns Imperiais
- Fórum Romano
- Campidoglio
- Monumento a Vittorio Emanuele
- Pantheon
- Piazza Navona
Importante: preparar a programação previamente. Com base em tudo que li na internet – neste blog e em outros, montei o roteiro e depois pedi uma opinião para Dani, que o aprovou.
Cumprimos o programado e deu para incluir ainda o Mercado de Trajano e a Piazza del Popolo. Começamos um pouco tarde – 10h, mas deu para fazer tudo.
Coliseu
Na própria Via Del Corso, onde estamos hospedados, pegamos um mini ônibus – número 117, que em 10 minutos nos deixou no Coliseu (utilizamos o Roma Pass). Ficamos encantados!
Como o nome diz, é algo colossal, principalmente se pensarmos na época em que foi erguido!! Antes, para entrar, utilizamos o Roma Pass, que, como dito em diversos posts do blog, é imprescindível!!!
Deixamos de enfrentar uma grande fila por conta dele. É só apresentar e entrar. Antes, ainda, outra dica: água. Compramos uma garrafa para cada um (2 EUR cada) e salvou a pátria, porque estava quente e o dia ensolarado.
Dentro do Coliseu e do Palatino há água potável e enchemos a garrafas algumas vezes. Entrando no Coliseu, alugamos 2 áudio guias em português (5,50 EUR cada), para termos uma ideia do que estávamos vendo.
Achamos que valeu a pena. É só deixar uma identidade (meu namorado deixou a carteira de motorista – obs: estamos andando com cópia do passaporte e deixando o original no B&B – também dica aqui do blog).
Enfim, entramos no Coliseu às 10h30, subimos e descemos escadas, muitas fotos, muita andança (ir de preferência de tênis ou qualquer outro sapato fechado e muito confortável).
Fórum Romano
Saindo do Coliseu, fomos para o Palatino, Campidoglio, Fórum Romano (também utilizamos o Roma Pass e mais uma vez não enfrentamos fila).
São muitas ruínas, escavações, sobe e desce de escadas, vistas maravilhosas da cidade e água, muita água! Saímos desse complexo 13h40.
Fomos aos Fóruns Imperiais, que são em frente: ruínas! De lá, para não perder o pique, paramos em um trailer (há vários por toda a cidade) do lado do monumento a Vittorio Emanuele e comemos dois paninos (sanduíche típico – há vários sabores, mas comemos o de salame com queijo) e duas coca-colas – 16 EUR.
Vittoriano
Após, fomos visitar o grandioso monumento! Maravilhoso! Em frente à Piazza Venezia! Subimos a escadaria.
É um local militar. Há uma basílica lá em cima (ao lado, Santa Maria in Aracoeli) muito bonita – entramos e ficamos alguns minutos.
Após, visitamos o museu local – gratuito – trata de histórias das guerras pela independência de Roma e unificação da Itália. Encontramos uma menção ao Brasil (Anita Garibaldi, que foi mulher de Giuseppe Garibaldi, militar italiano).
Saindo do museu, tiramos fotos na parte externa, com vistas ótimas da cidade. Havia elevador que levava até a parte mais alta do prédio – vista panorâmica – mas não fomos.
Pantheon e Piazza Navona
Saímos de lá e fomos andando até o Pantheon – pegamos a Via Del Corso (rua onde estamos) e fomos em direção ao local. Estava cheio!
Atualmente trata-se de uma basílica também – Santa Maria Ad Martyres – gratuito. Muito bonito, arquitetura imponente! Saindo de lá, fomos para a Piazza Navona (antigamente, era um local para os jogos romanos, estádio de Domiciano) que é bem perto! Una bella piazza! Vários artistas de rua, muita gente.
Ah, lá encontramos a Embaixada Brasileira (Palácio Pamphilj) e, óbvio, tiramos foto da bandeira.
O dia estava chegando ao fim, mas fomos andando até a Piazza del Popolo, que é bem perto do B&B, no início da Via Del Corso.
Trastevere
Tiramos algumas fotos. Voltamos para o B&B, tomamos banho, descansamos um pouco e nos arrumamos para ir ao Trastevere, bairro boêmio de Roma (no RJ, seria como a Lapa).
Iríamos de ônibus (119 – que fica no mesmo local que pegamos o 117 pela manhã ir ao Coliseu – início da Via Del Corso) para descer no Largo de Torre Argentina e de lá pegar uma espécie de bonde que nos deixaria no Trastevere, mas perdemos o último (20h) e resolvemos pegar um táxi.
Descemos a Via Del Corso e encontramos um ponto. Entramos no táxi – salvo engano, o taxímetro iniciou com 5,10 EUR. O taxista era muito simpático, conversou conosco em inglês, falou que adorava Ayrton Senna. Enfim, fofo!!
Foi mostrando os lugares. Em 10 minutos estávamos no Trastevere. A corrida custou 8 EUR. O bairro é bem movimentado, bastante gente nos bares e restaurantes. Demos uma volta para conhecer e paramos no Mario’s Ristorante.
Terçeiro dia
A programação era
- Villa Borghese
- Galleria Borghese
- Igreja Santa Maria del Popolo
- Museus Capitolinos
Villa Borghese
Parece pouco, mas foi bem corrido e cansativo! Para a Villa Borghese fomos a pé, porque eram 5 minutos de onde estamos, após atravessar a Piazza del Popolo. É um parque arborizado, lindooo!!
Fomos andando e conhecendo, mas em direção à Galleria Borghese (famoso museu, com obras importantíssimas e de reconhecimento mundial).
Dica: Conforme dicas obtidas no blog e em guias de viagem (comprei o top 10 de Roma da Folha de São Paulo), comprei os ingressos para a Galleria pela internet. Tem que fazer isso, porque senão nao entra.
Como o parque é muito grande, vimos um trenzinho que levava até à Galleria e meus pés agradeceram.
Galleria Borghese
Chegando lá, havia um aviso que até sexta-feira não havia mais ingresso disponível. Ou seja, o povo que estava lá também havia comprado pela internet!
Mais uma vez alugamos áudio guia. Muitas obras de arte: esculturas, quadros, pinturas! Maravilhosos e valiosíssimos!
Eu não entendo de artes, mas deu para entender a importância de tudo aquilo! Uma aula de história e cultura!!
Nosso ingresso estava agendado para 11h e saímos de lá às 13h. Fomos andando pelo parque da Villa Borghese e paramos num quiosque para comer algo: eu um cappuccino e um croissant e meu namorado um panino (sanduíche) e uma coca-cola – total 10,50 EUR.
Museus Capitolinos
De lá, tentamos ir na Igreja Santa Maria Del Popolo, mas estava fechada e só reabriria mais tarde. Fomos, então, para Via Del Corso, para pegar o ônibus para os Museus Capitolinos (o 117, o mesmo que pegamos ontem para irmos ao Coliseu).
Descemos na Piazza Venezia e fomos para o museu. Usamos a nossa última entrada do Roma Pass (como já dito no blog, ele vale para 2 entradas em atrações específicas e para transporte – para as entradas, usei no Coliseu, Palatino e Fórum Romano – contam como uma – e a outra nos Museus Capitolinos).
No museu, alugamos novamente áudio guia (5 EUR). É um belíssimo museu, dividido em 2 prédios. Muitas obras importantes! Chegamos lá às 14h e saímos às 16h. Não dá para ver tudo no detalhe, chega uma hora que o corpo padece! O áudio guia foca nas principais obras.
Saindo de lá, tentamos pegar um daqueles ônibus de turismo, para dar uma volta geral (e descansarmos um pouco), mas não conseguimos.
Voltamos a pé pela Via Del Corso, tomei um sorvete (gelato) no caminho e procuramos uma cervejeira indicada pelo guia que citei aqui, chamada Antica Birreria Peroni, na Via San Marcello, n. 19, nas proximidades da Fontana di Trevi.
Fontana di Trevi e Piazza di Spagna
Chopp bom e comida boa e barata (eu comi um spaghetti ao alho e óleo e meu namorado um penne – não lembro o molho – e um hambúrguer com fritas depois!
Bebemos mais ou menos 6 chopps. Nossa conta total deu 60,50 EUR. Saindo de lá, passamos na Fontana di Trevi e na Piazza de Spagna para pegar o visual a noite. Tiramos umas fotos e retornamos para o hotel andando.
Obs.: o dia hoje estava um pouco nublado, mas não estava frio. Amanhã tem Vaticano o dia todo!
Quarto dia
Hoje o dia é dedicado ao Vaticano. Achei 1 dia pouco! Há muita coisa, mas deu para ver as principais atrações.
Audiência do Papa
A primeira atividade foi assistir a audiência do Papa na Praça São Pedro. A partir das dicas que peguei no blog, solicitei os bilhetes para assistir a audiência papal no cerco com cadeiras que existe na praça para a Prefeitura do Vaticano. Tem que entrar no site, preencher o formulário, imprimir e enviar por correio ou fax. Eu enviei por fax. Tem que informar a data da audiência que você quer assistir.
Consultar a agenda do Papa para o mês que você quer e escolher a data. Elas acontecem às quartas, mas o Papa pode ter outros compromissos agendados para este dia, quando não acontecerão as audiências. Assim, tem que ver a agenda no site para saber a data certa.
Eu enviei o formulário no início de agosto e enviaram a resposta pelo correio em setembro, mais ou menos, um mês depois. Nas quartas-feiras, a audiência ocorre às 10h30, mas com a resposta que enviam por correio, tem que ir no local que indicam para pegar os ingressos ou um dia antes, ou no próprio dia, a partir das 08h.
Além disso, estar com o ingresso não significa que ficará sentado. Então, recomendo chegar até às 9h. Saímos do hotel às 08h45 e pegamos o metrô na estação Flaminio (Piazza del Popolo), que fica muito perto do B&B.
Utilizamos o Roma Pass (é só passar o cartão na “bolinha” que tem na catraca, que as portinhas se abrirão). Descemos duas estações depois, na estação Ottaviano (já perceberam que é tudo muito perto. Ficamos muito bem localizados, dava para fazer tudo a pé e o Vaticano, que é outro país (rs), estava duas estações depois) e seguimos direto pela rua em frente, até chegar à Piazza San Pietro.
Passamos pelo detector de metais para entrar na praça. Seguindo pelo lado direito, fomos pegar os ingressos para a audiência papal. Fácil e rápido. Após, entramos na área reservada. A parte da frente já estava lotada. Gente do mundo todo.
Aguardamos até o inicio sentados lá, compramos água, porque havia sol e estava quente. O Papa passeou de papa móvel entre o povo. Eu não sou católica fervorosa, mas foi emocionante (chorei, confesso… rs).
A audiência vai até às 12h. Ele fala em umas 5 línguas, incluindo o português e agradece a presença das pessoas, citando o nome dos grupos. Conseguimos tirar algumas fotos bem de perto. Muitos brasileiros presentes.
Museus do Vaticano
Quando acabou a audiência, fomos caminhando para as proximidades dos Museus do Vaticano e lanchamos novamente (panini e coca-cola – 15 EUR). Havíamos comprado os ingressos para os museus pela internet e reservado a visita para às 13h (outra dica obtida aqui no blog – paga-se 4 EUR a mais por isso, mas deixa-se de enfrentar uma mega fila).
Alugamos novamente os áudio guias (14 EUR dois), mas desta vez não deu para aproveitar muito! Foi bem corrido. Resolvemos focar na Capela Sistina, como 80% das pessoas! Ela é lindíssima! De tirar o fôlego!
Michelangelo e os demais pintores da Capela eram gênios. E como conseguiram aquela perfeição em lugares altíssimos e de difícil acesso, naquela época!?? Todos muito jovens!!
Enfim, imperdível.
Há avisos dizendo não ser permitido fotografar, mas todos o fazem! Os guardas gritam “no photo”, as pessoas disfarçam e tiram.
São Pedro e Cúpula
Agora, preparem-se: muita gente, mas não pegamos tumulto! Ficamos 3 horas no museu! Há outras obras lindíssimas, mas a maior de todas é a capela! Saímos de lá eram 16h e voltamos para a Piazza San Pietro (onde foi a audiência do papa) para visitarmos a Basílica.
A fila era de assustar, mas andou bem rápido. Resolvemos ir primeiro na Cúpula, de onde se tem vista da cidade. Pagamos 7 EUR para subir uma parte de elevador (se for direto de escada, 5 EUR), mas, descendo deste, enfrentamos 300 degraus até chegar o topo! Muita coisa!!!
Chegamos com a língua para fora… rsrs Mas, valeu o sacrifício! Vista magnífica! Tiramos algumas fotos e descemos. Em seguida, entramos na Basílica! Demos uma volta, fotos e saímos! Fomos andando até o Castel Sant’Angelo, mas não entramos.
Só tiramos uma foto em frente, porque estávamos mortos! Saímos de lá e fomos andando até a estação de metrô mais próxima (não me recordo do nome, mas era uma antes da estação da Piazza del Popolo, usamos o Roma Pass).
Piazza del Popolo
Na Piazza del Popolo, vimos que a igreja Santa Maria del Popolo estava aberta e entramos para conhecer rapidamente. Após, o que restou de nós foi para o B&B para tomar banho, descansar um pouco e sair para jantar.
Vimos no guia, que já citei, a indicação de um Restaurante chamado Edy, na Vicolo del Babuíno (é uma transversal da Via del Babuíno, que, por sua vez, é paralela a Via del Corso, ou seja, muito perto do B&B) e fomos até lá, mas não tinha mesa disponível.
Pareceu ser legal. Saímos de lá e fomos procurar outro lugar, nas proximidades da Piazza di Spagna. Encontramos a Antica Enoteca di Via della Croce.
Comida muito boa e vinho também. Esse foi nosso último dia em Roma. No dia seguinte fomos para o aeroporto às 9h30, com o transfer do B&B Corso 22 (40 EUR). Deu tudo certo na viagem, nenhum incidente ruim.
Amei Roma e pretendo voltar tão logo possa. Agradeço muito a Dani pelas dicas maravilhosas, que foram cruciais para que tudo corresse como programado! Abraços a todos!
Priscila
Olá Priscila… estou adorando seus posts e acabei por reservar no mesmo B&B que vc, pois percebi que o acesso às atrações fica fácil.
Recomendo o B&B. Fiz uma recente avaliação no TripAdvisor. bjs
Pri, adorei esse roteiro, para o dia da chegada quero fazer o mesmo… já anotei tudo!!!! Obrigada!!!!!
Ola
Sera que vocês podem me ajudar, estou indo para italia nesse mês.
chego em roma dia 24/01 as 12:00 e volto tambem por roma dia 04/02 as 07:45
Pensei no meu roteiro ser mais ou menos o seguinte, 5 noites em roma 4 noites em Florença, para fazer os bate voltas próximos de trem e 2 noites em veneza.
Minhas duvidas são quando chegar vou direto para Veneza, Florença ou fico em roma, digo isso porque dia 04 as 07:00 tenho que estar no aeroporto então tinha pensado em deixar roma por ultimo, ou sera que isso vai ser muito cansativo?
quanto ao roteiro você tem alguma dica para me dar? alguma mudança? algo que eu não posso deixar de visitar?
Agradeço muito se você poder me dar algumas dicas.
Anderson S. Faria
Oi, Anderson! Puxa… me desculpe… vc já veio e já voltou…
Como foi a viagem? Deu tudo certo?
Abs!
olá Priscila!
amei todas as suas dicas!
gostaria de saber quanto de dinheiro você gastou….quero ter uma noção de quanto preciso levar pois vou eu e meu marido…
abraço!
Olá Priscila,
Estou indo à Italia no dia 15/12, chego em Roma dia 18/12; eu não tenho intenção nenhuma de ver o Papa, mas quero visitar o Vaticano, confirme por favor, percebi que você ‘gastou’ parte do tempo da visita ao Vaticano na audição do Papa, caso contrário, poderia ter visto mais coisas, certo? Um abraço e suas dicas são demais!!!
Oi. gastamos uma media de 50 EUR por casal nos jantares. Lanchamos no almoço – media de 16 EUR por pessoa. Roma Pass 30 EUR cada. Mais ou menos isso. Clara, sim. Nós queríamos participar da audiência, o que foi uma manhã inteira. Nao fosse isso, daria tempo de ver mais coisas no museu, por exemplo.